O Robô Cup se inicia no dia 1º de julho
Quatro jovens baianos com idades entre 16 a 17 anos foram classificados para participar do Robô Cup Atlanta 2007 que acontecerá em Atlanta - Estados Unidos, de 1º a 10 de julho.
Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Anchieta (Pituba) eles foram os vencedores da primeira edição da RoboCup Junior Brasil, nas categorias Dance e Rescue que garantiram ao CIC Robotics a classificação no RoboCup - Copa do Mundo de Robôs, conquistando também o apoio do colégio para a viagem a Atlanta.
Para participar do evento os estudantes José Messias Júnior, Danilo Rêgo e Caio Luis e o professor coordenador do Clube de Investigação Cientifica Robotics, Fábio Ferreira viajam no próximo dia (29.06) para representar o país na competição que reúne mais de 40 países e mais de 1000 competidores.
Os estudantes devem apresentar em Atlanta os projetos na categoria júnior, Um Tributo a James Brown o robô de dança que homenageia o cantor norte-americano, rei do soul que faleceu na véspera do Natal de 2006, e disputa na categoria dança e Mouse um robô de reconhecimento e resgate,na categoria resgate, que durante a competição simulará a ação, após um acidente de terremoto ou incêndio num edifício, onde o robô tinha que localizar as vítimas, reencontrar caminhos interrompidos, desviar de escombros e verificar todos os cômodos.
PRIMEIRA VEZ
O professor Fábio Ferreira diz é a primeira vez que o país participa como SBR, fato inédito no evento, que reúne mais de 40 países. Ele acrescenta ainda que outras equipes participam sem estarem integrados com outras equipes do mesmo país, enquanto que a seleção brasileira compete com uma equipe formada por estudantes de diversas instituições.
"Somos a única equipe formada por estudantes do Ensino Fundamental e Médio,as demais são instituições de Ensino Superior, a exemplo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual Paulista (Unesp) dentre outras.
Pela primeira vez na RoboCup, um país é representado por uma seleção formada por diversas instituições, pois até então as equipes representavam apenas suas instituições, sem haver qualquer integração entre os times. As equipes da SBR são as únicas da América do Sul a participar do evento", acrescenta.
Ele acrescenta que a SBR disputou nove vagas e garantiu presença nas nove, fato inédito, pois a participação do Brasil na RoboCup sempre foi muito tímida. A Incubadora de Robôs "O Clube de Investigação Científica (CIC Robotics) tem como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, sempre de forma contextualizada e dentro de um conceito social", afirma o professor Fábio Ferreira, citando como exemplo o fato dos alunos serem motivados a pensar em situações de risco, como um incêndio, onde a robótica possa ajudar a preservar a vida das pessoas envolvidas.
"Existem robôs que são projetados para competições de luta onde vence aquele que destrói o outro, mas nós preferimos aproveitar o evento como uma oportunidade de troca de conhecimento e iniciação ao estudo científico", acrescenta Fábio. O professor diz que, ao retornar de uma competição como essa, os alunos ficam estimulados a assumirem novos desafios. "A competição de Atlanta será um grande desafio", finaliza.