"Estamos pegando este ano a primeira geração no ensino superior que foi alfabetizada na informática. E isso é bom porque não é possível incorporar uma pessoa à tecnologia somente com treinamentos em empresas", acrescentou.
O pesquisador estima que 19% dos lares brasileiros têm computador, enquanto 60% das residências possuem televisor. Atentas a indicadores como esse, fabricantes, redes varejistas e analistas apontam que o potencial de crescimento das vendas de PCs continua grande e mostram otimismo.
"Entre 2005 e 2006, 8 milhões de pessoas passaram das classe D e E para a C. Isso é um dado estarrecedor. A classe C tem mais dinheiro, tem mais gente na classe C e temos mais crédito. É uma fórmula explosiva", disse à Reuters Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática, maior empresa entre os mais de 60 fabricantes de PCs registrados junto ao governo federal.
A Positivo trabalha com uma previsão de expansão média anual das vendas de computadores pessoais pela indústria no Brasil da ordem de 35,5% até 2010.
Segundo as expectativas da associação que representa a indústria eletroeletrônica (Abinee), as vendas de PCs no país devem crescer 20% este ano, alcançando o patamar de 10 milhões de unidades, depois de terem disparado 46% em 2006, impulsionadas por crescimento econômico, financiamentos no varejo e redução de carga tributária.
Caso a previsão da Abinee se confirme, os brasileiros comprarão mais PCs do que televisores em 2007 pela primeira vez. A média histórica das vendas anuais de televisores no Brasil está na casa das 8 milhões de unidades, e crescem em anos de Copa do Mundo, como 2006, quando foram comercializados 10 milhões de aparelhos. A expectativa da Abinee para este ano é de vendas de 9,5 milhões de televisores.
Nordeste com força
A expansão do mercado de PCs não se dá apenas nos grandes e tradicionais centros consumidores do país, na região Sudeste. Ela acontece também em áreas que estão obtendo melhora nos indicadores de renda, como no Nordeste.
No Extra, rede de hipermercados do grupo Pão de Açúcar, a região que abriga alguns centros de tecnologia de renome - como o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) - aparece com destaque nas vendas de produtos de informática.