É a tendência do mercado nacional
A venda de computadores no primeiro trimestre atingiu 1,998 milhão de unidades, entre desktops e notebooks, o que representa uma alta de 21% sobre o mesmo período de 2006, segundo dados divulgados pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), e somados pela IT Data.
Do total de PCs, foram comercializados 1,746 milhão de desktops, crescimento de 14% sobre o mesmo período do ano passado. Já o mercado de notebooks alcançou 252 mil unidades no primeiro trimestre, alta de 130% acima do mesmo período do ano passado.
Até o final do ano, a Abinee tem expectativa da venda de 10 milhões de computadores, 20% a mais do que 2006, sendo 8,5 milhões de desktops e 1,5 milhão de notebooks.
Com isso, o número de leitores pela net vai aumentar, significativamente.
Hugo Valério, diretor da área de informática da Abinee, disse que a alta de 21% está dentro do previsto pela entidade e acredita que as vendas continuarão aquecidas, com quedas constantes nos preços.
A apreciação do real diante do dólar, segundo Valério, ajuda o setor, porque parte dos componentes é importada e "apreciação se traduz em redução de custo e, conseqüentemente, de preço ao consumidor". Os notebooks têm mais vantagens porque a maior parte dos componentes ainda é importada e adquirida em dólar.