Através de um arquivo com um desenho que é enviado para a impressora assim que o produto é comprado pela internet, a máquina fabrica o produto na hora. Essa impressora já é utilizada há 10 anos nas indústrias de foguetes, carros e móveis servindo para os projetistas e designers criarem novos protótipos de novos produtos.
A novidade é que esses aparelhos estão prestes a se tornar eletrodomésticos e custarão entre 5000 e 10000 dólares, sendo que há quem já prometa a venda do produto a 1000 dólares.
O primeiro desses produtos deve chegar às lojas no mês de outubro que será chamado de Desktop Factory, fabricada por uma empresa californiana do mesmo nome.
Enquanto as impressoras utilizadas pelas indústrias criam produtos em metal e em várias ligas de materiais, a doméstica d Desktop Factory usa somente plástico em pó derretido e esculpido na forma desejada pelo calor de uma lâmpada.
Muitos objetos e desenhos em 3D já podem ser baixados ou comprados gratuitamente na internet. Logo será possível trazer para casa a Barbie pressionando apenas meia dúzia de botões.