Tecnologia

CASA BRASIL INSTALA TELECENTRO EM PLATAFORMA, BAIRRO DO SUBÚRBIO

A iniciativa é da Prefeitura de Salvador com apoio do governo federal e instituições
| 09/02/2007 às 12:01
Uma nova unidade da Casa Brasil foi instalada em Plataforma, no subúrbio ferroviário de Salvador. O centro disponibiliza para a comunidade local um telecentro com 20 microcomputadores conectados à internet, banda larga, sala de leitura, estúdio multimídia, sala de rádio e laboratórios de divulgação da ciência, com ênfase em matemática.
Esse é o resultado de parceria do governo federal com a Prefeitura de Salvador, através da Secretária de Economia, Emprego e Renda (Sempre) e a Cipó-Comunicação Interativa. O projeto visa levar inclusão digital, cidadania, cultura e lazer às comunidades de baixa renda.
CIDADE POBRE
O secretário de Economia, Emprego e Renda, Paulo Mascarenhas, destacou a importância do projeto para a comunidade, assinalando que a Prefeitura estará disponível para participar de iniciativas que visem a inclusão social e a diminuição das desigualdades econômicas na capital.
 - Apesar do grande potencial, sobretudo turístico e cultural, Salvador ainda é uma cidade muito pobre. A última pesquisa do IBGE mostra que 80% de nossa população ganha até R$ 1.600,00, e 20% até um salário mínimo. Precisamos investir em programas que melhorem a qualidade de vida da população a partir de sua renda, afirmou o secretário.
A expectativa é de que jovens do bairro participem dos diversos cursos disponibilizados durante todo o ano e cerca de 1.300 pessoas utilizem os computadores, acessando a internet ou realizando atividades escolares. As inscrições são feitas no local. Segundo Gabriel Marques, coordenador regional do projeto, a própria comunidade é quem vai gerenciar a casa. Para isso, será formado um conselho gestor onde os moradores participam com dois terços das indicações.
Com a inauguração da Casa Brasil de Plataforma, Salvador passa a contar com três unidades do projeto, sendo que duas já estão em funcionamento, no bairro de Fazenda Coutos e na Lapinha, junto à Organização de Auxilio Fraterno(OAF). A unidade de Plataforma fica na Praça São Brás, 14.