Colunistas / Política
Tasso Franco

O FIO DE ESPERANÇA DE MARCELO NILO PARA SER CONSELHEIRO DO TCM

O ex-deputado diz que vai avaliar suas chances ao longo do processo e seguirá ou não em frente
29/11/2023 às 19:44
   Há uma corrida desde já para a ocupação da vaga do conselheiro jornalista Fernando Vita, no TCM, o qual se aposentará no dia 22 de dezembro próximo, ao completar a idade limite de permanência na instituição, 75 anos de idade. Entre os possíveis postulantes está o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, hoje um cidadão dedicado aos negócios de cereais e gado. 
  
   Marcelo, no entanto, tem uma longa folha curricular dedicada à política, 28 anos, dos quais, 10 como presidente da Assembleia 2007/2017. Na última eleição (2022) foi candidato a deputado federal pelo Republicano na coligação de ACM Neto governador, mas não se elegeu. Obteve 65.363 votos e é suplente. 

   Nilo disse ao BJÁ que é candidato a vaga de Vita, mas, não é o candidato de si mesmo, da oposição e/ou da base governista na ALBA.
  
   "Vou ser o candidato da Assembleia onde tenho muitos serviços prestados e aposto nos 28 anos de minha vida pública e 10 como presidente da Casa Legislativa da Bahia. Sei, perfeitamente, das dificuldades da minha eleição e no decorrer do processo vou avaliar se tenho condições de disputar para valer ou não. Se tiver, sigo em frente; se não tiver recuo", confessa.

    A tese defendida por Nilo é de que, a votação sendo secreta, tudo pode acontecer numa provável eleição com muitos candidatos. 

    Para entendimento dos leitores, a vaga a ser aberta por Vita, é da Assembleia. Ou seja, a indicação é da Casa Legislativa da Bahia e a escolha se dará pelo voto dos 63 deputados. Como bem disse, ontem, no almoço com os jornalistas o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes, qualquer pessoa pode se candidatar, quer seja deputado estadual e/ou federal, senador, secretário de estado, vereador, médico, gari, etc, desde que haja a formulação de um requerimento com o apoio mínimo de 13 deputados estaduais.
 
    Após esse protocolo inicial os nomes dos candikdatos são submetidos a votação no plenário. Hoje, a base governista tem 43 deputados; e a oposição, 20. Obviamente, que se algum deputado da base se candidatar - fala-se nos nomes dos deputados Fabrício, Zó, Paulo Rangel e Adolfo Menezes - em Marcelo Nilo e no deputado federal Daniel Almeida, do PCdoB, que é aliado da dupla de gestores Lula-Jerônimo.

   Salvo melhor juizo, pelo que está exposto até agora, Adolfo disse ontem que não vai concorrer, o nome mais forte é o de Daniel Almeida. Mas, nada decidido. É só lembrar que na última disputa o ex-governador Rui Costa indicou sua esposa Aline Peixoto, houve uma parcial chiadeira nos bastidores de deputados, mas ela venceu com facilidade e atualmente é conselheira.

  Então, digamos assim, se o governador Jerônimo decidir ter um candidato ou candidata, sua indicação tem um peso de vitória. Por coincidência, ele sendo Vitória, o time campeão da B, fará dois gols.

   A eleição do novo nome só vai acontecer em 2024, provavelmente, no mês de março. A aposentadoria de Vita será publicada no DO dia 23 de dezembro, um sábado, véspera do Natal, momento de festa quando a Assembleia estará em recesso só voltando para nova legislatura no inicio de fevereiro de 2024.

   Logo depois vem o Carnaval e ninguém vai analisar, politicamente falando, a vaga do TCM nesse momento da folia, embora, a essa altura os prováveis candidatos já estejam em campo. 
  
   Mas, acreditamos nós, a votação será mesmo em março. Até lá, certamente Nilo já decidiu se segue na disputa ou não. Hoje, ele na oposição a Jerônimo, diria que sua eleição é quase impossível. Mas, em política, como as nuvens se modificam com o tempo, há alguma esperança. E é nesse fio de esperança que Nilo aposta. Hoje, está plenamente convencido, mas, sabe de todas essas dificuldades. (TF)