Colunistas / Política
Tasso Franco

FEDERAÇÃO (TP, PCdoB,PV) TEME GERALDO JR E DEFENDE ROBINSON E OLIVIA

É o nosso comentario
10/10/2023 às 07:41
    1. A Federação PT, PC Do B e PV reafirmou pela enésima vez, nesta terça-feira (10), em reunião na Assembleia Legislativa, unidade política por candidatura do grupo que represente a base do governador Jerônimo Rodrigues na disputa pela prefeitura de Salvador em 2024. Esse grupo se considera de esquerda e teme a pré-candidatura do vice-governador Geraldo Jr (MDB) que vem sendo costurada nos bastidores do poder. 

   2. Estavam presentes no encontro os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana (PC Do B), ambos pré-candidatos ao Palácio Thomé de Souza. Também participaram do encontro o presidente do PT, Éden Valadares, os deputados Bobô (PC Do B), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PV) e Maria Del Camen (PT), além dos vereadores Tiago Ferreira (PT), Marta Rodrigues (PT), Arnando Lessa (PT), do pré-candidato a vereador, Ademário Costa (PT), da presidente municipal do PC Do B, Aladilce Souza, da secretária de Formação do PV, Vânia, e de dirigentes partidários. Um calendário com agendas de debates e o futuro da capital será definido para percorrer os bairros.

  3. "Reafirmamos os nomes de Robinson Almeida e Olívia Santana para representar o projeto de Lula e Jerônimo em Salvador. Temos presença institucional, força eleitoral, base social e acúmulo programático para unificar nosso grupo e disputar para vencer as eleições na nossa capital e construir uma agenda de crescimento econômico com desenvolvimento e justiça social em Salvador", enfatizou Éden Valadares, presidente da Federação Brasil da Esperança na Bahia.

  4. "Reafirmamos nossa pré-candidatura e unidade política e defesa de candidatura da Federação que represente a base do governador Jerônimo, do presidente Lula, do campo popular e de esquerda. Temos um legado social e político de luta na cidade e somos a maior força politica também na capital, com 7 vereadores, os deputados estaduais e federais mais votados. 

  5. Estamos unidos e comprometidos em apresentar uma alternativa para Salvador, que aproveite a janela de oportunidade gerada pelos governos Lula e Jerônimo e retome o protagonismo, a competitividade da nossa cidade, com atração de investimentos que gerem emprego e melhore a qualidade de vida do nosso povo", afirmou Robinson Almeida.

  6. "Reafirmei a nossa pré-candidaturas à prefeita e defendi a unidade das forças políticas democráticas que foram vitoriosas na eleição do governador Jerônimo Rodrigues . Temos que construir, juntos, um programa pra cidade que enfrente os principais desafios sociais e econômicos da capital baiana, que envolva à população, resgate a esperança a crie um novo projeto de cidade com participação popular na capital baiana. Salvador merece mais", destacou Olívia.

  7. Agora, resta saber se a cúpula dos caciques da política baiana nesse campo, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o chefe da Casa Civil da PR, Rui Costa (PT), o senador Jasques Wagner (PT) e o senador Otto Alencar (PSD) vão aceitar os nomes (ou um dos dois nomes da Federação) os deputados Robinson Almeida (PT) e Olivia Santana (PCdoB)

  8. Encaixar os dois numa mesma chapa é quase impossível uma vez que existem outros partidos na base como o PSD, PSB, MDB, Avante, etc. Há, ainda, a hipotese dos dois nomes da Federação sairem unidos numa chapa, em pprimeiro turno, no enfrentamento a Bruno Reis, e noutros nomes da base. Fala-se em Geraldo Jr (MDB), Lidice da Mata (PSB), Silvio Humberto (PSB) e deputado Isidório (Avante).

  9. O mais sensato, no entanto, é aguardar a decisão final do comitê centrla presidido pelo governador Jerônimo Rodrigues.