Colunistas / Política
Tasso Franco

FOTO DE LULA COM TRINDADE É O SINAL DE QUEM SERÁ CANDIDATO NA CAPITAL

É importante que Trindade migre para o PT com o objetivo de obter o número 13 e o é 13, é 13, é 13
04/07/2023 às 10:59
    As preliminares em torno das eleições municipais 2024 já estão em andamento puxadas pela direção estadual do PT na Bahia que tem organizado encontros regionais nos municípios e até anunciado pré-candidatos como já aconteceram em Vitória da Conquista e Feira de Santana, com os nomes dos deputados federais Waldenor Pereira e Zé Neto. Portanto, foi o PT, que comanda o estado desde 2007 quem deu o 'start' embora o governador Jerônimo Rodrigues, principal liderança do partido, ainda não tenha falado nada a respeito desse assunto.

   Os prováveis candidatos de todos os partidos se movimentam nos bastidores, na capital, para o enfretamento ao prefeito Bruno Reis, o qual também nada fala sobre as eleições de 2024, embora seja o candidato natural à reeleição. O prefeito não vai falar nada, agora, pois, ainda é muito cedo para tratar desse assunto - pelo menos de público - mas é óbvio que também se mexe nos bastidores para agregr mais adesões ao seu nome.

   No evento ao 2 de Julho, a divulgação de uma fotografia (vide) de José Trindade, superintendente da Conder, ex-vereador e filiado ao PSB, ao lado do presidente Lula da Silva, agitou a base governista, cujos nomes que também almejam o apoio petista não tiveram esse privilégio. Integrantes do PT se assanharam e um deles, o vereador Tiago Ferreira (PT) afirmou que o nome do deputado estadual Robinson Almeida (PT) tem boas possibilidades de ser o nome escolhido pela legenda para disputar a Prefeitura de Salvador em 2024.

  O próprio Tiago, no entanto, admite que o ex-vereador José Trindade, hoje no PSB, migre para ocupar a liderança da futura chapa. Veja o que ele disse ao Portal MI: "Falar de Robinson já é tranquilo porque ele já é do PT. Obviamente que dentro do partido o nome de Robinson tem sido bem cogitado com possibilidade de unificação de ser o nome do PT em Salvador. Com relação ao companheiro Trindade, há expectativa que ele peça filiação para a gente discutir, mas hoje ele ainda está no PSB, então é óbvio que quem está no PT a militância se identifica mais", disse Tiago Ferreira.

  O vereador destaca, ainda, que "há uma corrente interna para buscar unificar um nome único para apresentar à federação e depois ao governador Jerônimo, ao senador Jaques Wagner e ao ministro Rui Costa. Esperamos que o partido tome logo essa decisão de unificar o mais breve possível para que a gente tenha tempo de colocar o bloco na rua". 

  A foto de Lula com Trindade, privilégio que a provável pré-candidata do PCdoB, deputada Olivia Santana, não teve; que outros nomes do PSB, Lidice da Mata e Silvio Humberto, não tiveram; muito menos os deputados federais pastor Isidório e Bacelar; e Robinson Almeida, idem, significa um sinal de que Trindade, nome originário do colete de Rui Costa, tem indicativos mais consistentes de que será o nome do PT como candidato a prefeito da capital, após sua migração para a legenda petista.

  Duvida-se que Trindade, se mantido no PSB, possa ser o nome da Federação ainda no primeiro turno. Mas, tudo é possível. O PT, certa ocasião, apoiu a deputada Alice Portugal (PCdoB) na eleição contra ACM Neto e sequer teve candidato. 

  Em 2024, em nossa opinião, se fizer o mesmo com a deputada Olivia Santana (PCdoB) terá um nome fortíssimo, bem mais do que Alice, visto que, obteve 80 mil votos para deputada estadual - a mais votada na capital - e tem trabalhado seu nome como a negona" para Salvador.

  Mas, paciência, quem decide são os caciques do PT, o principal deles, Rui Costa, ministro da Casa Civil. Diz-se que a foto de Trindade com Lula já teve o dedo de Rui. Nunca se sabe. Agora, se Rui, disser que vai ser Trindade, assim será. Tem-se a certeza de que Robinson recolherá seu nome, mas, Olivia Santana, não. Segundo se sabe irá com tudo pelo menos no primeiro turno, com todo direito que tem. (TF)