Enquanto os governistas se organizam as oposições batem cabeça
1. O martelo foi batido pelo menos "interna-corporis" no PT e o candidato a governador sairá dia 30 de novembro, após o PED que acontece dia 24, ao que tudo indica, com a eleição de Everaldo Anunciação para dirigir o PT estadual e Rui Costa ao governo, salvo se houver um "tsunami" político o que é pouco provável.
2. A candiddatura da senadora Lidice da Mata (PSB) a governadora da Bahia, em 2014, também estaria definida, pelo menos para Eduardo Campos e para o deputado capitão Tadeu. Mas, como diria o saudoso Luis Viana Filho tem os cargos.
3. Agora, segundo o líder do PT na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto, quem vai "bater-cabeça" são as oposições, que "estão mais do que nunca divididas", com cinco pré-candidatos, 3 do DEM; 1 do PSDB; e 1 do PMDB.
4. O deputado Leur Lomanto Jr (PMDB) concorda em parte ao admitir que, o "melhor nome das oposições é Geddel Vieira Lima" e há citações de nomes do DEM, mas, até agora, nem Paulo Souto; nem José Ronaldo dizem se querem ser mesmo candidatos. Leur Jr defende que as oposições devem ter o nome até o Natal de 2013.
5. O secretário de Transporte da Prefeitura de Salvador, José Carlos Aleluia, o qual também se insinua como pré-candidato, defende a tese que o nome e a campanha só devem ser embalados em 2014. Segundo Aleluia, isso daria tempo para que a população perceba o "modo diferenciado" da oposição governar, com base nas gestões ACM Neto e José Ronaldo.
6. O tempo é o senhor da razão e duvida-se que, até o embalar da campanha, que de fato só começa dia 7 de julho, dê tempo para isso.
7. Aliás, essa também é a tese do líder da Maioria na Assembleia, deputado Zé Neto. Ele acha que o momento é de governar, mostrar serviço na administração, e entende que Wagner faz um ótimo governo, por sinal, com muitas realizações tanto na capital; quanto em Feira de Santana.
8. A propósito, a presidente Dilma vem a Salvador na próxima sexta-feira inaugurar a Via Expressa depois que acá esteve, semana passada, para assinar a ordem de serviço do Metrô linhas 1 (complementar) e 2 (até Lauro de Freitas).
9. Geddel Vieira Lima diz que não é empecilho, mas, quer definições já porque o tempo urge e as oposições não podem ficar vendo a banda passar sentado na pracinha.
10. Na sexta, passará uma orquestra saindo da BR-324 até o Porto de Salvador.