Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL-FRANÇA DIÁLOGOS COM A ÁFRICA; MACRON PODE VIR A SSA EM NOVEMBRO

A cidade foi escolhida por sua relevância histórica, cultural e geopolítica como capital afro-brasileira e referência no Atlântico
16/05/2025 às 10:30
  1. A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, recebeu nesta sexta-feira (16), no Palácio Thomé de Souza, a ministra Nathalie Estival-Broadhurst, diretora das Américas e Caribe no Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores da França. A visita oficial marca o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e França e integra os preparativos para o Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, que acontecerá no mês de novembro, em Salvador.

  2. O evento encerrará a Temporada França-Brasil, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, e promoverá um diálogo inédito sobre cidades inclusivas e sustentáveis, envolvendo também o continente africano.

  3. Durante o encontro, Ana Paula Matos destacou a importância da parceria entre Salvador e o governo francês na construção de um evento que pretende deixar legados concretos para o futuro da cidade.

  4. “Estamos muito honrados com a escolha de Salvador como sede deste fórum internacional. Temos uma expectativa muito positiva para receber jovens lideranças, intelectuais e representantes de diferentes países. Salvador está pronta e à disposição para realizar um evento transformador, que reflita nossa identidade e fortaleça laços de cooperação com a França e a África”, afirmou a vice-prefeita.

   5. A cidade foi escolhida por sua relevância histórica, cultural e geopolítica como capital afro-brasileira e referência no Atlântico Negro. O Fórum abordará temas centrais como justiça social, combate ao racismo, valorização das culturas afrodescendentes e indígenas, e desenvolvimento urbano sustentável.

   6. Durante a agenda oficial, a ministra Nathalie Broadhurst visitou locais estratégicos cotados para sediar as atividades do fórum, como o Doca 1, o auditório do Arquivo Público Municipal, a Casa do Benin e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB). A gestora também conheceu a curadora brasileira do evento, a professora Glória Figueiredo, da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

  7. Na reunião, a vice-prefeita e a ministra discutiram sobre a possibilidade de participação do presidente francês Emmanuel Macron na abertura do fórum, que reunirá representantes da sociedade civil, acadêmicos, ativistas e autoridades internacionais. Participaram do ato, a Diretora para as Américas do Ministério das Relações Exteriores da França, Embaixadora Nathalie Broadhurst; Chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França em Brasília, Philippe Gassman;

   8. Cônsul Geral da França no nordeste, Serge Gas; Cônsul Honorário em Salvador, Bernard Greck; Adido de Cooperação, Sébastien Dahyot; Tradutor, Michel Colin, a Assessora Chefe do Gabinete Salvador Capital Afro, a chefe do Escritório de Cooperação, Isabelle Schaun e equipe.
                                                                        *****
   9. O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinam, nesta segunda-feira (19), às 10h, a Ordem de Serviço que marca o início das obras de duplicação do Contorno Norte de Feira de Santana. O evento será realizado no Parque Lagoa Grande, na Rua Muriti.

   10. O governador e o ministro também acompanham o início das obras de recuperação das rodovias BRs-116 e 324, executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após o Ministério dos Transportes reassumir a gestão dessas vias federais na Bahia.

   11. O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), destacou nesta sexta-feira (16) os resultados positivos de Salvador na geração de empregos e no combate ao desemprego, fazendo um contraponto com o cenário da Bahia. 

  12. Com base nos dados da PNAD Contínua do primeiro trimestre de 2025, divulgados pelo IBGE, a capital baiana registrou a menor taxa de desocupação desde o início da série histórica, iniciada em 2012.

  13. Salvador teve índice de 9,2%, ficando abaixo do percentual de 10,9% da Bahia, que, por sua vez, registrou segunda maior taxa de desocupação do país, atrás apenas de Pernambuco (11,6%), e quase três vezes superior à de Santa Catarina (3,0%), a menor do país. Além disso, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no primeiro trimestre, Salvador teve saldo positivo de 13.921 empregos formais, enquanto a Bahia teve resultado de 2.998 novas vagas. Ou seja, sem a capital, a Bahia teria saldo negativo.

  14. O parlamentar afirmou que a capital baiana é exemplo de gestão eficiente e compromisso com o desenvolvimento, desde a gestão ACM Neto e agora sob a continuidade de Bruno Reis, ao contrário do que tem sido feito pelo governo estadual, comandado pelo PT há quase duas décadas.

  15. Para Tiago Correia, os números evidenciam o abismo de gestão entre Salvador e o Estado. “A Bahia se encontra no ranking geral de Competitividade na 22ª posição, acima, apenas, dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Roraima. Isso mostra que nesses 20 anos o PT não conseguiu manter a Bahia como um dos estados menos atrativos”, pontou.

  16. “Enquanto Salvador avança com políticas sérias e resultados concretos, o restante da Bahia continua parado no tempo. Os dados do Caged mostram que, sem a força da capital, o estado teria começado o ano com um saldo negativo na geração de empregos. Isso é reflexo direto da incompetência administrativa dos governos petistas”, acrescentou o deputado.

  17. Tiago lembrou que Salvador tem colhido os frutos de um trabalho iniciado ainda na gestão do ex-prefeito ACM Neto e mantido com eficiência pelo atual prefeito Bruno Reis. “A prefeitura investiu em qualificação com o Treinar para Empregar, criou um ambiente de negócios atrativo com o Invista Salvador e promoveu a desburocratização como nunca se viu na história da cidade. O resultado é a abertura recorde de empresas, redução do desemprego e mais oportunidades para os soteropolitanos”, pontuou.

  18. O parlamentar criticou ainda o abandono de equipamentos do estado, como o antigo centro de convenções, que permanece em ruínas até hoje. “Enquanto o governo estadual abandonou um dos principais símbolos do turismo de negócios da Bahia, a prefeitura foi lá e fez: construiu um novo Centro de Convenções, moderno, funcional e à altura da nossa capital. Isso recolocou Salvador no circuito dos grandes eventos e trouxe geração de emprego e renda para milhares de pessoas”, destacou.

  19. Para Correia, as gestões de Neto e Bruno em Salvador comprovam que impulsionar o desenvolvimento econômico promove a geração de emprego e renda e melhora a vida das pessoas. “O que vemos no país é que a Bahia vem perdendo protagonismo econômico ano após ano, o que se reflete nos dados de desemprego, em que o Estado aparece constantemente em primeiro lugar. 

  20. A Bahia precisa seguir esse exemplo e romper com esse ciclo de ineficiência e promessas não cumpridas”, frisou.