1. Nesta segunda-feira, 20, uma reunião prevista ente os caciques do PT - Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues - e mais o senador Otto Alencar (PSD) poderá deicidir quem será o novo presidente da Assembleia Legislativa ou ao menos o candidato consensual da base goverfnista para o mandato 2025/2026.
2. Já comentamos sobre esse assunto e desde que a pré-candidatura do deputado Angelo Coronel Filho (PSD) foi lançada para 1º vice na chapa de Adolfo Menezes (PSD) acendeu o sinal amarelo na cúpula petista da base, uma vez que o pai de Coronel Filho, o senador Angelo Coronel, já disse que, se seu filho for o presidente da Casa ele tem que ser mantido na chapa majoritária de 2026, como candidato ao Senado.
3. Ou seja, Coronel colocou o governador Jerônimo nas cordas e também a presidência estadual do PT que desejam, em 2026, uma chapa "puro sangue" - eminentemente petista com os 3 caciques: Jerônimo, Wagner e Rui - o que excluiria Coronel e Geraldo Jr, do MDB.
4. Mas, Coronel, que não é Marcelo Nilo e já usou desse mesmo expediente para eleger-se senador rifando Lidice da Mata da chapa em 2018, se de fato chegar ao comando da presidência da ALBA em ano eleitoral com seu filho o PT terá que engoli-lo, de novo.
5. Em sendo assim, comentário nosso, dificilmente Angelo Coronel Filho será o escolhido. A ideia, agora, é retirar a candidatura de Adolfo Menezes, até então, posta como pacificadora, e conseguir um novo nome, para eleger logo no próximo dia 3 de fevereiro, como presidente.
6. Isso é possível? Sem dúvida. Mas, pelo andar da carruagem atual haveria, assim, uma interferênia direta do Executivo na eleição do Legislatico. Jerônimo vai precisar usar a caneta e agradar os dissidentes para ter maioria. Caso contrário, não consegue. Há insatisfações na base e os deputaos que apoiam o governo num momento desse exigem o devido.
7. Informações preliminares que tivemos dão conta de que o nome de Angelo Coronel Filho para 1º vice-presidente havia decolado e bem com chances de ser eleito. Agora é esperar a reunião da segunda para novos comentários.
*****
9. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) convocou mais 339 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para provimento da função de professor da Educação Profissional, do Edital SEC/Sudepe nº 18/2022, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
10. A relação dos novos docentes, convocados por ordem de classificação, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (18). Com base no resultado final processo seletivo regido pelo Edital SEC nº 18/2022, de 11 de novembro de 2022, ofertando o total de 626 vagas para o cargo, já foram realizadas 17 convocações.
10. Os novos candidatos devem enviar os documentos digitalizados exigidos pelo edital para o correio eletrônico [email protected], para análise preliminar a ser realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação.
11. Os aprovados para o Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer na sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 121, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
12. Já os selecionados para cidades do interior do Estado deverão entregar a documentação (original e fotocópia) nas sedes dos NTEs para os quais foram aprovados. O candidato que não atender à presente convocação na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.
13. Dentre os documentos que devem ser apresentados estão o diploma devidamente registrado de conclusão do curso de nível superior para a função temporária que concorreu, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral fornecida pelo respectivo cartório eleitoral, entre outros.
14. Foi realizado um Mutirão de Saúde na Policlínica Municipal de Ilhéus. Os atendimentos aconteceram na especialidade de angiologia. A ação teve o objetivo de identificar, prevenir e tratar problemas relacionados à circulação sanguínea, como varizes, tromboses e outros distúrbios vasculares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
15. Cerca de 80 a 90 pessoas foram atendidas por ordem de chegada. Elas aguardavam por esse tipo de atendimento na fila da regulação do município. O mutirão contou a parceria dos médicos cirurgiões vasculares e angiologistas, Dra. Ana Paula Simões e Dr. José Roberto.
16. Os profissionais falaram da importância dessa ação e do prazer que sentiram em ajudar a população. Eles relataram a recorrência de casos de úlceras crônicas, varizes de grosso calibre e normalmente com histórico de mal tratamento. “O paciente vascular precisa ter um cuidado maior, uma investigação mais precisa”, explica Dra. Ana Paula.
17. Uma das pacientes, a empreendedora Saionara Barreto, disse que resolveu participar do mutirão de angiologia porque os exames e consultas estão sendo marcados com muita dificuldade. Já o aposentado Antônio Carlos comentou que o povo precisava desse tipo de serviço devido à precariedade que foi deixada a saúde em Ilhéus.
18. Esse é o primeiro mutirão de saúde realizado pela secretaria municipal de saúde de Ilhéus em 2025. Sonilda Mello, secretária de saúde comentou que essa especialidade médica tem uma demanda alta e estava reprimida na central de regulação do município. “Não vamos parar por aqui, virão outros mutirões porque a população merecer ser atendida com humanização, dignidade, e vamos realmente reconstruir a saúde do nosso município”, finalizou Sonilda.
19. A Ajuda de Custo, benefício oferecido pela Prefeitura a atletas e paratletas que viajam para representar Salvador em competições de alcance nacional e internacional, será reforçado em 2025. O projeto, que é coordenado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), terá novas regras, como a exigência de que os beneficiários possuam a Carteira do Atleta Salvador, estando registrado junto ao município.
20. O novo decreto, de Nº 39.546/2024, foi publicado em dezembro do ano passado e ajusta as regras do Decreto N° 37.298/2023, que regulamentou a Ajuda de Custo. Além da exigência da Carteira do Atleta Salvador, os beneficiários precisam estar vinculados a federações registradas no Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Salvador (Comels).
21. Outra mudança é que todas as competições devem ser chanceladas por entidades esportivas legitimamente constituídas e que estejam em pleno funcionamento. O decreto também define que apenas competições reconhecidas e validadas pelas entidades responsáveis serão aceitas para fins de concessão do benefício.
22. São consideradas: competições reconhecidas por entidades estaduais que gerem pontuação para os rankings estaduais; por federações estaduais que também validem rankings nacionais; por entidades nacionais que gerem pontuação para rankings nacionais; e por federações internacionais que homologuem as competições para o ranking internacional da modalidade.
23. O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destacou a importância das mudanças, reforçando o compromisso da Prefeitura em aprimorar a concessão do benefício para atender a um maior número de atletas. "Com essas alterações, buscamos aprimorar os critérios de concessão, garantindo que o benefício seja destinado a competições de alta relevância e representatividade para Salvador”, disse.
24. “Essas mudanças também vão ampliar o alcance do benefício, para que mais esportistas possam ser atendidos e tenham condições de representar nossa cidade. Este decreto reflete a valorização do esporte como ferramenta de transformação social e o reconhecimento do esforço dos nossos atletas", afirmou o secretário.
25. O requerimento para o benefício deve ser realizado pelo site Salvador Digital, acessível pelo link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda , com antecedência mínima de 60 dias antes do evento esportivo. Entre os documentos necessários, estão comprovação de residência em Salvador e declarações que detalham eventuais apoios recebidos de outras fontes.
26. Para mais informações e acesso ao decreto completo, visite: https://sempre.salvador.ba.gov.