Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA ADMITE RETIRAR CANDIDATURA À REELEIÇÃO

Os nossos líderes maiores — governador Jerônimo, ministro Rui Costa e os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar — estão debruçados sobre a questão, que tem implicações no pleito de 2026.
16/01/2025 às 11:40
    1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, deputado Adolfo Menezes, participou hoje (16.01), da Lavagem do Bonfim, maior manifestação de fé do povo baiano. Em entrevista aos jornalistas que cobriam o ato, ele reiterou que não há nenhum veto a qualquer nome para compor a Mesa Diretora, cuja eleição transcorrerá no próximo 3 de fevereiro.

  2. “Só sou candidato a um terceiro mandato por vontade da quase totalidade dos meus 62 pares. Todos e todas têm maturidade política e irão escolher exclusivamente pela razão. Nessa hora, a emoção fica suspensa. Se, até o dia 3 de fevereiro, eles quiserem outro nome, vou acolher com tranquilidade. Graças ao Senhor do Bonfim posso dizer que estou realizado e feliz com o que já alcancei. Na política não é sempre o que a gente imagina ou quer”, disse o presidente da ALBA, negando qualquer atrito ou contrariedade com os possíveis postulantes à 1ª Vice-presidência da Casa.

  3. “Não brigo nem com os meus adversários, quanto mais contra um dos meus 62 pares. Os nossos líderes maiores — governador Jerônimo, ministro Rui Costa e os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar — estão debruçados sobre a questão, que tem implicações no pleito de 2026. Ainda temos quase 20 dias para que cheguemos ao consenso do que é melhor para a nossa base, para o nosso grupo e, sobretudo, para a Bahia. Vamos ouvir a todos e tomar a decisão que for mais acertada”, disse o chefe do Legislativo estadual.
                                                                               *****
  4. O governador Jerônimo Rodrigues sobrevoou, na tarde desta quinta-feira (16), os municípios de Ubatã, Aurelino Leal e Itajuípe, localizados no Sul da Bahia, que enfrentam, desde o último sábado (11), alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de casas e estruturas por conta de fortes chuvas.

  5.  Em Itajuípe, onde realizou visita às áreas afetadas, Jerônimo entregou uma ambulância e de medicamentos para a gestão municipal para reforçar o cuidado com a saúde das pessoas afetadas. Aurelino Leal também recebeu uma van para Tratamento Fora de Domicílio (TFD); um kit de estabilização para situações de emergência, com respirador, monitor e desfibrilador; e medicamentos. Ubatã foi contemplada com donativos como cobertores, colchões, cestas básicas, kits de limpeza, higiene pessoal e água mineral.

   6. O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, decretou a nomeação de duas servidoras aprovadas no Concurso Público de 2016, cumprindo determinações judiciais. As medidas foram ignoradas pela gestão anterior, causando prejuízos financeiros ao município, decorrentes das multas diárias por descumprimento.

  7. Raphaela Rodrigues Dantas passa a integrar a Secretaria de Saúde no cargo de Odontóloga, enquanto Marystela Nunes Santos foi nomeada para o quadro da Procuradoria-Geral do Município. Ambas as nomeadas tinham processos judiciais em andamento, com sentenças favoráveis.

  8. No caso de Raphaela, o processo judicial contava com sentença definitiva, contra a qual não cabia mais recurso. A omissão da gestão anterior resultou na acumulação de multa diária pelo descumprimento da decisão. Já o processo de Marystela tinha recurso interposto pela administração anterior, mas sem efeito suspensivo, mantendo a ordem judicial plenamente vigente. Assim como no outro caso, o descumprimento da decisão também gerou multa diária.

  9. Ao efetivar as nomeações, o prefeito Valderico Junior reafirma o compromisso de sua gestão com a legalidade e o respeito às decisões judiciais:

  10. “Nós estamos trabalhando para corrigir erros do passado e construir uma gestão pautada pela responsabilidade e pelo respeito aos direitos”, destacou.

  11. A Prefeitura de Salvador, por meio dos programas Agente de Empreendedorismo e Treinar para Empregar, realizou, nesta quarta-feira (15), um evento gratuito voltado para empreendedores no Mercado São Miguel, na Baixa do Sapateiro. A ação, que ocorreu das 14h às 16h no SAC do Empreendedor, contou com duas palestras com o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos negócios e o planejamento financeiro dos participantes.

   12. Os temas abordados foram “Organização e Planejamento de Vida para o Novo Ano” e “Novo Pix: Conheça as Mudanças”. A iniciativa teve como foco auxiliar o público a planejar suas finanças pessoais e entender as novas regras do sistema de pagamentos instantâneos, que tem gerado dúvidas entre microempreendedores.

   13. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de obter um certificado com duas horas de carga horária, além de aproveitar a chance de interagir com os palestrantes e esclarecer dúvidas sobre os temas abordados. As palestras foram conduzidas pelos agentes de empreendedorismo Ingrid Soares e Enzo Gabriel Santos.

   14. De acordo com Enzo, a intenção do evento foi esclarecer as mudanças que envolvem o sistema de pagamentos do Pix e ajudar os empreendedores a planejar suas ações para o ano que começa. “Nosso objetivo é apoiar os empreendedores por meio do conhecimento. Hoje, abordamos o planejamento do ano e as mudanças no Pix, que geram dúvidas, como questões de impostos e o uso para alavancar negócios. Estamos aqui para esclarecer essas questões e oferecer apoio adequado, especialmente para microempreendedores”, explicou Santos.

   15. Participante do evento, a empreendedora Alexandra da Conceição Freitas, que atua como depiladora profissional, explicou que as palestras a motivaram a buscar informações para melhorar a gestão do seu negócio. “Estou no ramo há seis anos e já percebo melhorias, como o aumento do alcance nas redes sociais e a conquista de novos clientes. Precisava dessas palestras para continuar me aperfeiçoando e, hoje, o mais importante foi organizar meu planejamento de vida, pensando no futuro”, destacou.

  16. Na mesma linha, Dionísia Domingas Ferreira, cozinheira e cuidadora de crianças, também ressaltou a importância do evento para o próprio desenvolvimento profissional. “Fiz a inscrição para aprender mais sobre o Pix, que tem sido uma grande oportunidade, especialmente porque estou começando a empreender. Eu não sabia que a Prefeitura oferecia esse apoio, e estou achando ótimo poder adquirir esse conhecimento”, afirmou Dionísia.

  17. Na última quarta-feira (15), o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos - BA) celebrou a revogação da medida fiscal que controlaria as movimentações por Pix, graças à mobilização conjunta da oposição ao governo Lula (PT).

  18. A ação de embate foi liderada pelo parlamentar mineiro Nikolas Ferreira (PL), que em um vídeo publicado no Instagram angariou mais de 250 milhões de visualizações. Segundo Samuel, a decisão da gestão petista em derrubar a norma demonstra uma hipocrisia gritante em mascarar o verdadeiro objetivo das fiscalizações que ocorreram a partir de então.

  19. “Primeiro, o atual presidente foi às redes sociais dizendo que as críticas feitas eram fake news. Depois, o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez a mesma coisa, nos acusando de divulgar mentiras. Agora, o secretário da Receita Federal voltou atrás. Ora, se era fake, por que revogou?”, perguntou o deputado.

  20. Em um sinal de alerta, Samuel Júnior disse que é preciso ter atenção redobrada aos movimentos feitos pelo governo Lula, que cada vez mais tentam aumentar a arrecadação ao taxar a população para cobrir a alta dívida da União. “Precisamos  ter muito cuidado com a mentira que eles contam com tanta emoção e entusiasmo e às vezes querem nos convencer, mesmo sabendo da verdade”, completou.