Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CHUVAS CAUSAM ESTRAGOS NA CAPITAL E NO INTERIOR COM TROVOADAS DE VERÃO

Veja os municípios que estão em estado de alerta com as chuvas
12/01/2025 às 11:32

   1. Salvador amanheceu neste domingo (12) com mais um dia marcado por chuvas, que vêm atingindo a capital baiana ao longo de todo o final de semana. Segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nas últimas 48 horas foram registrados acumulados de chuva maiores que 120 mm, superando a normal climatológica esperada para o mês de janeiro, que é de 79,9 mm.

   2. Os maiores acumulados de chuva foram registrados nas localidades da Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 123,6 mm; Ilha dos Frades, com 92,88 mm e Itapuã, com 89,0 mm. De acordo com o Cemadec, as fortes chuvas são provocadas pela atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se formou sobre o território da capital baiana.

   3. As fortes chuvas que estão caindo em Serrinha desde o início da sexta-feira, 10, reacenderam alertas para moradores dos bairros Colina das Mangueiras (foto acima) e Jardim Carolina, ambos às margens da BR-116 Norte. Na Colina das Mangueiras, é recorrente os alagamentos na Rua Pirâmide, e neste domingo não foi diferente. Já no Jardim Carolina (foto acima), que fica do lado oposto, "cascatas" seguem sendo formadas ao lado da pista, o que pode se tornar um risco devido ao peso dos veículos que passam pela BR-116 Norte.

   4. A CGTT chegou a isolar o acostamento do trecho da rodovia para impedir que veículos parassem no local, garantindo a segurança dos motoristas e moradores.

   5. Em Salvador, Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, pediu que a população fique atenta a qualquer sinal de movimentação do solo. “Madrugada de muita chuva em Salvador e nas primeiras horas deste domingo também. O solo agora já está encharcado, e a gente pede a sua atenção. Se observar qualquer cenário de risco, afaste-se imediatamente e disque 199”, disse.

   6. “As nossas equipes de contingência estão em campo realizando as vistorias por meio de nossos engenheiros, arquitetos e geólogos. Assim como no Centro de Monitoramento, por meio do nosso Cemadec, a gente continua dando a mesma atenção com a análise e a previsão meteorológica, para que todos saibam o que fazer neste momento mais chuvoso. Em caso de risco não se arrisque, disque 199 e aguarde a atuação da Codesal”, completou Macêdo.

   7. Nas últimas 48 horas foram registradas 80 solicitações por meio do número 199, sendo 29 de ameaças de desabamento e 28 de ameaças de deslizamento de terra.

   8. Previsão do tempo - Entre este domingo (12) e terça-feira (14), a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas, por vezes fortes, acompanhadas por raios e trovoadas, a qualquer hora do dia. Na quarta-feira (15), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia.

   9. Alertas - A Codesal emite diariamente alertas por SMS e WhatsApp,  para manter a população e os órgãos parceiros cientes do cenário. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

   10. Nos últimos dias as fortes chuvas que caíram na região de Amargosa deixou várias ruas alagadas e transtorno aos moradores. Também há relatos de deslizamento de terra na zona rural.

  11. Conforme relato de alguns moradores, várias ruas do Bairro São Roque e o bairro Santa Rita foram atingidos, além de alagamentos, residências invadidas pela água. Galhos de árvores caíram também na Praça do Bosque, no centro da cidade.

  12. A Prefeitura de Amargosa e a Defesa Civil divulgam os números para a população que precisar de urgência com as chuvas: Whatasapp (75) 3634 3977, GCM 153, e Bombeiros 193.

  13. A orientação é que a população deva evitar áreas de risco e a seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança de todos.

  14. Devido às chuvas que atingem a capital baiana e diversos municípios do interior, neste final de semana, o Governo do Estado está com equipes e órgãos de prontidão para atender possíveis ocorrências de urgência e emergência, dando suporte à população afetada.

  15. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até as 18h deste sábado (11), houve registro de ocorrências em 37 cidades baianas, sendo a maioria com alagamentos. Em Jaguaquara, as chuvas deixaram pessoas desalojadas e desabrigadas, com um ferido. A previsão é que as chuvas continuem até este domingo (12).

  16. Os municípios afetados, até o momento, são: Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Jaguaquara, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuipe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha, Itiúba

                                                              ****
 17. José Luiz Penna é reeleito Presidente Nacional do Partido Verde em Convenção Nacional realizada neste sábado, 11 de janeiro. Com um foro de 133 votantes, a Chapa Unidade Verde, liderada por Penna, recebeu 82 votos, enquanto a Chapa Agora Somos Maioria, liderada por Edson Duarte, ex-deputado federal e ex-ministro do meio ambiente, recebeu 51 sufrágios.

  18. Pela proporcionalidade determinada pelo Estatuto do Partido, a Chapa Unidade Verde, com 62% dos votos, indicou 75 membros do novo Diretório Nacional, enquanto a Chapa Agora Somos Maioria, com 38% dos votos, indicou 45 dos 120 membros do Diretório.

  19. Penna participou da fundação e consolidação do PV nos anos 1980 e assumiu pela primeira vez a presidência do partido em 1999. Foi reeleito repetidamente e, agora com esta eleição, terá mais dois anos à frente dos Verdes.

   20. Penna foi vereador em São Paulo, deputado federal por dois mandatos e secretário estadual da Cultura também em São Paulo.