Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA VAI PASSAR POR NOVO PROCEDIMENTO MÉDICO PARA EVITAR SANGRAMENTO

Na coletiva das 10hs de quinta-feira médicos falaram sobre o novo procedimento
11/12/2024 às 10:12
   
1. O presidente Lula da Silva vai passar por novo procedimento médico para impedir sangramentos no cérebro uma embolização de artéria meníngea média com o objetivo é bloquear o fluxo sanguíneo e evitar formação de novos hematomas. Equipe revela que procedimento já estava previsto.

   2. O médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Kalil, afirmou nesta quarta-feira (11) que o novo procedimento que será realizado estava sendo discutido pela equipe e trata-se de uma intervenção considerada de baixo risco, relativamente simples e visa evitar novo sangramento.

  3. "Já estava sendo discutido como complemento. Esse tipo de embolização é um tipo de cateterismo. Ele vai embolizar a artéria meníngea porque, quando você drena o hematoma, existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento", explicou ao Globo.com.

  4. A técnica não é considerada uma cirurgia, é um "procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)", deve durar cerca de uma hora e não vai influenciar na previsão de alta da UTI, que deve ser nesta quinta. A intervenção faz parte do protocolo pós-cirúrgico.

  5. O médico ressaltou que a divulgação do procedimento à imprensa nesta tarde foi um pedido expresso de Lula e da primeira-dama, Janja. Inicialmente, a intervenção seria comunicada apenas depois que fosse realizada.

  6. "Na coletiva marcada para amanhã, às 10h, íamos comentar como o procedimento seria realizado, mas o presidente e a dona Janja fizeram questão de divulgar no boletim antes do procedimento. Nós tínhamos combinado que, após a realização do procedimento, que é uma rotina, faríamos a divulgação, pois não há muitas novidades, é um procedimento fácil. Depois, na coletiva, daremos todas as informações que a imprensa merece, como o povo brasileiro merece e como o presidente também deseja."

  7. Segundo Kalil, o procedimento deve ocorrer por volta das 7h. "Não houve nenhuma mudança no quadro. O boletim do meio-dia e o boletim das 18h, nada disso foi alterado; já estava previsto desde o início do procedimento cirúrgico. O que foi decisivo foi a discussão entre os médicos, que já estava prevista."
                                                                         *****
   8. O último dia do “Ebserh em Ação” no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh) acontece neste sábado, 14, e realiza 50 atendimentos entre cirurgias e exames. Trata-se do “Dia E” da ação nacional coordenada que, desde o mês de outubro, mobilizou 44 hospitais universitários federais em todo o Brasil vinculados à Rede Ebserh, da qual o Hupes-UFBA faz parte. O objetivo da ação é diminuir o tempo de espera para a realização de cirurgias e exames.

   9. Os atendimentos agendados para este sábado são das seguintes especialidades: urologia (cirurgias de varicocele, hidrocele, vasectomia, prostatectomia); cirurgia pediátrica (postectomias), cirurgia geral (herniosplastias e colecistectomias), além de cateterismos cardíacos e ressonâncias magnéticas. Todas as pessoas que serão atendidas foram previamente agendadas conforme a fila da regulação para o Hupes-UFBA/Ebserh.

  10. Para o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Hupes-UFBA, Rodrigo Pimentel, ações como o “Ebserh em Ação” são de suma importância, porque demonstram como esforços coordenados podem gerar impacto significativo na vida das pessoas. “Esses mutirões, além de atenderem uma demanda reprimida de consultas e procedimentos, promovem um modelo de cuidado mais acessível e ágil para os pacientes”, disse.

   11. O esforço conjunto faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde. A meta é oferecer uma média de 320 cirurgias e de 1.800 exames e procedimentos extras semanalmente, somando mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos.

   12. “Essa ampliação é possível por meio de um empenho da Rede Ebserh para a otimização de processos e recursos, possibilitando assim a maior oferta de atendimentos”, disse o coordenador de Gestão da Atenção Hospitalar da Ebserh, Rodrigo Oliveira.

   13. Dentre os procedimentos ofertados em todo o país estão exames de imagem como radiologia convencional, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e densitometria óssea, além de hemodinâmica, mamografia, endoscopia, colonoscopia e biópsias. Também serão realizados histeroscopia, colposcopia, videonasolaringoscopia, audiometria, imitânciometria, logoaudiometria, potencial evocado auditivo, avaliações auditivas e miofuncional de sistema estomatognático.

   14. O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

   15. Nesta quinta-feira (12), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizará a tradicional entrega da premiada mega árvore de Natal, a partir das 18h, na Praça Maria Felipa, Comércio. Mais de 27 mil garrafas pet preenchem harmoniosamente os 23 metros de estrutura do monumento, que recebe a assinatura do artista plástico Gilson Cardoso. A mega árvore de natal ficará disponível para visitação até 6 de janeiro de 2025.

   16. Esse ano, seis caminhões também receberão decoração e iluminação especial em alusão às festas de fim de ano e vão circular por diversos bairros da capital baiana. Além disso, no dia 18, uma carreata natalina sairá às 18h, do Campo Grande, em direção ao Terreiro de Jesus.

    17. Conscientização – Para o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, as iniciativas possibilitam novos olhares por parte da população para a limpeza urbana da cidade. “A mega árvore gera impacto não apenas pela magnitude do seu tamanho, mas sobretudo pela composição 100% sustentável, mostrando que é possível transformar resíduos em verdadeiras obras de arte”, comentou.

   18. O artista plástico Gilson Cardoso comemorou o tema escolhido para esse ano e afirmou que se trata da realização de um sonho pensado há 30 anos. “Este ano, o Natal Sustentável traz como tema ‘Axé da Bahia’, valorizando a nossa cultura, diversidade e o sincretismo religioso de Salvador. A mega árvore tem um propósito de unir a esperança do Natal com a esperança na humanidade, através da reflexão da arte e dos seus hábitos de consumo”, declarou.

   19. Outras ações – No dia 17, a Limpurb, em parceria com a Z6 Náutica, realiza mais uma edição do 3º Natal Mágico, na Bahia Marina, das 16h às 18h. O evento conta com o apoio da Fundação Aleixo Belov, Kirymure, Marlon Abboud Consultoria Fitness, Museu do Mar, Vegah, Will Recarey e Bahia Marina.

   20. A ação tem o propósito de levar o Natal para as crianças da comunidade da Gamboa de Baixo. Na ocasião, serão promovidos momentos de leitura, atividades de educação ambiental e personagens natalinos, além de lanches e presentes para as crianças.

  21. O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou uma revisão na Exchange Visitors Skills List (Lista de Habilidades de Intercambistas), que entrou em vigor nesta segunda-feira (9). A atualização elimina a exigência de que participantes de estudantes e pesquisadores de países, como Brasil, China e Índia, retornem a seus países de origem por dois anos após o término de seus programas sob o visto J-1.

  22. A Lista de Habilidade é um documento usado pelo governo americano para identificar quais campos de conhecimento são considerados críticos para o desenvolvimento de determinadas nações. Participantes de intercâmbio provenientes de países incluídos na lista — e que atuam nessas áreas — estão sujeitos a uma regra que os obriga a retornar ao seu país por dois anos antes de poderem solicitar outro visto ou status de permanência nos EUA.

  23. A lista não era revisada desde 2009, e era considerada por muitos como desatualizada, já que não refletia mais as necessidades de desenvolvimento de alguns países. Com a revisão, 35 países, incluindo o Brasil, foram removidos da exigência, o que significa que os brasileiros não precisam sair dos EUA ao completarem um programa acadêmico no país.

  24. “Isso significa que esses indivíduos poderão buscar novos vistos para permanecer nos EUA, seja para trabalho, estudos ou outras oportunidades, sem a necessidade de voltar ao país natal primeiro. Por um lado, é uma forma dos Estados Unidos contarem com essas mentes para se desenvolver. Por outro, agrava o fenômeno de fuga de cérebros”, comenta Leda Oliveira, CEO da AG Immigration.

  25. O visto J-1 é amplamente utilizado nos Estados Unidos para programas de intercâmbio acadêmico, cultural e profissional. É frequentemente usado por pesquisadores, professores de ensino superior, pós-doutorados e alunos de graduação, mestrado e doutorado - geralmente, quando o estudante não está matriculado permanentemente em uma universidade dos EUA, mas sim participando de programas de curta duração como parte de acordos institucionais.