Algum dia ainda teremos empesas de tecnologia que cortejem seus consumidores
1. A Neoenergia/Coelba está trocando vários postes na Barra e áreas das Avenidas Centenário e Sabino Silva e mais adjacências. Nós, do BahiaJá, que temos nosso home office no Morro do Gato, Barra, já cansamos de reclamar da Neoenergia multinacional espanhola que opera a energia no estado e paramos de fazê-lo porque não adiante reclamar. Nessa operação, mais recente, todo dia em curtos espaços tem interrupção de energia. Claro, os computadores apagam. E, instantes depois, começamos tudo de novo.
2. E a internet da Vivo também vai para outra esfera celeste na galáxia alfa. É outra empresa que não adianta reclamar. Aliás, nem tem a quem. É quase tudo na robótica e fica-se ao Deus dará ou operando na internet via iPhone até que volte a Vivo. O mais curioso é que a Claro me liga todos os dias. Mas, não deixo a Vivo porque é perde de tempo. São todas iguais.
2. O deputado estadual Robinson Almeida (PT) faz uma campanha para que o governo do estado só renove a concessão com a Neoenergia obdecendo novos parâmetros. O que que temos visto é que o deputado fala sozinho. Não tem apoios para sua empreitada. Ano passado, o presidente da Neoenergia na Bahia esteve na Assembleia, descerrou uma placa e recebeu uma porção de elogios do presidente Adolfo Menezes.
3. Nós, do BahiaJá, também somos contra tirar a Neoenergia. Pela simples razão que é praticamente impossível. A empresa é poderosa tem advogados para tudo. O governo federal - só a título de exemplo - não consegue retirar a ViaBahia, imagina! - e se tirasse a Neoenergia vem outra concessionária igual ou pior. Então dá no mesmo.
4. Hoje, passando pela rua Miguel Bournier (nessa rota da mudança de postes) tem um emaranhado de fios nos postes e no chão (vide foto). Dá até medo passar no local. Eu mesmo pulei fora. Troquei de passeio. Tô velho, mas não quero morrer eletrocutado.
5. Se você observar a troca de um poste na Av. Centenário é um exercicio de extra-terrestres: tem poste com 80 a 100 fios que parece um ninho de passarinho. De fato, não sabemos como funciona. Mas, funciona. Mas, também, falta energia, tem pipocos e assim por diante. É o que está acontecendo. Alguém vai dar um jeito nisso? Não. Vamos convivendo. (TF)
****
6. Por conta dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, neste domingo (8), no Comércio, ocorrerá alteração no itinerário das linhas que circulam na região. Os ônibus que trafegam pela Avenida da França com destino ao Campo Grande através da Avenida Lafayete Coutinho (Contorno) terão como opção de tráfego a Rua da Bélgica, Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins e Ladeira da Montanha.
7. Já as linhas que trafegam pelo Campo Grande e Vale do Canela com destino ao Elevador Lacerda/Comércio (Cidade Baixa) com destino à Avenida Lafayete Coutinho seguirão pelo Politeama, Piedade, Avenida Joana Angélica, Nazaré, Túnel Américo Simas, Avenida da França, Rua da Bélgica e Avenida Estados Unidos.
8. Plano Gonçalves – O Plano Inclinado Gonçalves, que liga o bairro do Comércio ao Pelourinho, neste dia vai operar das 8h às 18h. O acesso no Pelourinho é pela Praça Ramos de Queiroz (ao lado da Casa do Carnaval) e, no Comércio, pela rua Francisco Gonçalves. A tarifa segue gratuita até o fim das obras no Elevador Lacerda. Os demais ascensores estarão fechados.
9. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) obteve um importante êxito na defesa do interesse público em ação ajuizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). A ação questionava a Resolução n.º 08/2020, de 17 de abril de 2020, editada pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).
10. A norma estabelece procedimentos para que universidades públicas estaduais revalidem diplomas de medicina obtidos em instituições de ensino estrangeiras, medida adotada em meio à pandemia da Covid-19.
11. Proposta contra o Consórcio Nordeste, o Estado da Bahia e as universidades públicas estaduais baianas, a ação foi julgada improcedente pela 13ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia. A decisão acolheu os fundamentos apresentados pela PGE-BA, que argumentou pela legalidade e adequação da resolução.
12. Na sentença, o Juízo destacou que não há qualquer irregularidade que impeça a tramitação administrativa nas universidades estaduais baianas para a revalidação de diplomas estrangeiros. O texto ainda ressalta que essas medidas devem ser adotadas conforme os regimentos internos das universidades, alinhadas à legislação vigente e atos normativos aplicáveis.
13. O Juízo também reforçou o papel do Conselho Regional de Medicina, que deve atuar na fiscalização dos profissionais habilitados, conforme a legislação própria, sem criar obstáculos administrativos para aqueles que tiveram seus diplomas devidamente revalidados.
14. A ampliação dos mecanismos de revalidação de diplomas de medicina é vista como fundamental para permitir o exercício profissional a médicos com formação reconhecida e para suprir o déficit de profissionais da área. A medida atende à crescente demanda por revalidação de diplomas, que ainda enfrenta restrições no Brasil.
15. Apesar da vitória judicial, cabe recurso da decisão, o que poderá levar a um novo exame da matéria por instâncias superiores, entretanto a PGE-BA continuará acompanhando o processo e atuando para assegurar o interesse público e o fortalecimento da saúde no estado.
16. A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, inaugurou hoje uma nova linha de produção de argamassas na sua fábrica de Camaçari (BA). Com a ampliação, a empresa aumenta em mais de 50% a sua capacidade de produção de produtos das marcas Votomassa e Matrix no estado da Bahia.
17. A expansão consistiu na construção de mais uma linha de produção de argamassas com equipamentos de alta tecnologia que garantem alta performance nos produtos. A área de estoque da unidade também foi ampliada e teve o seu espaço físico aumentado para armazenar com segurança todo o volume que será produzido a partir da expansão.
18. A Votorantim Cimentos investiu R$ 16 milhões no projeto de expansão da unidade de Camaçari. A iniciativa faz parte do investimento de R$ 5 bilhões para os próximos cinco anos, anunciado pela Votorantim Cimentos em 2024, em um programa abrangente de crescimento e competitividade estrutural das operações no Brasil.
19. O próximo domingo, 8 de dezembro, será repleto de alegria e atividades lúdicas, bem como de intensa evangelização centrada na figura do Menino Jesus, para 300 crianças carentes da capital baiana. A atividade conhecida como Natal Lumen será promovida das 12h30 às 17h, no Centro Comunitário da Pituba (Alameda Verona, 158, Pituba). O objetivo principal é estimular a solidariedade e despertar na sociedade a importância de pequenos gestos de amor ao próximo.
20. Além das brincadeiras, os 300 meninos e meninas que participarão do Natal Lumen receberão, ao final do dia, um brinquedo novo, uma cesta básica e um kit de higiene pessoal, tudo custeado por “padrinhos de natal”, que são pessoas previamente cadastradas e que realizam a doação. Neste ano de 2024, serão atendidas crianças da Escola São Miguel – Fazenda Coutos 3; Creche Escola Nossa Senhora das Graças – Saramandaia; Centro Social Lumen – Federação; e Creche São Pedro Nolasco – Nordeste de Amaralina.
21. Para que a iniciativa seja possível, inúmeros voluntários estarão à serviço no dia 8 de dezembro. Embora aconteça pela 11ª vez em Salvador, o Natal Branco Lumen já é realizado há 30 anos pela Obra Lumen de Evangelização, na cidade de Fortaleza, Ceará. Inicialmente apenas 25 famílias eram atendidas pelos membros do projeto, que se dirigiam para um viaduto de uma região da periferia da capital cearense para encontrar moradores de rua. Com o passar do tempo o projeto foi crescendo e atualmente contempla cerca de seis mil crianças, não só de Fortaleza, mas de mais de 20 cidades do país, como Rio de Janeiro, Brasília, João Pessoa e Salvador; e além do Brasil, a iniciativa também já acontece em Guiné-Bissau, na África.