A presença da Wakanda Educação Empreendedora no Hub Salvador também é um exemplo do movimento pela diversidade.
1. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), responsável pelo acompanhamento da gestão do Hub Salvador, promove ações de empreendedores negros e mestiços no cenário de inovação e empreendedorismo da capital baiana. Um dos principais focos dessa iniciativa é aumentar a diversidade no ambiente de negócios e fortalecer o ecossistema do Hub Salvador, tornando-o um espaço cada vez mais inclusivo e representativo da realidade local.
2. De acordo com Luis Gaban, Diretor de Inovação da Semit, “um dos focos de negócio do Hub Salvador é empoderar comunidades. Localizado na zona portuária, o Hub Salvador será o cais de onde as ideias zarparão. Um porto seguro para nossos empreendedores construírem suas ideias e testarem as águas. Ele atiçará as chamas de seu espírito aventureiro e inovador, à medida que se aventuram no desconhecido e traçam novos caminhos para seus negócios. E à medida que seus caminhos se cruzam, encontrarão no Hub Salvador um ambiente seguro que promove a diversidade e o desenvolvimento econômico com equidade”.
3. “A jornada para manter um empreendimento nem sempre é tranquila, mas a Prefeitura de Salvador, através da Semit, continuará a criar oportunidades no Hub Salvador, para que empreendedores construam conexões significativas e expandam seus horizontes”, finaliza Gaban.
4. Com o objetivo de tornar o Hub Salvador um centro de inovação mais diverso e acessível, a nova gestão do equipamento tem se empenhado para promover maior inclusão de empreendedores negros e negras. “O Hub Salvador, que tem sido um ponto de convergência para inovação, tecnologia e empreendedorismo, agora busca refletir com mais fidelidade a composição demográfica da cidade”, destaca o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo.
5. Essa abordagem inovadora não apenas impulsiona o crescimento econômico, mas também reflete o compromisso da cidade com a construção de uma sociedade mais inclusiva e diversificada, onde a inovação e a valorização das culturas andam juntas. O futuro do Hub Salvador, portanto, se desenha como um espaço plural, onde criatividade, tecnologia e diversidade se encontram para gerar impacto e transformação.
6. “Estamos trabalhando para que o Hub Salvador não seja apenas um centro de inovação, mas também um reflexo da nossa população, como catalisador para um futuro mais igualitário e representativo, onde todos têm a oportunidade de prosperar. Assim, garantimos que todas as vozes sejam ouvidas e representadas. Nosso objetivo é construir um ecossistema mais democrático e acessível ", afirma Samuel Araújo.
7. A nova gestão do Hub Salvador, que é um equipamento da Prefeitura, é capitaneada pelo CEPEDI Ilhéus e tem como parceiros estratégicos a Softex Nacional - principal promotora de políticas públicas para o ecossistema de tecnologia do Brasil - e a Inventivos. Fundada em 2020 por Monique Evelle e Lucas Santana, a Inventivos é reconhecida como uma das principais plataformas de formação do País; já investiu mais de R$ 3 milhões em startups e hoje tem 12 empresas em seu portfólio.
8. Empresária, jornalista e investidora do Shark Tank Brasil, Monique é uma empreendedora negra, nascida em Salvador, que desde os 16 anos é liderança em negócios que visam quebrar as barreiras impostas pelo racismo estrutural. “Vamos buscar o protagonismo do ecossistema de inovação, que valoriza a diversidade, a inclusão, novas ideias e trocas reais”, comenta Monique Evelle.
9. A presença da Wakanda Educação Empreendedora no Hub Salvador também é um exemplo do movimento pela diversidade. Criado pela empreendedora negra Karine Oliveira, a empresa tem ajudado centenas de empreendedores em todo o Brasil. Seus cursos descomplicam a linguagem do empreendedorismo para torná-la acessível a todos.
10. Ao participar do programa Shark Tank Brasil, em 2020, Karine recebeu propostas de quatro dos seis investidores "tubarões". Também em 2020, ela entrou para a lista Forbes Under 30 da revista "Forbes Brasil", que destaca a cada ano os mais brilhantes empreendedores e criadores brasileiros abaixo dos 30 anos.
****
11. A Amazon anunciou o lançamento do Novo Echo Show 15. Para saber todos os detalhes, você pode acessar o recém-publicado blog post no About Amazon Brasil. Abaixo, destacamos as principais características do novo dispositivo:
12. Qualidade de áudio aprimorada: Som mais envolvente com médios e agudos mais claros - Dobro de graves e tecnologia de adaptação sonora ao ambiente;
13. Câmera atualizada para videochamadas: A câmera de enquadramento automático tem mais que o dobro do campo de visão e 65% mais zoom do que o Echo Show 15 de primeira geração, para que você esteja sempre enquadrado durante as videochamadas e tecnologia de redução de ruído;
14. Organização da casa: Escolha entre os principais widgets que exibem as informações mais importantes para sua casa, como seu calendário familiar, lembretes importantes, listas de compras e tarefas, principais contatos, favoritos de casa inteligente e previsão do tempo;
15. Gerenciamento de casa inteligente simplificado: Hub integrado de Smart Home - Compatível com Matter - Conexão direta com dispositivos Wi-Fi, Thread e Zigbee - Primeiro dispositivo Echo com Wi-Fi 6E;
16. Novo hub de música: Exibe suas músicas, podcasts e rádios, tudo em um só lugar. Além disso, agora você pode clicar rapidamente para reproduzir áudio em vários dispositivos Echo.
Link com as imagens: https://we.tl/t-wSb2IvURhA
17. Em discussão na Câmara de Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição 5/23, que visa ampliar a imunidade tributária conferida a templos de qualquer culto religioso, está prestes a ser aprovada.
18. A iniciativa tem a co-autoria do deputado baiano Alex Santana (Republicanos), em parceria com outros parlamentares, sendo Marcelo Crivella o signatário. A ideia é a proibir cobrança de tributos sobre bens ou serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços de todas as religiões.
19. Atualmente a Carta Magna dispõe uma imunidade restrita ao setor, considerado primordial para os serviços sociais em todas as cidades brasileiras. A PEC cobrirá a atuação de organizações assistenciais e beneficentes ligadas a confissões religiosas, como creches, asilos e comunidades terapêuticas, como ressaltado pelo deputado.
20. “Nós atuamos em diversas frentes, contra as mazelas que existem no país, na prevenção, orientação, cuidado e acolhimento. Em muitas regiões, somos o único espaço aberto que as pessoas encontram para conviver em harmonia e fora dos perigos. E isso tem custos tributados, o que não é correto e precisa ser corrigido”, explica Alex Santana.
21. A PEC 5/23 esteve no primeiro turno do plenário da Casa, mas precisou ser interrompido pela situação registrada em frente à sede do STF, no último dia 13. A pauta será trazida pela Mesa Diretora nos próximos dias.