Maria Bethania é doutora honoris causa no Ceará e na Bahia acadêmica em Letras da ALB
1. Neste domingo (17), em alusão do Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco em 2016, a Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realiza distribuição de refeições nos Restaurantes Populares Vida Nova localizados nos Mares e em Pau da Lima, a partir das 11h.
2. A ação integra a programação da Ação Social Arquidiocesana (ASA) que promove atividades para fazer com que a sociedade possa refletir sobre o desperdício, e as formas de exercer a fraternidade em auxílio às pessoas que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, na superação das vulnerabilidades sociais.
3. “Ao integrar essa ação, mostramos o compromisso da gestão municipal com a transformação social das pessoas que vivem em situação de pobreza. Ao fazer a doação das refeições, contribuímos com a saciedade de uma necessidade básica dessa população, que a partir de então poderá pensar nas demais formas de superação da condição de vulnerabilidade e risco social”, destaca Junior Magalhães, secretário da Sempre.
4. “E nós estaremos prontos para apoiar, seja com o encaminhamento para atendimentos no Cras, Creas, Centros Pop e benefícios socioassistenciais, como também para cursos de qualificação e formação profissionais e consequente geração de trabalho em renda”, acrescenta.
5. Projetos apresentados por estudantes de três colégios estaduais baianos alcançaram as primeiras colocações no Encuentro Internacional de Ciencias y Tecnología Estudiantil Fenosista (EICYTEF 2024), que aconteceu ao longo dessa semana, no Panamá.
6. O Centro Juvenil de Vitória da Conquista, com o projeto “Podcast na Educação: a Biologia presente no Universo Geek” na categoria Ciências Biológicas. Já na categoria Ciências Sociais venceu o primeiro lugar o Colégio Estadual Nilde Maria Monteiro Xavier, do município de Palmeiras, com o projeto "D'eco e Eco Velas Aromáticas de Óleo de Cozinha Reciclado". O trabalho dos estudantes da Chapada também ficou com a segunda colocação geral do encontro científico.
7. Outro destaque foi o projeto "Black Lives Matter: estratégias de combate ao racismo", dos alunos do Colégio Estadual Carlos Valadares, do município de Santa Bárbara, que alcançou a terceira colocação na categoria Ciências Sociais. O EICYTEF 2024 teve início na quarta-feira e foi encerrado na sexta (dia), com participação de estudantes de diferentes países latino-americanos.
8. O projeto do Colégio Estadual Nilde Maria Monteiro Xavier, de Palmeiras teve a orientação do professor Jadson Souza e foi desenvolvido pelos estudantes Adriellen Santana, Gustavo Souza, Lucas de Almeida, Angelo de Sá Neto, Guto Gonçalves e Luna Kauane desenvolveram o projeto “D’eco e Eco Velas Aromáticas de Óleo de Cozinha Reciclado.
9. Já o projeto do colégio de Vitória da Conquista explora conceitos biológicos presentes no universo afetivo dos adolescentes, como séries, filmes, jogos, entre outros. O trabalho foi realizado pelas estudantes Kênia Costa Andrade, Rebeca Reis e Stela, sob a orientação da professora de Biologia Karine Brandão.
10. A professora de Língua Inglesa Charlene Conceição de Jesus acompanhou os estudantes Ramon Santos da Silva e Vagner Santos Costa, do Colégio Estadual Carlos Valadares, de Santa Bárbara. O projeto desenvolvido por eles aborda o letramento racial e o colorismo, a partir das aulas de Língua Inglesa.
11. Sobre o encontro – O EICYTEF é uma organização formada por professores e alunos formados na Escola Pascual Venâncio Fenosa do Distrito de Chepo, Província do Panamá, República do Panamá e que tem como objetivo fortalecer os laços de fraternidade entre estudantes latino-americanos, por meio da ciência e tecnologia educacional.
12. A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, votou, neste sábado (16/11), pela manutenção da prisão do ex-jogador de futebol Robson de Souza, o Robinho. Com a nova manifestação, o placar na Corte fica em cinco votos contra um para que o ex-jogador continue preso.
13. Além de Cármen Lúcia, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin e Edson Fachin também votaram pela manutenção da prisão. Apenas o decano da Corte, o ministro Gilmar Mendes, votou contra. Os ministros têm até o dia 26 de novembro para registrar os votos no plenário virtual.
14. Robinho foi condenado por estupro de uma jovem albanesa, na Itália, em 2013, em um período onde ele jogava pelo Milan. O caso ocorreu em uma casa noturna italiana, e outros cinco amigos do ex-jogador também estavam envolvidos. Um deles, Roberto Falco, também está preso. Outros quatro não foram julgados.
15. Na Itália, Robinho tentou recorrer da decisão da Justiça, mas foi condenado nas três instâncias. A última foi em 2022. Nesta época, ele já havia retornado ao Brasil. Por conta disso, o Ministério da Justiça da Itália fez um pedido de extradição ao Brasil, para que o governo federal enviasse o jogador de volta ao país europeu.
16. No entanto, o Brasil não extradita brasileiras. Com isso, a Justiça da Itália solicitou que a sentença de nove anos de prisão fosse cumprida no Brasil, o que foi acatado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
17. Robinho foi preso em março deste ano e cumpre a pena desde então. O ex-jogador está na Penitenciária II de Tremembé. O julgamento no plenário virtual do STF ocorre após dois pedidos da defesa de Robinho para a obtenção de habeas corpus.
18. Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia abriu suas inscrições para a edição de 2025 e convida artistas de todas as partes do mundo a participar. As apresentações acontecerão entre 21 e 29 de março em Salvador e nas cidades baianas de Conceição do Almeida e Jequié.
19. As inscrições vão de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2024 e podem ser feitas através do site oficial do evento, www.festivalderua.com, onde também estão disponíveis informações sobre edições anteriores. A direção artística está à procura de espetáculos variados de música, mímica, acrobacia, comédia, ilusionismo, dança e artes plásticas, que possam ser apresentados em formato de show de rua.
20. Alta qualidade e profissionalismo: as apresentações devem refletir excelência e consistência.
Caráter de show de rua: sem necessidade de palco ou equipamentos técnicos pesados, como iluminação e som, para que possam ocorrer em qualquer local público e a qualquer momento.
21. Elementos de “chapéu” e acessibilidade ao público: as performances devem permitir que o público chegue a qualquer momento, seja no início, meio ou fim do espetáculo, e incentivem o modelo de doação espontânea.
Interatividade e intercâmbio: a curadoria valorizará espetáculos que promovam a interação direta com o público e a troca cultural entre artistas locais e internacionais.
22. A curadoria ainda dará preferência a espetáculos acústicos e que promovam práticas sustentáveis. Durante o festival, os artistas selecionados participarão de encontros e colaborações, promovendo o intercâmbio de técnicas e ideias entre diferentes estilos e nacionalidades.
23. As propostas devem ser enviadas para o e-mail info@festivalderua.com até 15 de dezembro de 2024. A seleção final será comunicada aos artistas escolhidos até 15 de janeiro de 2025, e a decisão da curadoria é definitiva e irrecorrível.
24. O Festival Internacional de Artistas de Rua é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, das Secretarias de Cultura e da Fazenda do Estado da Bahia.
25. A Universidade Federal do Ceará (UFC) concedeu nesta sexta-feira (15) o título de Doutora Honoris Causa à baiana de Santo Amaro da Purificação, Maria Bethânia Viana Teles Veloso. O evento ocorreu na Concha Acústica da UFC e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana.
26. O Doutor Honoris Causa é um título concedido a personalidades de fora da universidade que tenham contribuído de forma notável nas ciências, no ensino, na cultura ou na política e que tenham beneficiado de forma notável a humanidade ou o país. Maria Bethânia se apresenta ao lado do irmão, Caetano Veloso, neste sábado (16) em Fortaleza, como parte da turnê em que cantam sucessos das carreiras juntos.
27. “Ao ser homenageada nesta universidade devo, primeiramente, homenagear aqueles que ao longo desses muitos anos me constituíram como artista. Minha dívida não é pequena. Minha vontade de agradecer não é menor. Mas seriam tantos nomes que é impossível listá-los e reconstituir tudo que se passa no meu coração.
28. Líderes revolucionários mundiais: Gandhy (Índia), Mao Tsé Tung (China), Vladimir Lenine (Rússia), um chaveiro (Brasil).