Sexo aos gritos é motivo de reclamação de sindica do Minhocão
1. Dois policiais militares investigados por envolvimento em um roubo ocorrido no município de Lauro de Freitas foram presos temporariamente hoje, dia 7, nos municípios de Salvador e Camaçari pela “Operação Falso Jaleco”, que também cumpriu três mandados de busca e apreensão.
2. A ação foi deflagrada de forma integrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio dos gupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Corregedoria da Polícia Militar do Estado da Bahia e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force).
3. Os mandados cumpridos hoje decorrem de investigação que apura o roubo ocorrido em maio de 2024 e que levou à identificação dos dois policiais militares envolvidos no crime. Naquela ocasião, três homens disfarçados de profissionais de saúde, vestindo jalecos brancos e usando máscaras cirúrgicas, adentraram em um imóvel residencial e, mediante grave ameaça com porte de armas de fogo, restringindo a liberdade dos moradores, subtraíram quantia superior a R$ 130 mil do cofre da casa.
4. As buscas e apreensões realizadas nas residências dos policiais na tarde desta quinta-feira resultaram na apreensão de celulares, um simulacro de arma de fogo, munições e outros objetos de interesse da investigação.
5. (CORREIO) O Hospital da Bahia será comprado pela maior rede privada de hospitais do país, o Grupo Rede D'Or São Luiz. Com sede no Rio de Janeiro, está presente em diversos estados: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Sergipe. Em Salvador, o grupo já controla os hospitais Aliança, São Rafael, Aeroporto e Cardio Pulmonar. E vai entregar em poucos dias o Star Aliança.
6. Conjuntamente com a Rede D'Or, a rede Dasa, que administra hoje o Hospital da Bahia, vai anunciar a negociação da unidade de saúde nos próximos dias. O valor é mantido em segredo absoluto.
7. Moradores de um condomínio localizado na região conhecida como Politeama, no Centro de Salvador, foram surpreendidos com um comunicado emitido pela administração do residencial. Sem citar nomes, o alerta repudia o comportamento de pessoas que estariam praticando relações sexuais com barulho, incomodando aos vizinhos - incluindo de outro prédio.
8. "Comunicamos aos moradores que a administração vem recebendo reclamações dos moradores deste condomínio, como também do edifício vizinho. Trata-se de pessoas que fazem amor aos gritos, incomodando a todos", inicia o comunicado, que foi enviado na segunda-feira (4).
9. "Sabemos que o amor é lindo, mas quando vivido entre dois, não precisa participar para outras pessoas. Se você mora em condomínio que é habitado por crianças e idosos isto passa a ser desrespeitoso", continua o texto.
10. Em seguida, a síndica Tereza Camões, que também mora no Condomínio Conjunto Residencial Politeama, mais conhecido como "Minhocão", pede que "quem ama aos gritos" se contenha.
11. "É constrangedor para administração ter que pedir moderação neste ato. Esperamos contar com a sua compreensão e colaboração, evitando novas reclamações", finaliza. [Confira íntegra abaixo]
12. Em outro comunicado emitido anteriormente, também de forma inusitada, a administração cita outros três problemas. No primeiro, a síndica avisa que moradores estariam usando irregularmente vagas do estacionamento destinadas aos idosos.
13. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia convida baianos e visitantes para uma sessão solene em homenagem ao Centenário de Nascimento do professor Cid Teixeira, que vai ocorrer no dia 11 de novembro de 2024 (segunda-feira), às 17 horas, no auditório do IGHB (Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade).
14. O encontro vai reunir, sob a presidência de Joaci Góes, os especialistas Luis Guilherme Tavares, Rafael Dantas, Antonietta D’ Aguiar Nunes, José de Jesus Barreto, Clarindo Silva, Fernando Oberlaender e Felipe Cavalcante.
15. O professor, historiador, escritor, advogado e jornalista Cid José Teixeira Cavalcante nasceu em Salvador no dia 11 de novembro de 1924. Foi funcionário e associado do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, ensinou em diversos colégios e faculdades da Bahia e se notabilizou pelo vasto conhecimento sobre o estado. Foi tema do documentário “A Enciclopédia da Bahia”, do cineasta Roberto Gaguinho.
16. Conhecido pela memória invulgar, disseminou a cultura histórica através de suas aulas, conferências, entrevistas, artigos em jornais, escritos diversos e em programas de rádio, o que o tornaram bastante popular. Durante muito tempo foi a principal referência em temas históricos ligados à Bahia.
17. Como jornalista foi editor-chefe do jornal “Tribuna da Bahia” e no Instituto de Rádio Difusão Educativa da Bahia – IRDEB, implantando a Rádio Educadora da Bahia. Escreveu dez livros de história e colaborou em dezenas de outras publicações do gênero. Foi filiado ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia/SINJORBA e à Associação Bahiana de Imprensa /ABI).
18. Em 1993, Cid Teixeira entrou na Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a Cadeira 19. Em 2013, recebeu a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. Morreu em 21 de dezembro de 2021, aos 97 anos.
19. Cidadãos com dificuldade no acesso a serviços digitais agora podem contar com auxilio durante o atendimento na Rede SAC. A partir de hoje (07.11), os postos SAC Bela Vista, Comércio e Cajazeiras, em Salvador, passam a oferecer à população o suporte do Espaço BA.GOV.BR, um ambiente criado sob medida para facilitar a interação do cidadão com os meios digitais e promover o seu acesso às centenas de serviços públicos disponibilizados atualmente via internet pelo governo baiano.
20. Cada unidade contará com Rede Wi-Fi própria e uma equipe especialmente capacitada para atender no Espaço BA.GOV.BR. Identificados com um colete escrito “Posso te ajudar?”, os profissionais estarão disponíveis para oferecer operação assistida aos cidadãos, prestando orientação, tirando dúvidas e solucionando problemas durante a navegação na plataforma de serviços públicos digitais BA.GOV.BR (www.ba.gov.br).
21. “Além de fomentar a inclusão digital e ajudar a aculturar a população à plataforma BA.GOV.BR, o serviço vai contribuir para organizar o nosso fluxo de atendimento presencial, ao agilizar a realização dos agendamentos on-line”, ressalta a diretora Operacional da SAC, Nilza Rios.
22. “Alguns serviços de grande procura são oferecidos pela Rede SAC exclusivamente por meio de agendamento prévio, mas, mesmo com a nossa divulgação, há cidadãos que comparecem ao posto sem marcar com antecedência”, conta Nilza. A diretora lembra também a importância do suporte que a equipe dará ao público na realização de serviços 100% on-line, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-E).
23. Com mesas redondas e priorização das áreas de circulação, o layout do Espaço BA.GOV.BR foi concebido para viabilizar também a realização de atendimentos conjuntos e prolongados, inclusive para cidadãos idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.
24. A proposta é de que os atendentes atuem como facilitadores, estimulando a autonomia dos usuários. Os atendimentos serão realizados por demanda espontânea e a partir do encaminhamento daqueles cidadãos que buscarem orientações na recepção do posto