Projeto da deputada é ocupar a presidência da ALBA e depois avançar mais
1. A deputada Ivana Bastos reforça a sua força política com um resultado expressivo nas eleições municipais, conquistando a confiança e o apoio direto de 27 prefeituras, sete a mais do que até então. Ao longo de sua trajetória, Ivana tem se destacado pelo compromisso com o desenvolvimento dos municípios, trabalhando em parceria com lideranças locais e promovendo melhorias em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação e saneamento básico.
2. Esse resultado reforça o prestígio da deputada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e sua capacidade de articulação junto aos gestores municipais. Sua base, anteriormente composta por 20 prefeituras, agora se expande, solidificando sua influência no cenário político baiano.
3. Entre os municípios que renovaram parceria com Ivana Bastos estão Botuporã, com Edmilson Saraiva e Eron; Caetité, com Valtécio e Walmique; Candiba, com Reginaldo Prado e Jarbas; Dom Basílio com Fernando e Dr. Álvaro; Feira da Mata com Valmir e Marquinhos; Ibiassucê com Tadeuzinho e Marquinhos; Ibitiara com Wilson e Samuel; Igaporã com Neto e Romilce; Iraquara com Nino e Oziel; Iuiú com Valdinha e Thiago; Lençóis com Vanessa Sena e Kiko; Malhada com Gimmy e Manoel Rufino; Malhada de Pedras com Beto de Preto Neto e Gonçalo; Matina com Olga e Irineu; Novo Horizonte com Rogério e Moacir; Palmas de Monte Alto com Tito e Rose; Pindaí com João Veiga e Graça; Serra do Ramalho com Lica e Aroldo; Souto Soares com Lucas e Kelvin; Urandi com Warley e Sinha.
4. Em 2025, a deputada também atuará juntos às prefeituras dos municípios de: Caculé com Pedrão e Willian; Caturama com Antônio Leão e Lego; Mulungu do Morro com Acácio Teles e Zé Pedro; Nova Redenção com Ademar e Áriston; Rio de Contas com Célio e Marinaldo; Seabra com Neto e Jorginho.
5. Além das prefeituras diretamente ligadas ao seu mandato; a parlamentar também amplia e fortalece a sua base de atuação em municípios cujo a banda B, como são chamados os grupos de oposição, tem crescido de forma acentuada, a exemplo dos municípios de Iramaia, Tanhacú, Riacho de Santana, Wagner, Sebastião Laranjeiras, Mucugê entre outros. Ainda vale destacar, que a parlamentar continuará atuando junto às prefeituras que não obtiveram êxito nessas eleições, a exemplo de Contendas do Sincorá, Jussiape, Jacaraci e Palmeiras.
6. “Fico imensamente feliz, pois esse resultado demonstra o reconhecimento e confiança das lideranças e da população em nosso trabalho. E seguiremos firmes, lado a lado com os gestores municipais, assegurando parcerias estratégicas que beneficiarão ainda mais municípios, com obras e investimentos que mudem para melhor a vida das famílias baianas”, afirmou Ivana Bastos.
****
7. “Eu trabalhava em outra área e vi o Partiu Estágio como uma oportunidade de dar o primeiro passo no jornalismo, que é a área que eu estudo. Cheguei na primeira convocação deste ano e tem sido uma realização muito grande”, compartilhou Maju Moreira, estudante do Centro Universitário UniFTC, sobre sua primeira experiência de trabalho em sua área de formação na Secretaria de Comunicação (Secom), através do Partiu Estágio.
8. O programa de inserção profissional, gerido pela Secretaria da Administração (Saeb), está com 5.541 vagas abertas até o dia 23 de outubro para universitários interessados em atuar em órgãos públicos do Estado.
9. Candeense, o tempo e o tráfego de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, até a capital nem são calculados por Maju, que acabou de completar quatro meses de trabalho na Secom. O estágio está sendo a realização de um sonho. “Tenho colocado em prática muito do que eu aprendi em sala de aula e o que ouvia, desde muito nova, nas rádios. Foi uma virada de chave muito importante para mim. Hoje, eu faço aquilo que eu amo, que é a minha vocação”, celebrou a estudante de 21 anos.
10. Sob a supervisão do jornalista e radialista Alexandre Santana, a universitária entrou no primeiro edital, divulgado em março deste ano, com 6.193 vagas. Como mentor, Santana avalia que o Partiu Estágio enriquece o ambiente institucional, quando possibilita o intercâmbio geracional e a possibilidade de ouvir e aprender com jornalistas em formação.
11. Eu sei o quanto é importante essa experiência para eles e tento tornar isso a melhor coisa possível, para que eles possam absorver o máximo de conteúdo, para que possam entender melhor o fluxo de informação, como funciona o nosso setor, o que a gente faz, como chega na ponta. Mas, eles também trazem o novo”, acrescentou o jornalista.
12. No dia 12 de outubro a Igreja celebra a festa da Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, além das inúmeras comunidades, um Santuário Arquidiocesano e uma paróquia são dedicadas à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora Aparecida, além de uma capelania militar que este ano completa oito décadas de criação. Todos estes templos terão uma programação intensa, com expectativa (no caso do Santuário) de cerca de 3 mil pessoas por missa, sendo que são esperados para a procissão e a missa festiva 5 mil pessoas.
13. Assim, para que vocês possam cobrir e divulgar, envio em anexo release. Os créditos das fotos que também seguem anexadas devem ser dados para: Pascom Itinga.
14. O filme de curta-metragem Money (Dinheiro, no original), dirigido pelo professor Dirceu Martins Alves, docente do Departamento de Letras e Artes (DLA), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), já ganhou duas premiações no circuito mundial. A primeira, no Festival Internacional de Cinema de Athvikvraruni, em Aranthanki, Tamil Nadu, e a segunda, no Festival Internacional de Cinema Majestic King, de Kurunthampattu, Sivaganga DT, Tamilnadu, ambos na Índia.
15. O curta-metragem de ficção, com aproximadamente 10 minutos de duração, foi totalmente gravado no bairro Salobrinho, em Ilhéus (Ba), contou com a participação de docentes, discentes, egressos e técnicos do curso de Comunicação Social (Rádio, TV e Internet), da Uesc, e da ex-aluna do curso de Geografia, Meire Lúcia.
16. Em agosto último, a obra foi selecionada pelo Rome Prisma Independent Film Awards, para disputar a categoria de melhor filme de curta-metragem internacional em Roma. No Festival Internacional de Cinema de Athvikvraruni, ganhou o Prêmio Honorable Mention Award Best International Short Film, no dia 24 de setembro, e no Festival Internacional de Cinema Majestic King, venceu na categoria de Melhor Script Screenplay (Roteiro de Filme de Curta-metragem Internacional), no dia 01 de outubro.
17. No mesmo dia da premiação de melhor roteiro internacional, na Índia, o filme Money foi selecionado para o Festival Fescilmar, importante certame de cinema espanhol que fará sua primeira sessão na Venezuela. A obra concorrerá outra vez na mostra competitiva disputando a categoria de melhor curta-metragem internacional na Venezuela. O evento ocorrerá no próxmo dia 25 de outubro, no Teatro Cajigal, na cidade de Barcelona, capital do Estado de Azoategui, Venezuela.
18. Entre as atividades da estudante estão: gravações de boletins para rádios do interior, produção de notas e acompanhamento das matérias de rua, feitas pela equipe de reportagem da secretaria.
19. Coordenador do Partiu Estágio, Célio Alcântara disse que o contrato dos estagiários tem duração de um ano, com direito a auxílio transporte, seguro de vida e férias remuneradas. “Os estudantes recebem uma bolsa, como uma ajuda para se manter na faculdade. A bolsa aumentou para R$ 607. O contrato é de um ano, mas para os alunos com deficiência não tem limite”, detalhou.
20. A base histórica do PT em Serrinha está insatisfeita com a atuação do deputado Osni Cardoso em apoiar o candidato do MDB a prefeito rejeitando um nome do PT.