Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

REFEITOS DO UNIÃO BRASIL VÃO GOVERNAR 40% BAIANOS A PARTIR DE 2025

Individualmente o PSD de Otto Alencar e Angelo Coronel é a maior força politica no interior
07/10/2024 às 19:22
     1. O partido União Brasil alcançou resultados expressivos nas eleições municipais de 2024, neste domingo (6), na Bahia. A partir de 2025, a sigla será responsável por governar cerca de 40% da população baiana, com prefeitos eleitos em várias cidades estratégicas do estado. Ao todo, 5.585.052 pessoas estarão sob administração do União Brasil, das 14.136.417 pessoas que compõem a população total da Bahia, de acordo com o último Censo.

  2. Este número poderá crescer ainda mais caso a legenda vença a disputa em Camaçari, cuja eleição ainda não foi definida. Flávio Matos (União Brasil) disputa o segundo turno com Luiz Caetano (PT). Além disso, o percentual pode ser ainda maior se incluir os prefeitos eleitos por partidos aliados, a exemplo de Genival Deolino (PSDB) em Santo Antônio de Jesus e Jânio Natal (PL) em Porto Seguro.

  3. Entre as cidades que serão governadas pelo União Brasil estão importantes centros urbanos e regiões economicamente relevantes, como Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Barreiras e Simões Filho. Esses municípios somam uma grande parcela da população e têm papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do estado.

  4. A lista completa das cidades onde o partido garantiu o controle é a seguinte: Araçás, Brejolândia, Buerarema, Cairu, Campo Formoso, Conceição do Jacuípe, Conde, Coribe, Correntina, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Ibiassucê, Ibicaraí, Ilhéus, Itagi, Lagoa Real, Lauro de Freitas, Mansidão, Mata de São João, Mucuri, Nova Viçosa, Ourolândia, Pé de Serra, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Senhor do Bonfim, Sítio do Mato, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Várzea do Poço e Vitória da Conquista.

  5. O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, celebrou a vitória do partido em diversas regiões e destacou o papel decisivo da sigla na gestão do estado.

  6.  “Esses números são um reflexo do trabalho que o União Brasil tem feito ao longo dos últimos anos. Com mais de 40% da população baiana sob a liderança de prefeitos do nosso partido, teremos a oportunidade de transformar a Bahia, levando desenvolvimento e qualidade de vida para milhões de pessoas. E isso é apenas o começo. Se vencermos em Camaçari, esse número será ainda maior, consolidando o União Brasil como a principal força política da Bahia”, afirmou.

   7. O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, ressaltou que o resultado das urnas mostra a confiança das pessoas no projeto do partido.

  8.  “Nosso partido sai destas eleições extremamente fortalecido, seja pela vitória histórica na capital, seja pelo resultado alcançado no interior. O modelo de gestão do União Brasil tem sido muito bem sucedido, tanto em Salvador quanto em outras cidades, onde alcançamos também resultados muito expressivos. É essa forma de governar e de cuidar das pessoas que nós queremos para a Bahia”, salientou.
                                                                             ****
  9. Reforço em Camaçari - ACM Neto e Bruno Reis reforçam apoio a Flávio Matos em Camaçari no 2º turno: “Todos nós vamos estar na cidade até o dia 27”

  10. O candidato a prefeito de Camaçari, Flávio Matos (União Brasil), e a sua candidata a vice, Professora Angélica (PP), reuniram-se na tarde desta segunda-feira (7) com Bruno Reis, prefeito reeleito de Salvador, e com ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, para traçarem as estratégias do segundo. Neto afirmou que a campanha já reiniciou e que todo o grupo aliado a Flávio na Região Metropolitana (RMS) estará presente na cidade, somando esforços para a vitória.

  11. “Nós já estamos aqui em campanha, de novo, porque é segundo turno em Camaçari. Todos nós vamos estar aí, na cidade, até o dia 27. Nesses próximos 20 dias ninguém descansa. Lembrem-se que eles falaram que estavam 20 pontos na frente, mas a eleição terminou empatada e agora é a virada. Flávio Matos será prefeito de Camaçari com o apoio de todos nós”, disse ACM Neto, ex-prefeito da capital baiana, em vídeo publicado nas redes sociais.

  12. Prefeito reeleito em Salvador com quase 80% dos votos, Bruno Reis também afirmou que vai se empenhar para que Flávio saia vitorioso. “Estamos aqui unidos, Salvador e Camaçari, para trabalhar muito nessa chegada do segundo turno e, com certeza, construir uma linda vitória. Camaçari não pode voltar ao passado, precisa ter um prefeito bom de trabalho, que fez uma grande campanha e será o melhor prefeito que essa cidade já teve”, disse.

  13. Flávio demonstrou a satisfação de contar ainda mais com o apoio de Neto e de Bruno neste segundo turno, que será decidido no dia 27 de outubro. “Feliz e alegre com este apoio. Camaçari já decidiu que não vai viver a opressão, que Camaçari não vai viver pelo medo, vai viver pela liberdade e por um novo futuro”, afirmou o candidato do União Brasil.

  14. O primeiro turno da eleição em Camaçari terminou praticamente empatado, com uma diferença de apenas 559 votos entre os dois primeiros colocados. Flávio Matos teve 77.367 votos, o equivalente a 49,17% dos votos válidos, ficando a apenas 1.306 votos de vencer já neste primeiro turno.
                                                                               ****
   15. A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV na Bahia, obteve um resultado bastante positivo nas eleições municipais deste ano no estado. O instituto elegeu 69 prefeitos e prefeitas na Bahia, superando o partido Avante, que ficou com 60 prefeituras. Como o PSD do senador Otto Alencar conquistou 115 prefeituras, a Federação desponta como a segunda maior força partidária da Bahia.

  16. “No âmbito da Federação, somando as prefeituras conquistadas pelos companheiros do PCdoB e PV, somamos 69 e nos consolidamos como a segunda maior bancada de prefeitos e prefeitas da Bahia. E ainda temos pela frente o segundo turno em Camaçari, com o companheiro Luiz Caetano, que acreditamos sair vitorioso”, afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

   17. O presidente do PCdoB e da Federação, Geraldo Galindo, destacou que esta foi a primeira vez que foi realizada uma eleição municipal sob a égide da Federação. “Aqui na Bahia a Federação teve um desempenho positivo, e isso foi a primeira experiência de eleição municipal”, disse Galindo, ao afirmar: “Foi um resultado expressivo e com tendência de crescimento para batalha eleitoral seguinte, em 2026, o que é uma vitória política do campo da esquerda aqui na Bahia”.

  18. Com participação nos principais eventos da campanha de Débora Régis, em Lauro de Freitas, o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), ressaltou a vitória da correligionária para o comando da cidade da Região Metropolitana, no último domingo. Tavares marcou presença nas comemorações e desejou êxito na gestão de Débora e do seu vice Matheus Correia à frente da cidade.

  19. “Foi uma imensa alegria estar presente nesse momento de grande conquista para Lauro de Freitas, que foi a eleição da amiga, agora prefeita eleita, Débora Régis e de seu vice Matheus. Ela superou todas as dificuldades da caminhada e levou uma mensagem de mudança para a cidade. As pessoas compreenderam esse propósito e entregaram a Débora essa nobre missão. 

  20. Desejo muito sucesso à sua gestão e reafirmo que ela pode contar com o apoio do nosso mandato para promover as realizações que tanto almeja para a sua cidade. Acompanhamos de perto cada momento dessa trajetória e posso ressaltar a sua luta, capacidade e vontade de realizar as melhorias que Lauro de Freitas tanto precisa. Parabenizo a Débora e ao seu grupo por esse grande resultado. Juntos vamos construir o melhor para Lauro de Freitas”, enfatizou.