Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADOS PEDEM PRESENÇA NA GUARDA NACIONAL NA ELEIÇÃO DE CAMAÇARI

Na ausência de Lula, a presidente do PT. Gleci Hoffmann esteve em Conquista e Feira de Santana
01/10/2024 às 10:34
     1. (CORREIO) Deputados da oposição ao PT pediram apoio da Força Nacional na eleição de Camaçari. O requerimento foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). No texto, os parlamentares afirmam que a facção criminosa Comando Vermelho tem impedido que o candidato do União Brasil a prefeito de Camaçari, Flávio Matos, realize atividades eleitorais no município.

  2. O documento foi assinado pelos deputados federais Paulo Azi, Elmar Nascimento, Arthur Maia, Dal Barreto, Zé Rocha e Leur Lomanto Jr., todos do União Brasil, além de Adolfo Viana, presidente estadual do PSDB.

  3. “A proibição imposta pela facção criminosa à entrada do candidato Flávio Matos em localidades do município de Camaçari, conforme relatado pelos meios de comunicação, é parte de um esquema de coação e violência que ameaça não só a liberdade de campanha, mas também o próprio direito dos eleitores de exercerem sua escolha de forma livre e desimpedida", diz o requerimento.
                                                                   *****
  4. A presidente nacional e deputada federal, Gleisi Hoffmann, reafirmou a importância da eleição de Zé Neto, em Feira de Santana, e de Waldenor Pereira, em Vitória da Conquista, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente. Gleisi esteve nos dois municípios baianos nesta terça-feira (1°) para alavancar as candidaturas do PT, e nesta quarta-feira (02), a dirigente nacional participará dos atos de campanha de Caetano, em Camaçari, e de Rosalvo, em Lauro de Freitas.

  5. Em Conquista e Feira, Gleisi convocou a militância para se mobilizar ainda mais na reta final da campanha e destacou que as articulações na formação das coligações, que contam com um grande número de partidos, também fortalece as chances de vitória. "A gente precisa ter estratégia, tática e nesses últimos dias é a batalha, é quando vamos conquistar a vitória". 

  6. A presidente do PT elogiou os candidatos petistas em Conquista e em Feira, de quem são companheiros no Congresso Nacional e os quais considera como quadros muito qualificados do partido.  "É uma alegria estar aqui, eu conheço o Waldenor, meu colega, meu companheiro de bancada da Câmara Federal. Aliás, o deputado, com muitas qualidades, de muita seriedade e competência, que a gente tem uma grande referência. Você vai fazer falta lá, viu? Você vai ficar aqui como bom prefeito a fazer falta lá, de verdade".

  7. Sobre Zé Neto, Gleisi disse que também sentirá falta do deputado federal licenciado da Câmara, em Brasília, que acredita ser o próximo prefeito de Feira de Santana. 

  8. "Você fazer muita falta, mas lá a gente dá um jeito de te substituir, aqui você é insubstituível, aqui você tem que ser o prefeito. Então fico muito feliz de estar aqui. Saiba que você foi desde o início você uma candidatura prioritária nossa. A gente bolou fazer todas as coisas possíveis para estar com você, para te ajudar e apostamos muito nisso. E achamos que está na hora de Feira de Santana ser governada pelo PT e receber o tratamento adequado que merece, aproveitando a parceria com Lula e Jerônimo".

  9. No primeiro dia de visita à Bahia, Gleisi explicou que presidente Lula não pôde estar presente nas campanhas devido à intensa agenda da Presidência. "Mas eu não poderia deixar de vir aqui e trazer um abraço grande e forte de toda a direção nacional do PT e também do presidente Lula. Ele gostaria de ter tido tempo, gostaria de ter se dedicado aí pelas campanhas, mas a agenda da presidência, vocês estão vendo que está muito pesada, muita coisa acontecendo no Brasil, muita coisa pra cuidar", disse.

  10. Os visitantes da 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de hoje (1) até o dia 4 de outubro no Observatório Astronômico Antares, em Feira de Santana, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os serviços da Embasa. 

  11. A empresa montou um estande com atividades educativas e doação de mudas de plantas nativas do seu Viveiro Educador e, no local, também está recebendo óleo de cozinha usado, que será destinado de forma adequada por meio do Programa Se Ligue no Óleo. 
   
  12. Os visitantes do espaço poderão girar a “Roleta do Conhecimento”, com perguntas sobre os serviços prestados pela Embasa, além do "Jogo da Memória" com imagens e mensagens educativas para memorizar. A participação nos jogos dá direito a brinde. O espaço funciona das 8h às 12h e 14h às 16h30. 
   
  13. Hoje (1) pela manhã, o espaço recebeu a visita de estudantes da Escola Municipal Zenaido de Carvalho dos Santos, do município de Teofilândia. A professora da escola, Tatiana Matos, elogiou o espaço. “Achei a visita perfeita, pois não conhecia por completo como funciona o tratamento da água. Com o aprendizado de hoje, vou consumir água tratada com confiança, ela é mais eficaz do que a água mineral”, declarou.

   13. As aulas do programa de capacitação dos conselheiros de políticas culturais de Salvador para o biênio 2024-2026 começaram, de forma online, nesta terça-feira (1º). Estruturado em três módulos, totalizando 55 horas/aula, o curso acontece até o dia 30 de novembro, com atividades majoritariamente virtuais, oficinas e rodas de conversa, buscando garantir um diálogo amplo e contextualizado sobre gestão e políticas culturais. 

   14. A formação trabalha com os temas: interlocuções no campo da cultura; sistemas e políticas culturais; e diálogos entre o poder público e os conselheiros. As atividades contarão ainda com oficinas práticas, buscando desenvolver habilidades de colaboração e comunicação entre os conselheiros.

   15. Nesta terça ocorrerá a primeira oficina, “Conselho de Cultura Hoje”, em formato virtual, e marcará o início do programa, explorando as expectativas dos novos membros.

   16. Na quarta-feira (2), às 17h, acontece a aula inaugural de forma presencial, na sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), na Barroquinha, com o tema “Promoção da Diversidade, Inclusão e Participação Social: que desafios o Conselho de Cultura de Salvador pretende assumir?”.

   17. A programação inclui ainda atividades complementares, rodas de conversa, apresentando uma oportunidade para fortalecer o papel do Conselho de Políticas Culturais de Salvador (CMPC) e contribuir para o desenvolvimento do segmento, com inclusão e equidade.

   18. Alcance - O curso está aberto para todos os conselheiros da sociedade civil e do poder público empossados para esta gestão, correspondente ao biênio 2024-2026, bem como candidatos dos territórios e setores validados para a eleição suplementar, a ser convocada ainda em 2024, somando aproximadamente 60 indivíduos. 

  19. Chefe de Assessoria Estratégica de Gestão da FGM, Júlio Marques explica que a capacitação e formação para os conselheiros visa qualificar e potencializar o debate público sobre a política cultural do município, realizado pela fundação há 12 anos.

   20. "O conselho é um componente fundamental, que já se encontra na quinta gestão, alcançando mais de 100 sessões ordinárias e fazendo valer o pacto de participação da sociedade civil em curso. Nossa expectativa e nosso objetivo é estabelecer um novo patamar dentro da janela de oportunidades que temos a partir da política nacional Aldir Blanc, assim como na Lei Paulo Gustavo. O que buscamos do debate público com essa capacitação das lideranças que representam os conselheiros é um aumento bastante significativo".

 

Romário Almeida, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, lembra que "a formação é fundamental para qualificar o trabalho dos conselheiros de cultura, dada a relevância do órgão para a definição das diretrizes das políticas culturais do município e a fiscalização do cumprimento das mesmas".

 

Nesse sentido, um espaço para aprimorar os conhecimentos sobre políticas culturais, sistema de cultura e participação e controle social é imprescindível para o sucesso dessa engrenagem.