1. Neste sábado a Associação Bahiana de Imprensa realizou o lançamento da quinta edição da Revista Memória da Imprensa, com discussões, homenagens e muita música. A publicação, que se dedica a eternizar histórias de grandes profissionais da imprensa baiana com o mesmo zelo que eles aplicaram às suas fontes, traz entrevistas com Fernando Vita, Tasso Franco, Cristóvão Rodrigues, Heloísa Sampaio e Raimundo Machado, um ensaio fotográfico e artigos sobre o combate à desinformação.
2. Como parte da agenda dos 94 anos da ABI, comemorados em agosto, o evento aconteceu no Auditório Samuel Celestino, 8º andar da ABI, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, e contou com um grande número de profissionais da imprensa baiana.
3. “Publicamos histórias de vidas fantásticas, através de pesquisas, entrevistas e isso nos consome muito tempo e energia criativa. Por que não fazermos o mesmo com jornalistas e radialistas, se sabemos das coisas incomuns, aventuras e perigos vividos por quem tem por ofício a dor e a delícia de contar histórias?”, comentou o jornalista Ernesto Marques, presidente da ABI.
4. Aconteceu também um um debate sobre desinformação em tempos de algoritmos e inteligência artificial, com as participações de Nascimento, Mariana Alcântara e a advogada Luciana Marques. Os três acadêmicos foram bastante questionados pela plateia pois trataram do tema misturando o jornalismo com as redes sociais. Para o joirnalista Tasso Franco, "redes sociais são uma coisa e difusores da desinformação e om jornalismo feito nos blogs e sites outra coisa feitos com responsabilidade com as noticias".
5. Uma jam musical formada por jornalistas que compartilham o amor pela música comanda um tributo a Jorge Ramos. O professor, jornalista e escritor Jorge Ramos, falecido no dia 4 de abril deste ano, era membro da diretoria da ABI, no cargo de 2º secretário. Jorginho, como era carinhosamente tratado pelos colegas, deixou um legado prolífico de atuação na Faculdade de Comunicação da UFBA, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e em muitas outras instituições e veículos de comunicação no estado.
6. Inicialmente criado para o formato de documentário, o projeto “Memória da Imprensa – A História do Jornalismo Contada Por Quem Viveu” assume o formato de revista há quatro edições, publicadas em versão digital e impressa. A revista é editada pelo jornalista Biaggio Talento, com projeto gráfico do artista visual e cartunista Gentil e da designer gráfica Bianca Alves, com entrevistas assinadas por diversos jornalistas experientes.
7. As três primeiras edições trazem os relatos de 30 profissionais da comunicação, pautando suas atuações nas mais diversas editorias como o jornalismo cultural, esportivo e policial, além de abordar o período de censura e repressão vivido na ditadura militar. Já a quarta edição celebrou os 93 anos da ABI, trazendo a voz de cinco decanos da comunicação baiana e artigos relacionados às discussões dos painéis que integraram a agenda comemorativa.
***
8. Presente na Caminhada de Zé Neto, em Feira de Santana, neste sábado (28), o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou que o candidato à Prefeitura municipal está bem situado na campanha. i
9. “Hoje, ao lado do ministro Rui Costa, Zé Neto recebeu o carinho e o apoio do povo feirense numa potente caminhada pelo centro da cidade. Impressionante as manifestações das pessoas, os sorrisos, os gritos de apoio. Não tenho dúvida que Zé Neto será o próximo prefeito de Feira de Santana”, disse Éden, destacando ainda as presenças das lideranças políticas locais, do deputado Robson Almeida e da secretária da Saúde, Roberta Santana.
10. Neste sábado (28) comemora-se o Dia Mundial contra a Raiva, doença infecciosa viral aguda grave e que acomete mamíferos, inclusive o homem, sendo transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordedura. No mundo, a doença é responsável por cerca de 60 mil mortes humanas anualmente.
11. Em Salvador, a Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano alcançou uma meta histórica e imunizou mais de 263 mil cães e gatos em dois meses de intensificação das ações de combate à raiva. A meta era vacinar 261.725 animais.
12. A imunização contra a raiva animal é a forma mais eficaz de manter cães e gatos protegidos contra um vírus que registra quase 100% de letalidade em humanos.
13. “Esta data é essencial para nos conscientizar da importância em levarmos nosso pet para vacinar contra a raiva, assim como devemos evitar o contato com animais silvestres como micos, morcegos, que podem veicular o vírus. Em caso de contato e agressão, recomendamos que lavem bem o local com água e sabão, e procure uma unidade de saúde imediatamente ”, instrui Danielle Dantas, chefe do setor de raiva do CCZ.
14. O imunizante para os animais segue sendo ofertado na rotina das unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A lista pode ser conferida no site da SMS no link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br. A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da doença e, consequentemente, previne a raiva humana.
15. O time da renovação não para de crescer. Mais quatro nomes do cenário político em Ilhéus declararam apoio a Valderico Junior, integrando o grupo do candidato do União Brasil na corrida eleitoral. São eles os candidatos a vereador Ronaldo Prata (PRD), Jaciara Veríssimo (PL) e Kleber Pizza (PL), e o membro da Executiva do PL, Senival.
16. Entre os novos apoiadores, Jaciara, Kleber e Senival rompem com o candidato Coronel Resende (PL), enquanto Ronaldo Prata intensifica a aliança com Valderico Junior. A conclusão dos quatro é que só há um caminho para renovar a política no município e que a vitória do 44 no dia 6 de outubro representa o melhor para Ilhéus.
17. Para colaborar com os importantes serviços do Martagão Gesteira, maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste, Bobô destinou R$ 300 mil de suas emendas parlamentares para a Liga Álvaro Bahia Contra a
Mortalidade Infantil (a entidade mantenedora). É o primeiro deputado estadual a ter essa iniciativa.
18. A ação é muito importante, pois o hospital segue ajudando milhares de crianças, mesmo enfrentando dificuldades financeiras. Desde que foi inaugurado, em 1965, o Martagão busca ampliar os serviços e melhorar sua estrutura com o apoio da sociedade.
19. Atualmente, o hospital conta com 226 leitos e recebe milhares de pacientes por ano. Já fez mais de 500 mil atendimentos nas 27 especialidades médicas oferecidas, com destaque para cirurgia, oncologia, cardiologia e neurologia.
20. "Fico feliz em destinar essa verba para um hospital tão importante e necessário ao nosso povo. Abracem o Martagão, também, e façam doações!", disse Bobô, que anunciou a ação na presença do diretor-presidente da
Liga, Carlos Emanuel, da sua esposa e presidente do projeto social Além de Mim, Andréa Freitas, do assessor técnico da Sesab, Cássio Garcia, do presidente da FETAG-BA, João da Cruz, do empresário Edmundo Garcia, além de assessores do Martagão e do seu mandato.
21. O texto escrito sobre a geomorfologia da Bahia, sob o ponto de vista regional, visa contribuir para os estudos do relevo, apresentando alguns dos principais trabalhos científicos em evidência, com a intenção de esclarecer o entendimento dos leitores, por meio de dados e informações consistentes.
22. O objetivo central é fornecer um documento conciso e unificador, para ampliar e popularizar o entendimento da geomorfologia do Estado da Bahia. Iniciamos com uma breve caracterização da geologia e da geomorfologia, a fim de apresentar os aspectos gerais que compõem a paisagem baiana.
23. Adotamos como principal referência para revelar a paisagem baiana dois documentos públicos oficiais, ambos da década de 70, os trabalhos do Projeto RADAM BRASIL, a Folha Salvador—SD.24 e o Atlas do Estado da Bahia, além de inúmeros documentos científicos clássicos e contemporâneos, produzidos por especialistas em geografia e geociências.
24. Destacamos que esses dois trabalhos fundamentais e outros estudos são extensos, por vezes de difícil compreensão, e inacessíveis à maioria do público. Portanto, delineia-se uma discussão geomorfológica criteriosa e sintética.
25. As reflexões produzidas neste trabalho científico confirmam a existência de oito (08) unidades principais do Relevo Baiano: Planície Costeira, Planaltos, Bacias Sedimentares, Superfície Rebaixada Sertaneja, Planalto Diamantina, Sistema Residual de Montanhas do Espinhaço, Superfície Rebaixada São Franciscana e Grande Planalto Ocidental (“chapadão”).