Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PROFESSORES DA UNEB APROVAM ESTADO DE GREVE; GOVERNO SE MANIFESTA

Governo se comprometeu a apresenta nova proposta de recomposição salarial na quinta-feira, 19
16/09/2024 às 10:47
 1. A assembleia das professoras e dos professores da UNEB realizada na tarde desta segunda-feira (16) aprovou o estado de greve da categoria docente. Esse é o último estágio antes da deflagração da greve por tempo indeterminado. Embora a possível deflagração da greve estivesse na pauta da assembleia, de maneira responsável e reforçando o interesse em negociar, a categoria docente adotou a estratégia de aguardar a nova proposta do governo, que será apresentada na mesa de negociação, nesta quinta-feira (19).

  2. Os representantes de Jerônimo Rodrigues haviam se comprometido em apresentar uma nova proposta apenas na segunda-feira (23). A partir da pressão da categoria docente e da possibilidade de greve, a mesa de negociação foi reagendada para esta quinta-feira.

   3. A última proposta do governo, também rechaçada pela categoria docente, propunha um ganho real, ou seja, com valor acima da inflação, que em dezembro de 2026 atingiria o índice de apenas 3,5%, pago em três parcelas de 1,15%. Segundo o DIEESE, desde 2015, as perdas acumuladas em decorrência da inflação chegam a 35% dos salários.

  4. Durante a assembleia, a tônica dos discursos feitos pela categoria docente foi o descontentamento e a indignação com a falta de vontade política do Governo da Bahia, na mesa de negociações. As representações sindicais tentaram abrir essas negociações desde o começo do governo de Jerônimo Rodrigues, em janeiro do ano passado. Mas, só começaram efetivamente a partir das assembleias aprovarem, no início de junho deste ano, o indicativo de greve. Desde o início de 2023, 14 reuniões aconteceram e outras quatro foram desmarcadas pelo Executivo.

  5. O Coordenador Geral da Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB), Clóvis Piáu alerta que, além da questão salarial, existem outros pontos na pauta de reivindicações que os representantes de Jerônimo Rodrigues não dialogam, a exemplo da garantia de direitos trabalhistas como promoção, progressão e adicional de insalubridade; além da ampliação e desvinculação do quadro de vagas docentes. Outros professores, durante a assembleia, também fizeram falas de indignação pela falta de diálogo do governo com os demais itens da pauta.

  6. Segundo o professor João Borges, Coordenador de Comunicação da ADUNEB, “A disposição do Movimento Docente em seguir as negociações e caminhar para a solução dos impasses precisa ser ressaltada. Em todas as reuniões demonstramos responsabilidade e vontade em negociar. Porém, a categoria demonstra que chegou no limite. 

  7. Se a proposta que será apresentada nesta quinta-feira não demonstrar uma nova postura do governo, a greve por tempo indeterminado poderá ser a respostas das professoras e dos professores da UNEB”, finalizou Borges.

  8. A próxima assembleia docente, que poderá deflagrar a greve, já foi agendada para a segunda-feira (23).Crédito: Murilo Bereta - Ascom ADUNEB
                                                                               **
  9. A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) deu mais um importante passo em sua consolidação como uma referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). 

  10. Durante evento realizado nesta segunda-feira (16), foi apresentada a proposta de criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Medicamentos (CPDIM), que será instalado no Parque Tecnológico da Bahia. O CPDIM já conta com R$ 11,3 milhões de financiamento e será uma plataforma essencial para o desenvolvimento de novos medicamentos, além de um espaço multiusuário para pesquisadores de diversas instituições.
 
  11. A ministra da ciência, tecnologia e inovação, Luciana Santos, a secretária de saúde, Roberta Santana, o secretário de ciência, tecnologia e inovação, André Joazeiro, e a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, estiveram presentes. Eles acompanharam as ações da empresa alinhadas à estratégia de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), uma iniciativa que visa aumentar a produção nacional de medicamentos e insumos, para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a autonomia nacional nesta área tão sensível.
 
  12. “O avanço da Bahiafarma no desenvolvimento de medicamentos e na inovação farmacêutica mostra o potencial do Brasil em utilizar sua biodiversidade e recursos científicos para fortalecer o SUS e beneficiar a população”, destacou a ministra Luciana Santos.
 
  13. A Bahiafarma será responsável pela gestão técnica do CPDIM, que incluirá três áreas prioritárias: o Laboratório de PD&I em Medicamentos Sintéticos, o Laboratório Analítico de Medicamentos e o Centro Avançado de Formação e Treinamento. Estima-se que serão necessários R$ 10 milhões para equipar essas instalações.
 
  14. Para a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, a instituição não pode se limitar a produzir medicamentos. Para ela, articular a linha produtiva da indústria farmacêutica com a produção científica de nossas universidades valoriza o trabalho desenvolvido por nossos pesquisadores, abre novos mercados, fortalecendo a Bahia e o Nordeste. “Pesquisar a nossa biodiversidade e transformar esse conhecimento em produtos que vão beneficiar a população deve estar sempre entre os nossos principais objetivos, avaliou Ceuci.
       
  15. O CPDIM já conta com a parceria estratégica de instituições como Fiocruz Nacional e Bahia, Ufba, Uneb, Uefs e UFRB. Essas colaborações, formalizadas através de assinatura de termos de cooperação técnica, têm sido essenciais para a pesquisa de moléculas terapêuticas originárias da flora baiana, como o óleo de licuri, conhecido por suas propriedades cicatrizantes. Além disso, plantas como mulungu, aroeira, maracujá do mato e moringa também estão sendo estudadas em projetos de inovação.
 
  16. Um dos projetos de maior impacto atualmente é o desenvolvimento de uma formulação pediátrica de hidroxiureia, em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFBA, que será fundamental para maior precisão na dosagem diária necessária e uma melhor adesão ao tratamento precoce da doença falciforme. A Bahia é o estado brasileiro com a maior incidência dessa doença, que afeta majoritariamente a população negra.
 
  17. A secretária Roberta Santana, reforçou a importância desse trabalho para a população. "A Bahia tem um desafio particular em relação à doença falciforme e poder contar com uma solução local, fruto de pesquisa e inovação, é um grande avanço para o tratamento desses pacientes. Estamos comprometidos em buscar melhorias constantes para a saúde pública do nosso estado".
 
  18. Outro destaque é o projeto de desenvolvimento de um probiótico voltado para o tratamento de neuropatia diabética, uma condição que afeta milhares de pessoas na Bahia e no Brasil, também em parceria com a UFBA e a UFRB.
  
  19. O secretário André Joazeiro acrescentou que é mais barato desenvolver do que comprar tecnologia na saúde. “Vamos tentar desenvolver tecnologia com insumos da nossa biodiversidade. Com produtos da Caatinga e do Cerrado. Com esses insumos podemos fazer fitoterápicos, cosméticos, uma série de produtos que a Bahiafarma pode ter patente e vender não só para o SUS, mas para todo o mercado nacional e até internacional. Isso agrega valor à indústria farmacêutica, que passa q ter patente própria, produzir, não só replicar a forma dos outros”, frisou o titular da pasta.

  20. A Plural Marketing, que celebra duas décadas de trajetória este ano, foi anunciada como finalista do Prêmio Central de Outdoor, na categoria ESG. A agência baiana, que atua em diversos estados brasileiros, foi indicada à premiação com o Espaço Pet, da OI Fibra.

  21. O projeto foi criado em uma área de 600m², na cidade de Curitiba (PR). A publicidade oferecia espaço para pets e seus responsáveis e mobiliários (bancos, lixeiras, mesas, brinquedos, etc.) feitos com materiais reciclados e lonas descartadas, além de lixeiras com saquinhos biodegradáveis.

  22. O espaço oferecia ainda bancos cobertos com pontos de energia para carregamento de eletrônicos, calçamento e paisagismo. "É uma publicidade que oferece conforto e segurança para famílias e pets e pode ser considerada de alto impacto e gentileza urbana", ressalta Márcio Viana, CEO da Plural, que atende a Oi em mais de 15 estados brasileiros.

  23. A cerimônia do 23º Prêmio Central de Outdoor será nesta quarta-feira (18), às 19h, no Teatro Renaissance, em São Paulo. A premiação é a única no Brasil dedicada exclusivamente à mídia OOH (Out of Home), como são conhecidas as publicidades externas. 

  24. "Este é o momento de celebrar a criatividade, a inovação e o impacto que a publicidade externa tem no nosso dia a dia. Será uma oportunidade única de se conectar com outros apaixonados pela mídia OOH, trocar ideias e, claro, comemorar as conquistas do último ano", finaliza Márcio Viana.

  25. Em geral, cada estado tem seu plano de Promoção e Assistência à Saúde para servidores estaduais, vinculados à Secretaria do Estado da Administração. Entre as coberturas dos planos estão os métodos contraceptivos permanentes, como laqueadura, laqueadura no parto e vasectomia, e os de longa duração, como DIU de cobre e hormonal, cumprindo a Lei do Planejamento Familiar e as normas da ANS.

  26.  Isso acontece em estados como Sergipe, com o Ipesaúde, por exemplo, mas não está acontecendo na Bahia, com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais - Planserv. O Planserv exclui de sua cobertura todos os tipos de métodos contraceptivos.

  27. Para contribuir com a mudança desse cenário, o Instituto Planejamento Familiar (IPFAM) ajuizou Ação Civil Pública para exigir a incorporação dos mesmos métodos garantidos pela ANS a usuários do Planserv. A ação tem como objetivo proteger o direito à saúde e defender a autonomia e a livre escolha informada sobre o uso de métodos contraceptivos por servidores estaduais e seus dependentes. O acesso a métodos contraceptivos é garantido pela legislação brasileira. Por isso, o IPFAM argumenta na ação que o Planserv deve seguir as determinações legais e garantir acesso a todos os métodos contraceptivos.

  28. “A exclusão dessas coberturas no Planserv é indevida e abusiva, pois viola a Constituição Federal e a Lei e acentua a injustiça no acesso ao planejamento familiar em todo o Estado da Bahia”, afirma Ana Clara de Carvalho Polkowski, advogada e cofundadora do Instituto Planejamento Familiar.

  29. Neste final de semana, um grupo de empresários participou de uma ação de networking em Baixio, na Linha Verde, promovida pelo Summit de Negócios Made in Bahia, com patrocínio do Grupo Prima. Na ocasião, os convidados participaram de uma uma palestra exclusiva com o secretário de turismo Mauricio Bacelar. Te mando as infos abaixo pra você avaliar se interessa a Bahia Já, por favor :)

  30. Um grupo de empresários, apoiadores do Summit de Negócios Made in Bahia, participou, neste final de semana, de uma programação de lazer e networking no Hotel Ponta de Inhambupe, em Baixio, na linha verde.

  31. A ação, promovida pelo Business Bahia, Zum Brazil Eventos e Zoom Imagem, contou também com o patrocínio do Grupo Prima e trouxe, como destaque da programação, uma palestra exclusiva com o secretário de turismo Mauricio Bacelar, que apresentou as principais ações do estado para promover a cadeia turística na Bahia. 

  32. Também participaram dessa experiência o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, o presidente da Bahia Gás, Luiz Gavazza e os principais gestores das empresas apoiadoras do Summit de Negócios Made in Bahia.

  33. Para Carlos Falcão, presidente do Business Bahia, a ampla adesão dos empresários ao encontro é uma confirmação que o Summit de Negócios Made in Bahia chegou para preencher uma lacuna no ambiente de negócios baianos. De acordo com Paula Zamaroni, diretora Comercial da Zum Brazil Eventos, a ação faz parte de uma agenda de encontros envolvendo empresários baianos, para fortalecimento do setor. 

  34. “Baixio é um novo destino turístico, que já tem recebido visitantes de todo o país e, consequentemente, tem colaborado com o desenvolvimento econômico do nosso estado. Levar um grupo de empresários, autoridades e poder público a Baixio, para um final de semana de discussão estratégica, foi enriquecedor”, comentou.