Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CAMPANHAS POLITICAS EM SALVADOR, CONQUISTA, FEIRA DE SANTANA E ILHÉUS

Veja as propostas dos candidatos
14/09/2024 às 10:32
    1. O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), voltou mais uma vez à região do Subúrbio neste sábado (14), desta vez para a primeira grande carreata de sua campanha. Acompanhado por seus filhos Fernanda e Breno, pela vice-prefeita Ana Paula Matos e pelo ex-prefeito ACM Neto, Bruno percorreu toda a Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Suburbana.

  2. Durante todo o percurso, Bruno recebeu o carinho da população local, beneficiada nos últimos anos por uma série de intervenções em todas as áreas. O Subúrbio é uma das regiões prioritárias na aplicação de recursos da Prefeitura, que realiza 86% de seus investimentos nas áreas mais pobres da capital baiana.

  3. “Em todos esses lugares, foram muitas obras da Prefeitura que transformaram e mudaram a cara dessa região, deixando a cidade muito melhor pra todos que moram aqui”, disse o candidato da coligação “O Trabalho Não Para”.

  4. Principal via da região do Subúrbio Ferroviário, a Suburbana foi totalmente requalificada pela atual gestão, em um investimento de R$ 40 milhões. Entre as intervenções realizadas, houve a construção de uma nova via marginal, a criação de retornos e ampliação da ciclovia.

  5. Além da transformação total da Suburbana, o prefeito pôde observar durante toda a carreata, da Rua Luiz Maria até a rótula de Paripe, o resultado do trabalho feito pela administração municipal em todo o Subúrbio.

  6. Já na saída da carreata, a tradicional Feira do Curtume, na Rua Luiz Maria, foi um dos muitos espaços de comércio informal requalificados pela Prefeitura nos últimos anos, oferecendo melhores condições para os trabalhadores e clientes.

  7. Bruno Reis também passou por onde está sendo construído o Centro de Controle de Operações (CCO) da Prefeitura, que vai reunir serviços de diversos órgãos municipais, como os centros de controle da Transalvador, Guarda Civil Municipal (GCM) e o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), entre outros.

  8. Da Suburbana, também é possível avistar a região beneficiada pelo Mané Dendê, o maior programa da história da Prefeitura. O projeto envolve ações de renaturalização da Bacia do Mané Dendê, esgotamento sanitário, abastecimento de água, habitação e formação para acesso à renda em bairros como Rio Sena, Ilha Amarela, Alto da Terezinha, Itacaranha e Plataforma.

  9. (VITÓRIA DA CONQUISTA) - Candidata à reeleição para a prefeitura de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil) recebeu o apoio de Danilo Gusmão, filho do ex-prefeito Herzem Gusmão. A confirmação de aliança aconteceu na última segunda-feira, dia 9, durante lançamento da candidatura a vereador de Diêgo Gomes, do União Brasil.

  10. Além de destacarem a importância da renovação na Câmara de Vereadores com pessoas qualificadas, a exemplo do próprio Diêgo Gomes, o fato importante da noite foi a fala de Danilo Gusmão, que até então tinha aparecido apenas na primeira carreata da campanha de Sheila, ao lado de ACM Neto.

  11. Sobre Sheila, Danilo reforçou que a prefeita vencerá no primeiro turno. "Uma pessoa que deu continuidade ao governo (de Herzem), tem as pessoas que já faziam parte do nosso governo e continuam, a exemplo de Diêgo que está aqui, e outras pessoas, que também viram esse sonho ser construído. E a gente quer que esse processo continue, para jamais a gente retroceder e voltar a quem estar com o PT, ou alguém que tenha qualquer ligação com ele”.
(FEIRA DE SANTANA) - *Zé Neto vai criar Centro do Trabalhador do Transporte e fortalecer categorias em Feira; “população vai ter mobilidade”*
 
  12. (FEIRA DE SANTANA) Candidato a prefeito de Feira de Santana pelo PT, Zé Neto anunciou a criação dos Centros do Trabalhador do Transporte e medidas para fortalecer a atuação dos transportes complementares e por aplicativo na cidade. A medida visa proporcionar melhores condições de trabalho e apoio aos motoristas e profissionais de transporte responsáveis pela mobilidade da população e por contribuir com a economia de Feira de Santana. Com o suporte aos profissionais do setor, o petista pretende garantir mais qualidade para quem presta e utiliza o transporte urbano no município.

  13. “Os novos Centros do Trabalhador do Transporte serão locais dedicados à convivência e ao suporte dos motoristas. Estes centros oferecerão uma série de serviços e facilidades, incluindo espaços de convivência, internet gratuita, banheiros e acesso a serviços da prefeitura. 

  14. O objetivo é criar um ambiente mais confortável e funcional para os trabalhadores do setor, reconhecendo a importância de seu papel na mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico da nossa cidade”, afirmou Zé Neto, que nesta sexta-feira (13) esteve reunido com lideranças da Morada das Árvores.

  15. Além da criação dos centros, Zé Neto também pretende organizar e fortalecer o sistema de transportes complementares, o que inclui motoboys, motoristas de aplicativos e vans.

  16. Segundo o petista, “essas categorias desempenham funções essenciais” que, tradicionalmente, eram responsabilidade da Prefeitura. Com a nova abordagem, a administração municipal buscará apoiar esses serviços, garantindo uma integração mais eficiente com o transporte público e melhorando a coordenação entre os diversos modos de transporte na cidade. "Ao final, além dos trabalhadores, ganhará toda população", destacou o candidato à prefeito.

  17. “É um compromisso do nosso governo garantir que a população tenha mobilidade e acesso a serviços de transporte de qualidade. Com essas medidas, buscamos apoiar os trabalhadores do transporte e melhorar a organização do sistema, beneficiando todos os cidadãos de Feira de Santana”, afirmou o candidato a prefeito do PT.

  18. (ILHÉUS) O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia recebeu uma denúncia contra a candidata a prefeita de Ilhéus, Adélia Pinheiro (PT). A ação foi aberta pela Coligação Ilhéus da Renovação Competente (UB-Novo-DC-PP-PRD), que acusa a petista de cometer crime eleitoral, ao supostamente ter realizado campanha antecipada.

  19. O processo se estende ao candidato a vice-prefeito Augustão e a toda Coligação Mudança para a Vida Melhorar nas Eleições Municipais de Ilhéus.

  20.  Entre as acusações, a ação destaca que slogans utilizados pela candidata Adélia na campanha já estavam sendo difundidos pelo grupo antes do período eleitoral, assim configurando campanha antecipada, conforme estabelece o Artigo 3º da Resolução TSE n° 23.610/2019 e o Artigo 36 da Lei das Eleições nº 9.504/1997.

  21. Segundo dados do processo, as expressões "Ilhéus vai virar a chave" e "A chave vai virar", acompanhadas da imagem de uma chave, foram usadas mais de 30 vezes antes da campanha eleitoral, entre os meses de abril e julho.

  22. A ação pontua que o uso excessivo dos símbolos e expressões de propaganda eleitoral durante a pré-campanha favoreceu a candidata em questão, ao incutir na mente do eleitoral suas frases de efeito, criando um desequilíbrio, além de desrespeitar as normas eleitorais, seus oponentes e a própria democracia.

  23. Caso a denúncia seja acatada pelo TRE, a acusada pode ter o uso dos slogans suspensos, cassação do registro, declaração de inelegibilidade por oito anos e aplicação  de multa.