Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

1ª TURMA DO STF ANALISA SE MANTÉM X FOR DO AR NO BRASIL NA SEGUNDA 2

GOVERNADOR estará em Candeias na segunda-feira, 2
01/09/2024 às 19:01
    1. A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) se reunirá na segunda-feira (2) para decidir se mantém o bloqueio do X no Brasil. De acordo com a convocação, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, o julgamento ocorrerá por meio do plenário virtual durante todo o dia. 

  2. A primeira turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

  3. O plenário virtual do STF permite que os julgamentos de processos e incidentes sejam feitos de maneira remota. Assim, os ministros podem interagir de maneira assíncrona e registrar seus votos e manifestações. 

  4. O X foi retirado do ar em todo o Brasil após uma ordem de Moraes na sexta-feira (30). O bloqueio aconteceu depois que a plataforma não atendeu uma determinação do minsitro do STF que pedia a indicação de um responsável legal no Brasil.
                                                                        *****
  5.  O vereador Antônio Carolino (DC), candidato à reeleição, comentou o mote escolhido pela comunicação da campanha do candidato a prefeito de Salvador pelo MDB / PT em Salvador - Geraldo Jr / Fabya Reis.

  6. Nas peças de propaganda do candidato do MDB veiculados no programa eleitoral gratuito, atores dizem que linhas de ônibus foram cortadas. "O que o ex-aliado do grupo dos Prefeitos Bruno Reis e ACM Neto não diz é que após a chegada do metrô em 2014 e segundo o próprio contrato assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador, os ônibus permissionários não poderiam concorrer com o metrô. Ainda mais especificamente, uma mesma linha não poderia passar por mais de 2 (duas) estações do sistema metroviário do município" afirma o parlamentar democrata cristão que tem certeza que o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Salvador- Geraldo Jr - sabe disso também.

  7. Continua Carolino: "ao prometer retomar linhas de ônibus que fazem concorrência com o metrô, Geraldo Júnior vai de encontro aos interesses da gestão estadual, mesmo sendo vice-governador. Em outras palavras: parece ter começado a temporada do vale-tudo eleitoral ".

  8. Os cobradores de ônibus da capital devem começar a ficar atentos / preocupados. Geraldinho e o seu novo grupo político que fazem a gestão do transporte coletivo metropolitano na RMS via AGERBA e já cortaram esses nobres trabalhadores dos veículos em operação. Farão o mesmo se eleitos em Salvador?, questiona Carolino.

  9. A Carreata da Renovação, de Valderico Junior e Wanessa Gedeon, terá para sempre um lugar guardado na memória do ilheense, a partir deste sábado (31). Com a presença de ACM Neto, a carreata contou com uma longa fila de veículos em um percurso de mais de 12 km por vários bairros da cidade.

  10. Além do ex-prefeito de Salvador, estiveram na atividade o deputado federal Leur Lomanto Jr., o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, o ex-vice-prefeito Cacá Colchões, candidatos a vereador da Coligação União Brasil, PP, DC, Novo e PRD e de partidos aliados, assim como outros líderes políticos de Ilhéus.

  12. A carreata teve início no condomínio Sol e Mar, passando por bairros como Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Pontal, Avenida Itabuna, Avenida Litorânea, Malhado, Avenida Esperança e encerrando com uma grande festa pública no Teotônio Vilela.

  13. Durante todo o trajeto, Valderico e Wanessa recebiam o carinho e a confiança da população, que através de gestos e danças fortaleceram a energia dos candidatos para a vitória no dia 6 de outubro. O desejo de renovação na prefeitura de Ilhéus estava estampado no rosto de cada um.

  14. Líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) cobrou uma reação urgente do Governo da Bahia contra o avanço cada vez mais expressivo da violência em Salvador, após a morte de um motociclista por aplicativo na última quinta-feira (29), na região da Sete Portas.

  15. “O que mais precisa acontecer para que o governador tome uma medida, se posicione e não fique se escondendo? O governador precisa tomar medidas urgentes para que a gente possa voltar a ter segurança. Os bandidos estão aí cada vez mais ousados porque percebem a passividade do governo”, declarou Alan Sanches.

  16. “Nós não podemos perder a capacidade de nos indignar com o que está acontecendo com relação à segurança pública da Bahia. Não vamos aceitar essa tentativa do PT de querer normalizar esse ambiente violento que todos nós estamos vendo. A Bahia não aceita isso”, alertou Sanches, ao defender mais investimentos, sobretudo em tecnologia e monitoramento através de câmeras.

  17. Nesta segunda-feira (2), às 8h, em Candeias, o governador Jerônimo Rodrigues vai autorizar a licitação para a construção de 11 novas Escolas de Tempo Integral e para a ampliação e modernização de 30 unidades escolares, beneficiando 18 municípios em 8 territórios. As obras somam cerca de R$ 590 milhões e fazem parte da 2ª Etapa Interior do “Projeto Construir para Educar”. 

  18. A assinatura será realizada durante a inauguração da nova sede do Colégio da Polícia Militar de Tempo Integral – CPM Francisco Pedro de Olivei.

  19. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinaram, nesta sexta-feira (30), um protocolo de intenções que promete revolucionar a saúde pública no Brasil. A cerimônia, na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), marcou um importante passo na modernização e digitalização do sistema de saúde do país, com a Bahia assumindo um papel de liderança nesse processo. Estima-se um investimento total de R$ 30 milhões para a implementação das ações previstas.

  20.  O governador Jerônimo Rodrigues celebrou a parceria e enfatizou que ter um banco de dados comum ajuda a pensar políticas públicas de saúde pelos Municípios, Estados e União. “É um bom banco de dados para que prefeitos, governadores e a União possam planejar suas políticas, para que as pessoas tenham menor dificuldade com documentos, exames.

  21.  Ter as informações da situação de saúde das pessoas ajuda a delinear nossas ações estratégicas. Nos ajudará com a regulação, por exemplo, que também é um compromisso da União. Esse sistema vai aperfeiçoar ainda mais aquilo que a gente já vem fazendo na regulação da Bahia”.
 
  22. A ministra Nísia Trindade reafirmou o compromisso do Governo Federal com a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS vai se reconstruir com qualidade, usando a tecnologia de forma integrada com os estados, e a serviço de um sistema de saúde que, além de universal, tem que se pautar pelo cuidado integral à saúde. E é isso que nós firmamos aqui hoje. O SUS digital é um caminho para que haja efetividade nessa visão de um SUS universal e integral para todas as pessoas”, frisou.

  23. Um dos principais destaques é a Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (REDS), que se consolida como uma plataforma pioneira na integração e qualificação de dados de saúde a nível estadual. A REDS já desempenha um papel crucial ao permitir a troca de informações entre todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, facilitando a transição e a continuidade do cuidado. Com a integração iminente à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o volume de dados disponíveis triplicará, impulsionando a capacidade de monitoramento e gestão das políticas públicas de saúde.
 
  24. A diretora médica do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, Hélvia Fagundes percebe na tecnologia uma aliada da saúde “na qualidade da assistência, mas também das informações. Às vezes em um atendimento a nível hospitalar, a gente não tem acesso a informações prévias do paciente: uma medicação, um diagnóstico, uma cirurgia que ele fez no passado, porquê motivo aconteceu ou como aconteceu. 

   25. Então, essa integração é uma oportunidade muito grande de melhorar a qualidade das informações que o profissional de saúde tem acesso no momento do atendimento. É uma ferramenta que dá mais segurança ao atendimento desse paciente”, avaliou a gestora.

  26. De acordo com o superintendente de Informação e Saúde Digital da Sesab, Diego Daltro, “a expansão da REDS e sua integração com a RNDS representam um avanço significativo na gestão da saúde pública, permitindo decisões baseadas em evidências e melhorando a eficiência do SUS". Este projeto é parte de um esforço mais amplo para fortalecer a saúde digital na Bahia e em todo o Brasil, garantindo que profissionais de saúde tenham acesso rápido e seguro a informações críticas para o atendimento aos pacientes.