Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

METRÔ SALVADOR COMPLETA 25 ANOS DO INICIO DA CONSTRUÇÃO;10 EM OPERAÇÃO

Metrô tem história de 25 anos que PT era contra e não será apagada com propaganda
23/08/2024 às 10:08
 1.  A prropaganda do Governo do Estado na TV comemora 10 do Metrô de Salvador. Vale ressaltar que são 10 anos em operação uma vez que começou a ser construido em 1999 no governo do prefeito Anttônio Imbassahy idealizador do projeto juntamente com Ivan Barbosa e o Banco Mundial, aporte de 300 milhões de dólares com aval do governo federal. A obra era municipal.

   2. Imbassahy concluiu seu segundo mandato em 2004 e o metrô não foi inaugurado diante a crise do petróleo no governo FHC e o repasse das verbas com Pedro Malan atrasou. Deixou 60% da infra pronta inclusive a anbertura do túnel para a Lapa. Lula assumiu o governo federal em 2003 e também não deu atenção ao metrô. O PT desde o inicio, com Nelson Pelegrino e outros, na campanha de 1996 era contra o metrô.

  4. João Henrique assumiu a Prefeitura em 2005 e encutou o metrô numa negopciaão com Antonio Palloci, então ministro de Lula, reduzindo o percurso para até o acesso Norte, o que foi apelidado de metrô calça curta. O PT aderiu ao governo JH e Pelegrino, lider de Lula na Câmara, destravou a verba do metrô. Antes de deixar o governo, em 2012, JH e João Leão inauguroaram o metrô. O governador era Jaques Wagner que teria brecado a operação assistida.

   5. ACM Netoi entrou em 2013 na Prefeitura e em erro político transferiu para o governo do estado (Jaques Wagner 2007/2014) o metrô alegando que não tinha verbas para tocar o projeto.  Em 2014, o metrô voltou a andar e retornou o projeto até Pirajá. Com Rui Csta (2015/2022) chegou a Lauro de Freitas e até Águas Claras. Mérito para o governador Rui Costa que deu continuidade ao projeto do metrô e avançou.

  6. Desde o início da operação, em 11 de junho de 2014, foram investidos mais de R$ 6,7 bilhões na operação do modal, que já atendeu cerca de 620 milhões de pessoas, em 34 milhões de quilômetros rodados. 

   7. São 38 quilômetros de extensão e 22 estações, que compõem a Linha 1 (Estação Lapa, Estação Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Retiro, Bom Juá, Pirajá, Campinas e Águas Claras) e a Linha 2 (Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto). O metrô faz ainda integração com dez terminais de ônibus e tem mais de 2 mil câmeras de monitoramento.

   8. Fala-se, que a próxima etapa é levar o metrô para o Campo Grande, Barra. 

                                                                              ****
   9. Nestas eleições, que ocorreram em outubro, a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) produziu uma cartilha de recomendações aos filiados sobre a forma de tratar a comunidade cristã, atualmente considerada o grupo mais resistente e opositor às ideologias da legenda.

   10. Questionado durante entrevista à rádio Vox FM, o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos - BA), que é membro da bancada evangélica, respondeu sobre a movimentação que o partido do presidente Lula está fazendo, demonstrando ser uma mudança por mero interesse a fim de conquistar votos para o pleito.

   11. “Eles sempre foram avessos aos evangélicos, nunca quiseram aproximação. Para se aproximar basta se identificar com aquele grupo, com o sofrimento e necessidades dele, o que nunca ocorreu por parte do PT em relação a nós”, pontuou o parlamentar.

   12. Vale ressaltar que, na última pesquisa Quaest divulgada em julho, o governo Lula foi reprovado por 52% dos entrevistados evangélicos, enquanto 42% desses seguidores religiosos o aprovaram, demonstrando que o índice negativo supera o positivo.

  13. Sobre a construção de um manual exclusivo para lidar com os cristãos, Samuel Júnior foi enfático ao falar sobre o tema: “Nós não precisamos de cartilha, Lula! Porque nós já temos, que é a Bíblia Sagrada, os 10 mandamentos. Quem a segue está de acordo com os nossos princípios. Será, Lula, que você se enquadra? Ou é preciso criar uma nova para fingir?”.

   14. Neste sábado (24), a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas promoverá a vacinação antirrábica para cães e gatos, em vários locais, no Centro da Cidade. A ação contará com com pontos fixos e móveis, das 09h às 14h.

  15. Com o objetivo de imunizar 15 mil animais, a campanha de vacinação gratuita já atingiu mais de 40% da meta e segue até 6 de setembro, tendo como alvo os animais a partir de três meses de vida. Para facilitar o acesso da população à imunização de seus animais de estimação, além dos 8 postos fixos e 4 móveis, os tutores poderão imunizar seus pets no Parque Shopping Bahia, no Piso L3, das 10h às 13h30.

  16. A vacina, que é considerada a principal medida preventiva contra a raiva, seguirá sendo ofertada no município após a campanha, como explica Igor Fidelis, diretor do CCZ. “O departamento continuará com suas atividades de vacinação em domicílio e vacinação na zoonoses. Pessoas que tenham acima de 3 animais, podem através de agendamento solicitar a vacinação em sua residência”, destacou.

  17. O governador Jerônimo Rodrigues entrega o Cineteatro 2 de Julho, moderno espaço para multilinguagens, em evento solene que será realizado nesta segunda-feira (26), às 19h, na sede do IRDEB, Rua Pedro Gama, 413, no bairro da Federação, em Salvador.

  18. Uma das maiores unidades de saúde de média e alta complexidade da Região Metropolitana de Salvador, dedicada integralmente à assistência SUS, o Hospital Geral de Camaçari (HGC) completou 36 anos no dia 18 de agosto. O aniversário foi celebrado na quinta-feira (22), em festividade que incluiu homenagens à equipe de profissionais do HGC, com tema “Não teríamos conseguido sem vocês”.

  19. Idealizada pela Comissão de Humanização do hospital, a programação foi distribuída durante todo o dia, incluindo almoço especial comemorativo para todos os colaboradores da unidade; atividades como reiki e ventosaterapia; e apresentação instrumental de quarteto de cordas.

  20. O evento comemorativo contou ainda com premiações simbólicas aos funcionários mais antigos em atividade. Em alusão às Olimpíadas, aqueles admitidos em 1988 receberam medalhas de ouro, enquanto os que entraram em 1989 foram agraciados com a prata e os de 1990, com o bronze. Por meio das medalhas, as homenagens foram extensivas aos cerca de 1040 colaboradores da unidade.

  21. A diretora geral do hospital, Thaís Fraga, expressou o orgulho de voltar à gestão do HGC após 18 anos, e fez um breve balanço dos principais avanços ao longo do primeiro semestre de 2024. Ela ressaltou o importante papel do hospital na cobertura assistencial dos seis municípios que compõem esta região de saúde - Camaçari, Dias D'Ávila, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca e Conde –, com população de mais de 635 mil habitantes.