O chefe da igreja católica o papa Francisco nada comentou até agora
1. (O ANTAGONISTA) A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, realizada na sexta-feira, 26 de julho.
2. Em publicação divulgada no Telegram, Zakharova criticou as falhas que antecederam o evento, o “colapso dos transportes” e a “ridícula cerimônia de abertura ao ar livre” em meio a “uma chuva torrencial”.
3. “Eu não assistiria à abertura. Mas quando vi a foto, não pude acreditar que não era deepfake ou photoshop”, escreveu na publicação.
4. Ela criticou também o que chamou de “paródia LGBT da Última Ceia”, com “apóstolos representados por travestis”.
“Aparentemente, em Paris eles decidiram que, como os anéis olímpicos são multicoloridos, poderiam transformar tudo em uma parada contínua do orgulho gay”, afirmou.
5. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris incluiu referências à comunidade LGBT com apresentação de drag queens recriando a Última Ceia, de Leonardo Da Vinci. A performance intitulada ‘Festividade’, começou com a imagem de um grupo sentado a uma mesa em uma cena que lembrava a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.
6. A encenação gerou polêmica nas redes sociais. Os termos “Cristianismo” e “blasfêmia” foram parar nos assuntos mais comentados no X.
7. A Rússia está banida dos Jogos Olímpicos de 2024. Apenas 15 atletas russos foram a Paris para participar dos Jogos, e eles não podem usar nenhum símbolo nacional.
8. Por causa da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, o COI (Comitê Olímpico Internacional) determinou que atletas da Rússia e da Belarus – aliado da Rússia que apoiou a guerra – poderiam competir em Paris apenas individualmente.
9. Se algum desses atletas chegar ao pódio, o hino russo não poderá ser tocado. Os atletas russos autorizados a competir deverão atuar sob condição de neutralidade, com cores e hinos neutros impostos pelo COI.
10. Para compensar sua exclusão dos principais eventos esportivos do mundo, a Rússia passou a inventar suas próprias competições, como os Jogos Brics.
*****
11. Neste domingo, dia 28 de julho, a cidade de Jacobina, situada na Chapada Diamantina, celebra 302 anos de sua fundação, ocorrida em 1722. Com uma história rica que remonta ao período da colonização portuguesa no Brasil, Jacobina foi originalmente habitada por indígenas e ganhou destaque no século XIX devido à exploração de minas de ouro e diamantes. Esse período de intensa atividade mineradora foi o ponto de partida para o desenvolvimento inicial da cidade.
12. Desde agosto de 1998, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) tem uma inspetoria na Cidade do Ouro, atualmente localizada na Avenida Paulo Souto, nº 144 A, Nazaré. A inspetoria atende a 614 profissionais registrados, a partir de um dedicado time liderado pelo geólogo Rossini Cocentino, inspetor-chefe, e composto pelo assistente administrativo Fernando de Souza e pelos fiscais Gilson Almeida e Wagner da Silva.
13. “O Crea-BA tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento de Jacobina, assegurando que as práticas de engenharia, agronomia e geociências sejam realizadas com a máxima qualidade e segurança,” destaca Rossini Cocentino, inspetor-chefe. “Os profissionais da nossa região são essenciais para o crescimento contínuo da cidade, aplicando seus conhecimentos técnicos para criar soluções inovadoras e sustentáveis que beneficiam toda a comunidade.”
14. A colaboração entre o Crea-BA e os profissionais locais tem sido determinante para que a cidade mantenha seu ritmo de crescimento, sempre focada na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e na preservação de seu patrimônio histórico e cultural.
15. “Parabenizo Jacobina e todos os seus cidadãos por mais este ano de conquistas e avanços. É uma honra para o Crea-BA fazer parte desta trajetória de sucesso, e continuaremos a trabalhar juntos para um futuro ainda mais promissor,” conclui Rossini Cocentino.
16. Celebrar o aniversário de Jacobina é reconhecer a importância do trabalho conjunto de suas instituições e profissionais, que, dia após dia, constroem uma cidade próspera e repleta de oportunidades, preservando ao mesmo tempo sua valiosa história e tradição.
17. O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.
18. O E.C. Pinheiros está definitivamente em Paris. Na manhã deste sábado, dia 27, os atletas do Clube vestiram o uniforme do Time Brasil e competiram nos Jogos Olímpicos.
19. A esgrimista Nathalie Moellhausen foi a primeira Pinheirense a competir em solo francês. A espadista enfrentou a canadense Ruien Xiao e, mesmo depois de passar mal durante o jogo, competiu até o fim, mostrando garra e determinação. No confronto, a brasileira foi superada por 15x11.
20. O primeiro tempo foi marcado por estudos em que as atletas fizeram apenas um ponto e receberam também uma punição do tipo “P”, por ficarem um minuto sem pontuar.
21. No segundo tempo, outro jogo equilibrado, porém, a canadense saiu em vantagem, 3x1. No último período, as atletas deram o melhor de si e o jogo foi definido com a vitória da canadense. Nathalie chegou a fazer três pontos em sequência, saindo de 7x12, para 9x12, depois de uma parada técnica após se sentir mal, mas, não conseguiu reverter o placar, finalizando sua participação nos Jogos Olímpicos.
22. Nathalie descobriu um tumor benigno na região do cóccix em fevereiro e chegou a ser internada semanas antes do início dos Jogos Olímpicos com fortes dores na região das costas, mas conseguiu liberação para estar na Pista e representar o Brasil.
23. Em entrevista à TV Globo após o combate, a esgrimista agradeceu e informou que irá se pronunciar após a cirurgia. “Não estou em condições, tudo o que eu tenho que dizer será depois da cirurgia, na semana que vem”, declarou.
24. Outra esgrimista Pinheirense, Bia Bulcão, que fez os comentários pela TV Globo, analisou o combate de Nathalie. “Foi um jogo bem jogado, ela foi guerreira e está de parabéns pela sua entrega”, comentou durante a transmissão.
25. O ginasta Arthur Nory disputou na barra fixa e ficou com a nota de 12.900, que não foi o suficiente para a classificação para a etapa final.