A lírica de Camões e a transcendência é tema de palestra que acontece na próxima terça (9) de julho, às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, que será pronunciada pelo professor e poeta João Filho.
1. Pré-candidato a reeleição, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), tem 65% das intenções de votos válidos, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (8) pela Record. Em segundo lugar, com quase quarenta pontos percentuais a menos, aparece o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que tem 26%. Kleber Rosa (PSOL) é o terceiro, com 8%, seguido por Giovani Damico (PCB), que obteve 1%. Eslane Paixão (UP) e Victor Marinho (PSTU) não pontuaram.
2. No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Bruno Reis cresceu em relação ao último levantamento da Real Time, e lidera com 50% das intenções de voto, seguido por Geraldo, que tem 20%. Na pesquisa anterior, o prefeito aparecia com 48%. Kleber aparece com 6% e Damico, com 1%. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 11% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
3. Já na pesquisa espontânea, na qual não são mencionados os postulantes, o prefeito tem 22%, contra 7% de Geraldo. O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) foi citado por 4%.
4. Ainda conforme o levantamento, a gestão do prefeito é aprovada por 63% e reprovada por 31%, enquanto 6% não souberam ou não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 06 de julho, com mil pessoas entrevistadas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.
****
5. Nesta segunda-feira (8), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) deu continuidade ao mutirão de limpeza na Rua do Litoral, em São João do Cabrito. Iniciada no último sábado (6), a operação contou com uma equipe de 25 agentes que realizaram serviços de varrição, roçagem, retirada de resíduos de construção civil descartados de forma irregular nas vias e gancheamento.
6. Carros de mão, pá, roçadeiras, vassouras, “big bags”, rastelos e outros equipamentos foram necessários para auxiliar os agentes durante a execução dos serviços, que ocorrem mediante uma programação já preestabelecida. Morador há mais de 40 anos do local, Giovane de Jesus, aprovou a iniciativa.
7. “Tenho visto uma preocupação com as vias e os bairros da periferia da cidade. O meio ambiente depende da limpeza, até para que possamos ter uma saúde melhor e qualidade de vida”, comentou.
8. “As atividades contam com o apoio da equipe operacional da Limpurb, que faz o mapeamento dessas áreas e, posteriormente, a programação e fiscalização para que os serviços sejam feitos da melhor forma possível. A intenção é de que cada canto de Salvador esteja sempre limpo e bem cuidado”, pontuou o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.
9. Uma visita ao Parque Fabril da Hemobrás, em Goiana, marcou, oficialmente, o início do relacionamento institucional entre a indústria estatal federal de medicamentos e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene. A presidente Ana Paula Menezes e o superintendente Danilo Cabral assinaram um Acordo de Cooperação Técnica estabelecendo as linhas para uma série de ações que serão desenvolvidas nos próximos anos.
10. “A Sudene está engajada nesse processo de desenvolvimento regional e chega com um olhar que é muito importante para a Hemobrás, como integrante do grupo de trabalho que discute a territorialização da Nova Indústria Brasil, incluindo aí o Complexo Industrial da Saúde.
11. No acordo, contemplamos ações de capacitação de mão de obra qualificada, de desenvolvimento da cadeia nacional de fornecedores de insumos e da nossa aproximação com as entidades de pesquisa, ciência e tecnologia. Nós só temos a ganhar com essa parceria estratégica com a Sudene”, avaliou a presidente Ana Paula Menezes.
12. O superintendente Danilo Cabral comemorou a assinatura do acordo e trouxe uma perspectiva de ações práticas para o relacionamento entre a Sudene e a Hemobrás. “Nós queremos juntar esse conhecimento que o Nordeste já tem, que é bastante robusto, de muita gente que pensa pesquisa, ciência e tecnologia, e colocar esse capital para aquilo que apontam os instrumentos de planejamento do Governo Federal. Eu acho que a Hemobrás, por tudo aquilo que a gente tem conversado e avançado, pode ser a primeira experiência efetiva desse movimento”.
13. A visita passou pelos blocos B04, onde houve a assinatura do ACT e uma passagem pelos equipamentos de embalagem; B05, que abriga o armazém de medicamentos; B01, que realiza o recebimento e triagem do plasma recolhido junto aos hemocentros e bancos de sangue de todo o país e que serve como matéria prima para a produção dos hemoderivados; e, por último, no B07, que é a nova fábrica de medicamentos produzidos por biotecnologia.
14. “Fiquei realmente impressionado com tudo o que eu vi aqui, com o nível de conhecimento dos funcionários que nos apresentaram as instalações, e feliz em poder conhecer todos os processos de produção.
15. A Hemobrás é muito importante para a nossa soberania e também para ajudar a diminuir as desigualdades regionais, gerando conhecimento e mais oportunidades”, afirmou Cabral. “Foi muito bom receber Danilo e toda a equipe da Sudene. Nós temos muito o que construir em conjunto e já deixo o convite para novas visitas, quando as novas etapas do processo de produção nacional forem iniciadas”, finalizou Ana Paula Menezes.
16. A lírica de Camões e a transcendência é tema de palestra que acontece na próxima terça (9) de julho, às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, que será pronunciada pelo professor e poeta João Filho.
17. O especialista vai abordar a dimensão metafísica na poesia lírica camoniana, principalmente a leitura do poema “Sobre os rios que vão”, que tem como ponto de partida o Salmo 137 (136) “Junto aos rios de Babilônia nos sentamos a chorar...”. O poema medita o sentido da condição humana na perspectiva vertical, a terra como exílio e o canto como fundamento da existência.
18. O encontro é uma homenagem aos 500 anos do nascimento do poeta português Luis Vaz de Camões, autor – dentre outras obras – do clássico "Os Lusíadas".
19. João Filho é poeta, escritor, professor, ensaísta e tradutor, com mestrado em literatura e cultura (UFBA), e doutorado em literatura portuguesa (USP). Possui nove livros publicados nos gêneros poesia, conto, crônica, teatro, ensaio e tradução.
20. Localizado à Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade, o IGHB funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.
21. Um total de 34 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu 192 dos modelos convencionais e UTI foram entregues esta semana pelo Ministério da Saúde para a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Os veículos estão sendo encaminhados para secretariais municipais de saúde com vistas à renovação da frota do Samu 192 do Estado.
22. O serviço, que tem sido uma referência para a saúde pública no Estado, prestando atendimentos de urgência e ajudando a salvar vidas, completou 20 anos em funcionamento na Bahia este ano e na próxima sexta-feira (12) haverá um evento em comemoração às duas décadas. Na oportunidade, a Diretoria de Atenção Especializada, por meio da Coordenação de Urgência, realizará o encontro estadual do Samu 192 - 20 anos do SAMU no estado da Bahia.
23. Os 20 anos do Samu 192 na Bahia representam duas décadas de serviços essenciais de atendimento médico de emergência pré-hospitalar no Estado. “Desde sua implantação, o Samu 192 tem desempenhado um papel fundamental no atendimento rápido e eficaz às emergências médicas, salvando vidas e proporcionando cuidados de qualidade à população baiana”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
24. Com o início dos Jogos Olímpicos Paris 2024 marcado para o próximo dia 26 de julho, na França, muitos atletas já começam a pensar nos preparativos para sua próxima edição, que acontecerá em 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim, marcando o começo de um novo ciclo olímpico, os velejadores Bernardo Peixoto e Bruna Patrício, do Yacht Clube da Bahia (YCB), vão lançar sua campanha para LA 2028, na próxima quinta-feira (11), às 11, na sede do Yacht, em Salvador.
25. Os atletas de alta performance formarão dupla na Classe 470 (Classe Olímpica) e, ainda em 2024, disputarão vários campeonatos classificatórios em diversos países, a exemplo da disputa pelo Campeonato Europeu Júnior da Classe 470, que acontece neste mês de julho, na Grécia; o acompanhamento das Olimpíadas como staff convidado da Confederação Brasileira de Vela, no mês de agosto, em Paris; e o mundial de Match Race, na Arábia Saudita, em novembro.
26. “As expectativas para a nossa campanha dos jogos de 2028 são as melhores e o nosso maior objetivo é disputar uma medalha olímpica. Contudo, temos um longo processo pela frente e, para além do nosso comprometimento e dedicação nos treinos, alimentação, psicológico, desenvolvimento de material, precisamos de um investimento gigantesco por trás, que possa efetivamente proporcionar essa caminhada”, relata Bernardo Peixoto.
27. Atualmente focado nas classes Snipe (Pan-Americana) e 470 (Olímpica), Bernardo, de apenas 22 anos, iniciou sua carreira esportiva há cerca 10 anos, na Escola de Vela do YCB. Desde então, o atleta já acumula mais de 20 títulos, incluindo três títulos Sul-Americanos, em duas classes diferentes.
28. Com tantos campeonatos internacionais em vista, o velejador conta que uma viagem de três meses pelo sul do país também está na sua agenda de preparação, onde treinará com os maiores nomes brasileiros da Classe Snipe, antes de seguir para a Argentina para disputar o Campeonato Mundial da Classe Snipe.
29. O atleta reforça que, para conquistar a tão sonhada medalha em 2028, além da alta dedicação na preparação, são essenciais investimentos. Atualmente, existem dois tipos mais comuns de patrocínios: o direto, que é classificado por meio de um acordo entre o atleta e uma determinada empresa; e o patrocínio por meio das leis de incentivo.
30. “Costumo dizer que a campanha olímpica é um investimento duradouro, pois, quanto mais você consegue arrecadar fundos, mais bem preparado você vai conseguir chegar para ter uma chance de disputar uma medalha”, explica Bernardo.
31. O velejador também destaca que o incentivo disponibilizado pelo Yacht Clube da Bahia é de suma importância para essa trajetória. “Contar com a estrutura, assessoria, preparador físico e outras questões oferecidas pelo YCB é maravilhoso para podermos manter um bom ritmo durante essa preparação”, finaliza.