2. O evento, que ocorre entre os dias 22 e 24 de junho, traz uma programação repleta de atrações nacionais e locais. No segundo dia de celebrações, a festa contou com apresentações de Tarcísio do Acordeon, Solange Almeida, Canários do Reino, Forrozão das Antigas e Banda Moura Brasil.
3. "É impressionante como essa festa no interior da Bahia tem um charme especial," afirmou Rochelle Negreiros, pedagoga do Rio Grande do Sul, que escolheu Conceição do Almeida, terra natal da companheira, para passar o primeiro São João na Bahia. "Estou achando muito animado. É muito bonito ver a alegria das pessoas, se divertindo, todo mundo aproveitando bastante, muito feliz.”, concluiu.
***
4. A prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) continua sendo um das atrações do São João, com de distribuição de preservativo pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur). Até o final das festas serão distribuídos mais de meio milhão de caminhas femininas e masculinas, além de gel lubrificante. Tudo isso em conjunto com uma ação de material educativo.
5. Em Salvador, no Parque de Exposições, um dos que garantiu se prevenir foi o vendedor Edson dos Santos. “Já que estamos no São João, a gente tem é que é pular essa fogueira de ter alguma infecção”, disse. Ele e todos que estão aproveitando os show no local podem pegar preservativos com promotores que circulam a arena e também no posto de testagem de ISTs montado pela Sesab.
6. A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis do Estado, Eleuzina Falcão, aponta que a prevenção é extremamente importante. “O uso de preservativo é muito eficiente para se evitar ISTs. Fazemos ainda um trabalho educativo. É um conjunto de ações que buscam reduzir a transmissão de ISTs” afirma.
7. No Parque de Exposições, além da distribuição de preservativos, a Sesab montou um posto de testagem para HIV, Sífilis e hepatites B e C. Considerando o final de semana passada, com os festejos do São Pedro, e este final de semana, até o momento já foram 4333 testes realizados. Deste total, 10 foram positivos para HIV, 72 para sífilis e outros 3 reagentes para Hepatite C. Todos as pessoas que tiveram testes positivos para alguma das infecções passaram por orientação e com encaminhamento para início do tratamento.
8. Foi assinado na manhã desta sexta-feira (21), um Acordo de Cooperação Técnica entre a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) e o Consórcio Interestadual do Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A parceria tem como objetivo implementar ações, programas, projetos e atividades de interesse comum na área do direito, governança pública, transformação digital, inovação tecnológica e social.
9. A assinatura foi realizada no Auditório Paulo Spínola, na sede da PGE-BA, e contou com a presença da procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli, do secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas, do secretário da Casa Civil do Estado da Bahia, Afonso Florence, que representou o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, da coordenadora da gestão estratégica do Ministério Público do Estado da Bahia, Patrícia Medrado, representando o Procurador Geral de Justiça, Pedro Maia Souza Marques, do chefe de gabinete do Consórcio, Cláudio Piva, e do Procurador do Estado, Ailton Cardozo.
10. Para a procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli, essa parceria é um reconhecimento da importância do jurídico na gestão pública e do trabalho desenvolvido pela PGE-BA. De acordo com o secretário executivo, Carlos Gabas, a Procuradoria lidera o processo jurídico de construção e de inovação no país. “Tenho certeza de que essa parceria irá encontrar saídas para reduzir desigualdades sociais e fortalecer o processo jurídico no Nordeste”.
11. O secretário da Casa Civil do Estado da Bahia, Afonso Florence, afirmou que essa parceria entre a PGE-BA e o Consórcio Nordeste será exitosa e trará bons frutos não só ao Estado da Bahia, mas também ao Nordeste.
12. Já o procurador Aílton Cardozo, destacou o papel da advocacia pública na construção de um estado mais forte e de qualidade. “Não o fazemos política pública sem segurança jurídica e não se faz política pública apenas pelas leis punitivas. Para construir políticas públicas que tenha educação, saúde, segurança e serviços para a população de qualidade é necessário que o poder público caminhe com a advocacia pública”, salientou.
13. O Termo assinado não está relacionado com a assessoria e consultoria jurídica do Consórcio Nordeste, que atualmente está sob a gestão da PGE do Rio Grande do Norte. A parceria tem como eixo central a cooperação no campo da governança, integridade, gestão de riscos e estratégica e da transformação digital, que visa envolver a atuação conjunta integrada da advocacia pública dos estados da Região Nordeste como elemento fundamental para a construção de uma governança pública adequada.
14. Outro tópico importante da parceria é o interesse em desenvolver uma segurança jurídica necessária para a realização dos direitos sociais da população nordestina e para o aperfeiçoamento e implantação das políticas públicas de desenvolvimento regional.
15. A Prefeitura de Lauro de Freitas lamenta o falecimento do então secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP), Antônio Carlos Ferreira de Abreu, conhecido carinhosamente como “Cacau”.
16. Antonio estava hospitalizado em decorrência de problemas cardíacos e veio a falecer, prematuramente, na manhã deste domingo (23), aos 45 anos. Era um ser humano prestativo, que a qualquer hora do dia estava disponível para atender as demandas da cidade.
17. A Prefeitura presta todas as homenagens ao homem, secretário, companheiro e amigo “Cacau” e que a família sinta-se abraçada neste momento de angústia e tristeza.
18. A Prefeitura de Lauro de Freitas publicou um decreto suspendendo o Arraiá de Ipitanga 2024, devido ao falecimento do secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP), Antônio Carlos Ferreira de Abreu (Cacau), na manhã deste domingo (23). O luto oficial será de três (03) dias.
19. A festa, que continuaria neste domingo (23) e segunda-feira (24), com atrações juninas na Arena Domingos Balaieiro (Praça da Matriz) e manifestações culturais, com desfile de blocos, não vai mais acontecer. De acordo com decreto, as festividades serão realizadas no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de junho.
20. A prefeita Moema Gramacho lamentou profundamente a passagem de Antônio Abreu. “O legado de Cacau será eterno, sua trajetória pública é marcada pelo comprometimento e excelente serviço prestado”, disse.