Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA INAUGURA 42º CAMPO DE GRAMA EM SALVADOR: A ARENA BIGUÁ

Petroleum e a Junior Achievement Bahia (JA Bahia) estão lançando o Projeto “Super Enem 2024”, que visa contribuir com a preparação daqueles que irão fazer o Enem este ano.
20/04/2024 às 18:45
   1. O bairro de São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário, ganhou neste sábado (20) uma nova Arena Biguá, na Rua Juazeiro, totalmente requalificada e modernizada. O campo de grama sintética é o 42º entregue desde 2021 pela Prefeitura de Salvador, e a obra teve um investimento superior a R$1,5 milhão. O prefeito Bruno Reis inaugurou o espaço ao lado de Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e outras lideranças municipais.

  2. Além do campo de grama sintética, a Arena Biguá recebeu a instalação de 32 projetores em LED, vestiários, novas arquibancadas e alambrados, traves, rede e cobertura, dentre outros serviços, deixando o espaço mais adequado para receber projetos sociais da comunidade e eventos esportivos em geral. O nome da arena homenageia Raimundo Archanjo de Jesus, que era mais conhecido como Biguá, ex-jogador que brilhou no Leônico na década de 1960 e morava no São João do Cabrito.

  3. Bruno Reis falou sobre a importância de criar campos com boa estrutura nos mais diversos bairros: “Nós modernizamos a Arena Biguá para vocês, para a comunidade usufruir dela. A gente sabe que uma arena como essa tem a capacidade de dar o início a uma carreira. Quantos craques saíram de comunidades para se destacarem no Brasil e no mundo? Eles servem de inspiração para essa garotada, que pode ter o seu presente e o seu futuro transformados pelo esporte”, afirmou.

  4. Durante o evento, o garoto Clarke Barreto Correia, de 8 anos, que aprende futebol através do Projeto Favela, com aulas na Arena Biguá, contou como era usar o campo que lá existia. “Antes era tudo de barro, quando chovia virava lama, se a gente caísse se ralava todo, doía muito. Agora tá parecendo campo europeu, tô muito empolgado para jogar bola, quero fazer gol, vou driblar muito”, disse.

  5. O prefeito aproveitou a deixa: “Agora acabou a poeira, acabou a lama, vocês vão poder jogar bola de manhã, de tarde e de noite, porque aqui tem iluminação em LED. Pode chover o que for que não vai atrapalhar o baba de vocês. A gente sabe que o esporte tem um poder grande de transformação, de mobilização das pessoas. É saúde, é disciplina, é respeito à hierarquia, é ferramenta de inclusão social e instrumento para ajudar a combater o crime, as drogas e a marginalidade”.

  6. Titular da Sempre, Júnior Magalhães disse que a Prefeitura segue trabalhando para atingir a meta de entregar 100 campos de grama sintética até o final deste ano. “Este é o 42º campo que nós entregamos na atual gestão, sempre com o olhar sensível e priorizando as áreas mais carentes da cidade, porque a gente sabe o impacto disso aqui, vê a comunidade toda em festa, alegre, porque sabe o que isso representa para eles”, disse.

  7. “Esses espaços são muito importantes para as comunidades, muitas vezes é o único ponto de encontro das pessoas, o único local de lazer. Por isso, a Prefeitura faz a obra com toda a qualidade, digno de qualquer condomínio privado de Salvador. Poucos lugares têm uma estrutura como essa. A Prefeitura se preocupa em oferecer o melhor porque um campo oferece inclusão social, é a possibilidade de interação com a comunidade, de tirar muitas crianças das coisas erradas, então acho que essa é uma política, de fato, em que o município deve seguir investindo alto”, completou Júnior Magalhães.

  8. Projetos sociais - Adriana Andrade é presidente do Projeto Favela, que desenvolve ações esportivas com crianças e jovens no São João do Cabrito. A escolinha de futebol atende 180 crianças de 7 a 17 anos. “Esse novo campo vai ajudar muito, porque antes a gente treinava na lama, era horrível, quando chovia não tinha treino. Agora, vamos poder aumentar o número de crianças, ajudar a comunidade, tirar os jovens da rua, das drogas, de tudo que é ruim e trazer para o esporte”, disse.

  9. Adriano Andrade, de 23 anos, nascido e criado na comunidade, fez parte do Projeto Favela e hoje é professor de futebol. “A gente sabe que está numa comunidade em que muitos não têm condição de praticar esporte em outros locais, até pelos valores que são gastos de mensalidade e transporte. Então, a intenção do nosso projeto é tirar as crianças da rua, ocupar o tempo deles, educar. E agora, com a nova Arena Biguá, a gente vai poder fazer isso ainda melhor”, comentou.

  10. Gabriel Luciano Sena, de 10 anos, é recém-chegado ao Projeto Favela e já se empolgou com o campo: “Limpo, bonito, com a rede boa, tô bem ansioso para estrear no gramado. Eu venho três vezes na semana para jogar bola aqui”, disse. Gustavo dos Santos Souza, de 9 anos, tem dois anos na escolinha de futebol: “Tô achando que vai ser bem legal, vai ser melhor, porque antes era de areia e a gente ficava todo sujo jogando. Quando chovia era horrível, a gente pisava na lama”, afirmou.
                                                           *****
 
  11. Os principais desafios da gestão pública no Brasil - em áreas tão diferentes como contratação e gestão de pessoas, controle de gastos, inovação e modelos de parceria com a sociedade - estiveram em debate na mesa de discussões do 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). Promovido na manhã desta sexta (19.04) no Hotel Deville, no bairro de Itapuã, em Salvador - em paralelo às atividades do Consad Express -, o Fórum reuniu secretários de administração dos 23 estados e do Distrito Federal, além de representantes do governo federal.
 
  12. Tanto o Consad Express quanto o Fórum de Secretários são iniciativas do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Os eventos - que este ano tiveram a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) como órgão anfitrião -  mobilizaram mais de 400 lideranças e técnicos de órgão estaduais e federais, numa agenda intensiva de palestras e debates, iniciada na quinta-feira (18.04), no Hotel Deville.
 
  13. “O Consad vem passando por um momento de muitos avanços que demonstram a força e o potencial do Conselho enquanto órgão articulador e com capacidade de intervir nas políticas públicas, com resultados diretos para as entregas feitas à população”,  afirmou o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. 

  14. “ Trata-se de um momento de crescimento e há muito trabalho a ser feito, não apenas a partir da parceria entre os órgãos, como em articulação com o governo federal e de forma propositiva”, complementou o presidente do Consad, Fabrício Barbosa, que é secretário da Administração e Gestão do Amazonas.
 
  15. Durante o Fórum de secretários, também foram anunciadas iniciativas como o lançamento de uma Plataforma de Boas Práticas, que irá permitir o compartilhamento entre os órgãos de iniciativas bem-sucedidas nas mais diversas áreas, de forma ágil e prática, e a criação da Plataforma de Gestão Financeira do Consad.
 
  16. Ainda durante o encontro, os secretários da Administração aprovaram o novo estatuto da entidade e elegeram o secretário da Administração do Piauí Samuel Pontes como novo vice-presidente do Conselho.
 
  17. Acordo de cooperação – Outra iniciativa deliberada no fórum foi a assinatura de um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Secretários de Administração e a Saeb, por meio do Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (CIIAP). O objetivo é que o Consad e o CIIAP atuem de forma conjunta na prospecção e intercâmbio de iniciativas e projetos voltados para o incentivo à inovação e a melhoria da gestão pública e que estejam ancorados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
 
  18. Uma das principais frentes da parceria consiste na troca de conhecimento e no compartilhamento de experiências e lições aprendidas. Nesse contexto, uma das iniciativas previstas é o aprimoramento do site do CIIAP, de modo a fomentar a disseminação de informações e boas práticas de gestão.

  19. Em paralelo, o acordo de cooperação prevê a preparação de artigos, publicações e estudos conjuntos, a identificação de metodologias na área de governança e administração pública, além de uma proposta de parceria para que os grupos de trabalho do Consad passem a fornecer insumos para as ações do CIIIAP em áreas como inovação, boas práticas de gestão e governo digital.

  20. Com a proximidade das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a busca por cursos preparatórios que ajudem na realização das provas, marcadas para o final do ano tem aumentado. Pensando nessa necessidade, a 3R Petroleum e a Junior Achievement Bahia (JA Bahia) estão lançando o Projeto “Super Enem 2024”, que visa contribuir com a preparação daqueles que irão fazer o Enem este ano.  

   21. Sem faixa etária específica, o Projeto, que será executado pela JA Bahia, faz parte do Programa de Relacionamento Comunitário da 3R, INT3RAGIR, e tem como proposta atender jovens e adultos dos municípios do entorno das suas instalações nas cidades de Candeias, Catu, Pojuca e São Francisco do Conde. Para participar é preciso apresentar comprovante de matrícula ou de conclusão do ensino médio e residir nas regiões em que a iniciativa está inserida. 

   22. Por meio da oferta de um conjunto de atividades e formações, a iniciativa é totalmente gratuita e busca impactar cerca de 120 cidadãos nas cidades contempladas pelo Projeto. Ao todo, estão programados sete encontros presenciais nas cidades de Catu e Candeias. Para além das aulas programadas, também serão realizadas outras ações e atividades para auxiliar na preparação dos candidatos. As inscrições para o programa podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/SuperEnem3RJABA. 

   23. Vinícius Santos, coordenador de projetos da JA Bahia, ressalta que a ação é uma oportunidade para aqueles que estão em busca de uma vaga no ensino superior. “Sabemos que, quanto mais preparados, maiores serão as chances de conseguir ingressar no ensino superior. Dessa forma, o Super Enem 2024 foi pensado com o objetivo de alavancar as chances desses jovens que, por muitas vezes, não encontram uma oportunidade de preparação adequada”, destaca. 

   24.“Para a 3R Petroleum a educação e o conhecimento são transformadores, e a realização do Super Enem reflete o nosso compromisso com a responsabilidade social. Nossa expectativa é proporcionar um suporte para jovens e adultos das comunidades do entorno das nossas operações, com conteúdo de qualidade, sem custos, preparando-os para enfrentar esse importante desafio que é o Enem”, destaca José Nilson, gerente de Operações Bahia – 3R Petroleum. 

   25. Confira o calendário de aulas programadas, entre os meses de agosto e outubro, conforme as disciplinas exigidas pelo exame: 

20/08 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
27/08 - Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
10/09 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
24/09 - Matemática e suas Tecnologias; 
08/10 - Direitos Humanos, Cidadania e Democracia; 
22/10 - Redação; 
29/10 - Aula de revisão.