Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOLIDARIEDADE: POLICIA CIVIL OFERTA 5 T DE ALIMENTOS AO BAHIA SEM FOME

Dos 29.611 médicos registrados no Conselho Regional de Medicina da Bahia, 33,5% atuam na rede pública estadual. De acordo com dados de 2024 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
10/04/2024 às 14:01
  
   1. O Programa Bahia Sem Fome, que acaba de completar um ano, recebeu a doação de aproximadamente cinco toneladas de alimentos da Polícia Civil do Estado da Bahia (PC-BA), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública. O ato solidário, realizado na tarde desta quarta-feira (10), no edifício-sede do órgão, na Piedade, mobilizou delegados, escrivães e investigadores. 

  2. As doações terão como destino, pessoas em situação de vulnerabilidade social de diversas instituições de acolhimento da capital e Região Metropolitana de Salvador.

  3. Sob a coordenação da delegada-geral da PC-BA, Heloísa Brito, a arrecadação de alimentos que envolveu agentes de segurança pelo segundo ano consecutivo, vai garantir comida no prato daqueles que mais precisam. “A nossa missão também é proteger, servir e cuidar dos mais vulneráveis. Estamos muito felizes em contribuir e ajudar a nossa população no acesso à refeição de qualidade, amenizando assim, os efeitos da fome no nosso estado. Gostaria de agradecer a toda minha equipe pelo apoio”, afirmou.

  4. Instituído pela Lei 25.084/23, o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, já atendeu 130 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo segurança alimentar e nutricional e reduzindo os índices de insegurança alimentar grave. 

  5. O coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, agradeceu e parabenizou a instituição pelo compromisso social. “É uma satisfação muito grande celebrar mais uma parceria, um compromisso de solidariedade com a população vulnerável, que se soma a outras ações de enfrentamento à fome. Já são mais de 100 toneladas de alimentos arrecadados e doados. É muito bom ver um órgão ligado às forças de segurança contribuindo com os que mais precisam”. Recentemente o Bahia Sem Fome adquiriu 40 mil cestas básicas para entregar aos municípios em situação de emergência.
                                                                         ****
  6. A investigação da Polícia Federal sobre uma suposta milícia liderada pelo deputado estadual Binho Galinha (PRD-BA) fala em "tentáculos" que se espalham por vários segmentos do poder público baiano. A informação sobre a investigação foi divulgada em reportagem da Folha de S. Paulo. Ontem, uma operação voltou a prender a esposa de Binho Galinha, Mayana Cerqueira.

  7. Binho é apontado pela PF como líder de uma milícia que atua com jogo do bicho e agiotagem a partir da sua cidade de origem, Feira de Santana. Outros crimes apontados incluem extorsão e receptação de carga roubada. O deputado nega e diz em nota que "jamais praticou os crimes que lhe estão sendo atribuídos", afirmando que vai provar sua inocência na Justiça.

  8. A capilaridade da organização criminosa pode ser avaliada pelo fato de Binho ter sido eleito deputado e por ter relações com policiais militares, segundo acreditam os policiais federais. Cinco PMs foram chegaram a ser presos suspeitos de fazer parte do braço armado do grupo.

  9. O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, esteve em Feira de Santana, nesta terça-feira, 09, e, durante a visita ao município foi questionado pela imprensa local sobre o caso dos cinco policiais afastados após a Operação Hybris deflagrada pela Polícia Federal, Ministério Público e SSP.

  10. “Como sempre a PM age. Lamentamos profundamente porque o nosso intuito não é que tenha ninguém com qualquer sinalização de cometimento de qualquer desvio. A gente vai aguardar, vamos ter muita prudência, apurar os fatos e aguardar o que a justiça vai decidir”, disse o comandante ao site Acorda Cidade.

  11. A Bahia será beneficiada com o total de 14.950 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas modalidades Rural e Entidades, distribuídas entre 193 cidades do estado. O resultado da seleção foi anunciado durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). 

  12. O governador Jerônimo Rodrigues participou do ato conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro das Cidades, Jader Filho, dentre outras autoridades. Em todo o Brasil, mais de 112,5 mil moradias foram contempladas.

  13. Para Jerônimo, “esse é um importante anúncio para o Brasil e para a nossa Bahia, que permite que, juntos, Governo Federal, Governo da Bahia e prefeituras, possam investir na dignidade habitacional do nosso povo e na segurança de milhares de famílias”. 

  14. O MCMV Rural vai atender moradores de áreas rurais em 158 municípios baianos com 10.729 unidades habitacionais. Já o MCMV Entidades, que contempla comunidades tradicionais, com prioridade para grupos mais vulneráveis como mulheres chefes de família, famílias de áreas de risco, entre outros, em áreas urbanas, contemplou 35 cidades com 4.221 habitações. O resultado completo da seleção pode ser acessado pelo https://www.gov.br/casacivil/pt-br/novopac/selecoes-minha-casa-minha-vida-entidades-e-rural.

  15. Dos 29.611 médicos registrados no Conselho Regional de Medicina da Bahia, 33,5% atuam na rede pública estadual. De acordo com dados de 2024 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), atualmente, 9.925 médicos trabalham na rede estadual, incluindo 1.155 residentes.

  16. De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, há um esforço contínuo para criar as condições necessárias, sobretudo, para a fixação de médicos especialistas no interior do estado, ao levar estrutura, tecnologia e condições de trabalho para os profissionais. 

  17. “Ainda temos o desafio de atrair médicos para o interior, que hoje representa cerca de 49% da nossa força de trabalho, mas apenas nos dois últimos anos abrimos novas estruturas assistenciais e realizamos requalificações em Itaberaba, Ilhéus, São Francisco do Conde, Barreiras, Vitória da Conquista, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Jaguaquara, Porto Seguro e Feira de Santana, apenas para citar alguns. Isso demandou novos serviços médicos”, afirma.

  18. Ainda no interior, o Governo do Estado fará a inauguração no mês de maio do Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, com 216 leitos, sendo 30 de UTI. Entre obras e equipamentos, os investimentos ultrapassam os R$ 200 milhões. A unidade será referência para o diagnóstico e tratamento nas especialidades médicas de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, dentre outras.

  19. Além do esforço estadual, há uma estreita parceria com o Governo Federal com o Programa Mais Médicos, que possibilitou ofertar 1.464 profissionais em 346 municípios (83% dos 417 do Estado), número este, não contabilizado no cálculo dos 9.925 profissionais estaduais.