Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADO CAPITÃO ALDEN QUER CONVOCAR RUI PARA EXPLICAR RESPIRADORES

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão atendendo às solicitações da Codesal devido às fortes chuvas.
09/04/2024 às 13:59
     1. O deputado federaL Capitão Alden (PL/BA) quer convocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para explicar a suposta interferência na Polícia Civil na época em que era governador da Bahia. A intervenção no órgão estadual teria ocorrido no caso dos respiradores comprados no período da pandemia da Covid-19 e que custaram R$48 milhões ao Consórcio Nordeste, dinheiro pago antecipadamente, e os respiradores nunca foram entregies.

  2. Em seu acordo de delação premiada, a dona da Hempcare, Cristiana Prestes Taddeo, relatou que as citações aos nomes de Rui Costa e da ex-primeira-dama do estado, Aline Peixoto, que é atual conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), no depoimento à Polícia Civil foram omitidas pelos investigadores do órgão estadual. O que seria, segundo ela, uma ação para blindar o casal.

   3. Segundo a versão da delatora, a contratação da Hempcare, que forneceria 300 respiradores no período da pandemia da covid-19, foi intermediada pelo empresário baiano Cleber Isaac, que se apresentou como "amigo” de Rui e Aline.

   4. “É crucial que o ministro Rui Costa explique para a população e para os membros desta Comissão de Segurança Pública, de forma clara e transparente, as acusações de sua suposta interferência na condução das investigações. Tais alegações levantam preocupações sérias sobre a independência e a imparcialidade das autoridades encarregadas da aplicação da lei”, escreveu Capitão Alden, no requerimento.

  5. O requerimento seria votado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9), mas foi adiado para a próxima semana.
   
  6. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA deputado Adolfo Menezes rechaçou hoje (9.04) a convocação do ministro da Casa Civil Rui Costa para falar na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado bolsonarista Alberto Fraga.

  7. “Trata-se de uma pantomima, de um teatro da Comissão, que tem maioria oposicionista e bolsonarista. Quando aconteceu o episódio da compra dos respiradores não entregues, no auge da pandemia da Covid-19, o governador Rui Costa foi o primeiro a levar o caso para a polícia, os responsáveis foram presos e denunciou a empresa Hempcare – que tem, sim, a obrigação de devolver o dinheiro, porque nunca entregou os respiradores, cometendo um crime financeiro contra o Estado e se aproveitando de um momento de pânico, dor e sofrimento das pessoas”, diz o chefe do Legislativo estadual.

   8. Para Adolfo Menezes, o caso é “requentado”, com o intuito político de atingir o ministro perante o presidente Lula: “Todos sabem da competência de Rui, que o próprio presidente Lula já chamou de ‘meu primeiro-ministro’. E todos sabemos da honestidade e do comportamento digno do ex-governador Rui Costa, que nunca compactuou com irregularidades. 

  9. O caso já é investigado pela Polícia Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem que rastrear o paradeiro do dinheiro e fazer com que seja devolvido aos cofres públicos. E os criminosos que fizeram isso, têm que ir para a cadeia”.

  10. A delação de Cristiana Taddeo, dona da Hempcare, homologada no Superior Tribunal de Justiça é, para Adolfo Menezes, mais uma prática oriunda da Operação Lava-Jato. “Tem o mesmo formato das delações do juiz Sérgio Moro, com objetivos eminentemente políticos. A dona da empresa relatou que a negociação foi intermediada por homens que se identificavam como ‘amigos e emissários’ do governador Rui Costa.

  11.  Se for por isso, tem gente que diz que é meu amigo, e até meu assessor, que nunca vi na vida. Por que ela não apontou quem são os emissários e quem recebeu propina pelo contrato? A tática é de confundir tudo para, ao final, ela se safar”, explica o chefe do Legislativo estadual.
                                                                     *****
  12. A Prefeitura de Salvador intensificou as ações preventivas e de manutenção para mitigar os impactos das fortes chuvas que atingiram a capital baiana nos últimos dias. As medidas envolvem, por exemplo, limpeza de canais e bueiros, podas de árvores e vistorias, dentre outras atividades para garantir a segurança da população. 

  13. A Secretaria Municipal de Manutenção vem promovendo a limpeza de 11 quilômetros de canais. O titular da pasta, Lázaro Jezler, listou ainda outras ações realizadas pela Seman, como limpeza de caixas de drenagem, poda de árvores e manutenção de escadarias, para reduzir os transtornos causados pelas chuvas.

  14.  “Essas ações foram executadas pela Seman para que, durante a chuva, a gente tenha um menor transporto possível, já que é impossível passar por um período tão chuvoso sem transtornos”, declarou o secretário.

  15. “Nesse período que vai até junho, estamos prevendo mais de 15 mil podas de árvores, além de mais de 5 mil metros de limpeza de caixas. Ou seja, vamos executar todas essas ações para que a cidade possa atravessar esse período de forma mais tranquila. Para ter ideia, temos um investimento na ordem de R$ 20 milhões de reais previstos para execução de manutenção nesse período, justamente com foco nas ações de combate às chuvas", completou Jezler.

  16. Até às 6h30 desta terça-feira (9), a Defesa Civil (Codesal) registrou, pelo menos, 24 ocorrências, incluindo avaliações de imóveis alagados, desabamentos de muros e deslizamentos de terra. A Cidade Baixa tem sido a região mais afetada, com a maioria das ocorrências registradas na Prefeitura-Bairro desta localidade. 

  17. Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, mencionou os investimentos realizados pela gestão municipal ao longo dos últimos anos para fortalecer as ações de proteção da cidade. “Nosso objetivo é nos manter em alerta diante da intensificação das alterações climáticas", ressaltou Sosthenes.

  18. A Codesal tem mantido plantão 24 horas por dia para atender às ocorrências devido às chuvas, além de realizar vistorias em diversas regiões da cidade. As ocorrências devem ser comunicadas por meio do telefone 199. 

  19. Outras medidas - O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro, afirmou que o órgão tem trabalhado para evitar ou minimizar os alagamentos na cidade, através da limpeza de bueiros e conscientização da população. “Nossa estratégia não se limita apenas à desobstrução; buscamos também traçar um diagnóstico e planejar a médio e longo prazo uma solução definitiva para mitigar o problema”, afirmou.

  20. “Nosso intuito é trabalhar para evitar ou, pelo menos, minimizar as cenas de alagamento. Nossos garis já realizam a limpeza das caixas rotineiramente, mas a ação conjunta com outros órgãos garante a desobstrução completa dos bueiros. É igualmente importante conscientizar permanentemente a população para reduzir a quantidade de lixo encontrada nos ralos, bueiros e galerias de drenagem da cidade”, emendou Virgílio.

  21. Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão atendendo às solicitações da Codesal devido às fortes chuvas. O órgão já realizou ações como a retirada de remanescentes de um muro que tombou na Fazenda Grande II e a demolição parcial de um imóvel que desabou em Brotas, além da demolição total de um imóvel em risco de desabar em Pau da Lima. 

  22. “As ações têm como objetivo minimizar os transtornos da chuva e promover a segurança dos cidadãos”, explicou o titular da Sedur, João Xavier Nunes Filho.

  23. Mais uma ação transversal do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito). Dessa vez com a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) que vai permitir um espaço exclusivo para apoio aos advogados da capital e do interior que precisarem de estrutura física – na sede do departamento em Salvador - para desenvolvimento das atividades. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira (09), na sede do órgão, no Multicab Empresarial.

   24. O espaço é equipado com dois computadores e toda a infraestrutura que garante aos advogados mais conforto e comodidade para pesquisa, digitação e construção imediata de documentos que integram o direito à ampla defesa do cidadão.  

  25. “Após a mudança para a nossa nova sede, foi possível projetar e executar esse espaço, primordial para o trabalho dos advogados baianos que tratam diretamente do trânsito. A casa é de vocês, usem esse espaço com sabedoria para que a gente possa solucionar todas as questões de interesse público”, ressaltou o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel.

   26. Segundo a presidente da OAB Bahia, Daniela Borges, “A sala é um importante instrumento de valorização da advocacia e representa o compromisso da OAB-BA em oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais. Queria aproveitar e agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues que, através do diretor-geral do Detran, disponibilizou esse espaço. Onde há a advocacia, a OAB está presente”, pontuou.

   27. “O espaço é equipado e mantido pela Ordem  e vem consolidar o trabalho da advocacia de trânsito do estado da Bahia oferecendo mais facilidade aos profissionais”,  reforça Danilo Oliveira, presidente da Comissão de Trânsito da OAB-BA.

   28.  Além de reunir especialistas para a difusão de informações sobre o lipedema, o I Simpósio Baiano de Lipedema, confirmado para o dia 3 de maio no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei Salvador, será palco do lançamento das ações  do Instituto Lipedema Brasil na Bahia. 

   29. Referência nacional no tratamento da doença, a organização, sediada em São Paulo, foi o primeiro centro de tratamento multidisciplinar do lipedema no país. A programação completa do simpósio pode ser conferida no endereço eletrônico www.abmeducacaopermanente.org.br, onde os interessados podem efetivar sua inscrição. As vagas são limitadas.

  30. A criação do Instituto Lipedema Brasil em Salvador justifica-se pela necessidade de democratizar o acesso das mulheres baianas aos melhores tratamentos para essa doença que acomete cerca de 10% das brasileiras. Segundo o Diretor do Instituto Lipedema Brasil, Fábio Kamamoto, ainda existem poucos médicos treinados para o tratamento de maneira adequada. 

  31. Por isso, “uma das missões do Instituto é qualificar profissionais, além de oferecer às baianas um tratamento com a mesma qualidade da que temos aqui em São Paulo, por meio da instrumentalidade do cirurgião baiano Franklin Mônaco, médico da minha extrema confiança”, declarou o especialista, que é um dos pioneiros no tratamento cirúrgico da patologia no país.

  32. De acordo com o cirurgião plástico Franklin Mônaco, a ideia de trazer o Instituto Lipedema Brasil para Salvador surgiu da necessidade de encurtar a distância entre as pacientes e seu tratamento. “Muitas mulheres do nosso estado com essa patologia precisavam se deslocar muitos quilômetros para ter acesso a especialistas. 

  33. É maravilhoso para a Bahia dispor do tratamento nos mesmos padrões de excelência disponíveis no Instituto em São Paulo. Também é muito bom que o lançamento da primeira filial do Lipedema Brasil no Nordeste aconteça em um evento científico tão rico como será o I Simpósio Baiano de Lipedema”, afirmou.

  34. O evento vai reunir diversos profissionais qualificados em torno do lipedema. Além dos cirurgiões Fábio Kamamoto e Franklin Mônaco, os palestrantes confirmados são Thomaz Menezes (cirurgião plástico), Eutímio Brasil (cirurgião vascular), Adriana Moura (endocrinologista), Gabriela Pereira (presidente da ONG Movimento Lipedema), Thais Guisso (nutricionista), Clara Dias (nutricionista) e Mariana Barreto (fisioterapeuta). Além disso, a paciente Viviane Oliveira vai falar sobre o impacto do lipedema em sua vida.

  35. A doença - O lipedema, condição médica crônica que afeta principalmente mulheres, é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em áreas específicas do corpo, tais como quadris, coxas e pernas. Muitas vezes confundido com linfedema, insuficiência venosa crônica, obesidade ou outros distúrbios de gordura, o problema costuma ser subdiagnosticado e requer uma abordagem específica, com destaque para a cirurgia plástica como parte importante do tratamento interdisciplinar.