A Associação Brasil Parkinson realizará vários eventos para sensibilizar a população, reunir portadores e mostrar os tratamentos que retardam a evolução da doença
1. Em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal da Bahia, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, participou do seminário de monitoramento do projeto piloto do Programa Maior Cuidado (PMC). Foram discutidos protocolos e alinhamento das ações de cuidados socioassistenciais e de saúde das pessoas idosas na capital baiana.
2. A parceria para o desenvolvimento do programa conta com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Iniciado em setembro de 2023, o programa se estende até fevereiro de 2025.
3. A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância da parceria intersetorial para apoiar as famílias no cuidado às pessoas idosas. "Estamos juntando duas secretarias – de Saúde e Promoção Social – entendendo a importância que tem o social na comunidade para orientar as famílias sobre como cuidar dos seus idosos.
4. A ideia desse programa é unir esforços, formar campo de trabalho e desenvolver ações que garantam saúde e dignidade às pessoas da terceira idade", afirma a secretária, ressaltando a importância da parceria com o Ministério da Saúde e demais entidades envolvidas.
5. Durante o seminário, no auditório Distrito Cabula/Beiru da Escola de Saúde Pública de Salvador, um encontro debateu os resultados obtidos até o momento no projeto de pesquisa e intervenção intitulado “Estudo e pesquisa da saúde da pessoa idosa”. O projeto tem como objetivo coordenar a implantação, monitorar e avaliar a efetividade do projeto piloto do Programa Maior Cuidado em Salvador.
6. “Nosso trabalho, desde o início do programa, tem foco em políticas que garantam a independência e autonomia das pessoas idosas. O idoso ativo, produtivo, é mais saudável. Assim, temos redução de internações hospitalares e institucionalizações desnecessárias, visando a melhoria da qualidade de vida e garantia dos direitos da nossa população da terceira idade”, apontou a titular da SMS.
7. Importância das famílias - Também presente ao evento, o titular da Sempre, Júnior Magalhães, chamou a atenção para a relevância das ações do Programa Maior Cuidado na cidade.
8. “Os resultados aqui mostrados evidenciam o quanto este programa é necessário. O envelhecimento e o aumento da longevidade da população já são um fato, então precisamos nos preparar para acolher e cuidar melhor daqueles que tanto contribuíram com a formação da nossa sociedade e estão hoje em situação de vulnerabilidade e risco social", ressalta o gestor.
9. O titular da Sempre salientou ainda a importância das ações coordenadas envolvendo as famílias das pessoas idosas. "Não podemos esquecer que os parentes se tornam cuidadores. Por isso, capacitar as famílias, os técnicos dos equipamentos socioassistenciais e atuar em rede faz toda a diferença para o sucesso desta iniciativa, que pode inclusive se tornar uma política pública municipal”, pontuou Magalhães.
10. Além dos gestores da Saúde e Promoção Social, o seminário contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, colaboradores das pastas municipais e servidores da universidade parceira.
*****
11. A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta principalmente os movimentos automáticos, como: andar, falar, escrever. Alguns dos sintomas motores mais comuns incluem: lentidão de movimento (bradicinesia), rigidez muscular, tremor, problemas de postura e equilíbrio. Atualmente, não há cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a gerenciar os sintomas.
12. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a Doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que passem de 200 mil pessoas.
13. A Associação Brasil Parkinson realizará vários eventos para sensibilizar a população, reunir portadores e mostrar os tratamentos que retardam a evolução da doença, os esportes que minimizam as restrições físicas e ainda lançará um ebook para os cuidadores de pacientes com Doença de Parkinson.
14. “Durante todo o ano temos ações importantes informativas sobre a Doença de Parkinson, mas em abril alinhamos eventos para ampliar o interesse da população. No site da Associação há ebooks sobre exercícios físicos e sobre os sintomas, dados sobre tratamentos e serviços relevantes, atividades que podem retardar a evolução da doença.
15. Nesse ano, vamos fazer um mutirão para o diagnóstico da DP em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC para quem já apresenta perda de equilíbrio, dor no corpo, tremor de repouso, rigidez e lentidão de movimento”, informa Dra Érica Tardelli, doutoranda em Ciências da Reabilitação - USP e Presidente da Associação Brasil Parkinson.
16. A ABP terá eventos para o mês de abril, com ações de conscientização sobre a Doença de Parkinson:
3/ 4 - Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo – 9h30 - encontro com participação do Dr Henrique Ballalai Ferraz–neurologista, Chefe do Setor de Distúrbios do Movimento e Prof da UNIFESP; Dra Carolina Candeias da Silva (Unifesp) e pacientes com DP em tratamento na ABP.
4/4 – Dia do Parkinsoniano
6/4 – Mutirão na Faculdade de Medicina do ABC – das 08h às 12h, no ambulatório de neurologia do campus do centro universitário da Fac Medicina do ABC, avaliação gratuita e conscientização da Doença de Parkinson – inscrições prévias no site da ABP - https://www.parkinson.org.br/
11/4 – Dia Estadual de Conscientização da DP (Lei 17.644/2023) e Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson – 15h30 - evento na Câmara Municipal de S. Paulo com participação Dra Chien Hsin Fen - do HC; Dr Felipe Braule – advogado; Dra. Érica Tardelli – Doutoranda em Ciências da Reabilitação - USP e presidente da ABP; Dra. Giovanna Diaféria- fonoaudióloga da ABP e pacientes com DP.
14/4 – Caminhada na USP – 08h30 – largada em frente a Faculdade de Direito da USP
20/4 – Torneio de Ping Ping Parkinson e Boxe – Decathlon Anália Franco - 10h30 *Exclusivo para associados da ABP
16. Os apaixonados por moto off-road têm encontro marcado no dia 4 de abril, quando será realizada no Farol da Barra a conferência para apresentar todos os detalhes da Expedição Salvador X Aracaju de Moto Off-Road. A equipe da organização do evento montará um pátio para exposição das motocicletas dos participantes e dará todas as informações sobre os trechos, as paradas para abastecimento, os pontos de hidratação e o suporte aos pilotos.
17. Segundo Vancarlos Cabral, organizador da expedição, “este primeiro encontro, além de muito importante do ponto de vista técnico, também é uma ótima oportunidade de reunir a turma que compartilha o amor por motos e altas aventuras em contato com a natureza”.
18. 5 de abril é o dia da largada oficial, também no Farol da Barra. O primeiro destino da galera é o belo povoado de Baixio, na cidade de Esplanada, que fica a 168 quilômetros de Salvador. Batedores da Polícia Militar e agentes de trânsito vão acompanhar os motociclistas até o início das trilhas, garantindo uma partida segura e organizada. A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Esplanada já preparou uma recepção especial para os pilotos, na praia de Baixio, um paraíso da região.
19. Em 6 de abril, eles saem de Baixio e enfrentam trilhas desafiadoras até Aracaju, a capital do estado de Sergipe. O percurso foi planejado para proporcionar uma experiência que testa as habilidades dos pilotos, mas também dá aos participantes a oportunidade única de contemplar paisagens exuberantes e passar por locais pouco conhecidos, em uma área repleta de atrativos.
20. A organização da Expedição Salvador X Aracaju de Moto Off-Road realizou todos os investimentos necessários para garantir segurança e apoio aos participantes. Uma Equipe de Puxadores de Trechos, composta por condutores muito experientes, vai liderar o grupo, dando orientações sobre a maneira mais segura e eficiente de realizar os roteiros propostos.
21. Os Varredores de Trilhas também estarão estrategicamente posicionados. “Eles vão trabalhar para assegurar que nenhum piloto fique para trás e que todos completem os trechos com tranquilidade, oferecendo suporte adicional sempre que for preciso. Estou muito feliz também com a procura de veículos de imprensa interessados em cobrir a expedição e acompanhar as trilhas de perto.
22. Prevejo imagens, fotos e histórias sensacionais”, diz Vancarlos Cabral, explicando que ainda há vagas para credenciamento de equipes interessadas em fazer a cobertura. “Importante destacar que os profissionais receberão o apoio necessário por parte da organização”, acrescenta.
23. A Expedição Salvador X Aracaju de Moto Off-Road é um evento histórico na região e um sucesso imediato entre os aficionados pelo esporte. “Eu fiquei muito impressionado. Em poucas semanas de divulgação, o número de inscrições já superava todas as metas estabelecidas”, comemora Vancarlos Cabral.