Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SAÚDE DO ESTADO ENVIA MEDICAMENTOS PARA POPULAÇÃO ATINGIDA POR CHUVAS

Salvador combate o mosquito da dengue e tem vacinas contra a Covid
28/01/2024 às 12:28
     1. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) enviou medicamentos e insumos e disponibilizou ambulâncias para os municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia nas últimas 48 horas. Ao todo, 21 municípios foram afetados até às 20 horas de ontem, segundo o painel de monitoramento de enchentes. 

  2. “Enviamos kits de medicamentos e insumos que são essenciais para evitar e tratar doenças em situação de catástrofe. São antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos, soluções de reidratação oral, além de hipertensivos e antidiabéticos”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. 

  3. Municípios como Medeiros Neto, Wanderley e Muquém do São Francisco foram dos mais atingidos, com perdas de insumos e medicamentos. Equipes da Sesab nas áreas de infraestrutura, assistência farmacêutica, vigilância em saúde, além da assistência encontram-se de prontidão.  

   4. Unidades estaduais e consorciadas: Em Santo Antônio de Jesus, as calhas da Policlínica Regional de Saúde não suportaram o volume d’água que castigou o município e, nesta segunda-feira (29), os atendimentos estarão suspensos, sendo retomados, gradativamente, na terça (30). A unidade será completamente higienizada e os equipamentos testados. 

   5. Já em Feira de Santana, a rede de drenagem externa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) ficou tempestivamente sobrecarregada, fazendo com que a água entrasse em uma das portas de acesso ao hospital. Os pacientes foram transferidos desta área. 

   6. “Ressaltamos, ainda, que há investimentos em curso para a requalificação de estruturas antigas do HGCA, bem como reforma e ampliação de áreas assistenciais, a exemplo de enfermarias e UTIs”, afirma a direção da unidade. 

   7. Os municípios de Wanderley e Muquém do São Francisco, no Oeste da Bahia, já estão recebendo água tratada após o temporal de sexta-feira (26), graças a sistemas emergenciais implantados hoje (28) pela Embasa. A chuva intensa que caiu na região havia deixado submersa a principal estação elevatória de água tratada e o sistema integrado que atende os dois municípios parou de operar. 

  8. Ontem (27), o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério, usou um barco para chegar à estação. “O acesso estava completamente alagado. Não conseguimos passar de trator porque o nível da água estava muito alto. Finalmente, conseguimos um barco que nos levou até a elevatória. Todos os equipamentos, incluindo bombas e painéis elétricos, foram molhados e precisarão ser reparados ou substituídos”, relata.

  9. Como a elevatória precisa ser totalmente reequipada, o que leva tempo, a força-tarefa montada pela Embasa avaliou alternativas emergenciais. Em Wanderley, a solução foi captar água de um poço da prefeitura, que é tratada e direcionada ao sistema do município. No caso de Muquém, a Embasa implantou um novo trecho de tubulação para levar água diretamente para o reservatório, sem passar pela elevatória alagada.

  10. “Estamos com nossas equipes técnicas e sociais em campo, junto com a população e o poder público dos dois municípios neste momento de emergência”, declara o presidente da Embasa, Leonardo Góes. “As pessoas precisam de água tratada com urgência, e a Embasa está trabalhando por isso com o máximo de empenho”. 

  11. Ações sociais e humanitárias – Além de retomar o abastecimento de água rapidamente, a Embasa está atuando em diversas frentes para ajudar a população e as prefeituras nesse momento difícil. A empresa disponibilizou caminhões hidrojato para lavagem das ruas e dos imóveis tomados pela lama e enviou cem cestas básicas para distribuição aos desabrigados. Os colaboradores da Embasa também estão engajados em campanhas de arrecadação e distribuição dos itens básicos, em parceria com as prefeituras.
                                                                           *****
  12. Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensificará as ações preventivas nos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador a partir desta segunda-feira (29).

  13. Equipes de agentes de endemias estarão espalhados em atividades simultâneas nos percursos do circuito Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande), além dos bairros que vão receber a folia como Nordeste, Itapuã, Centro Histórico, Pau da Lima, Cajazeiras, Liberdade Periperi e Rio Vermelho.

  14. A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, reforça que o ciclo de cuidados acontecerá até o dia 20 de fevereiro, no pré e pós Carnaval. “O momento é de redobrar a política de cuidados que temos ao longo do ano no combate ao Aedes, para proporcionar ao folião um espaço seguro e garantir que ele curta com muita alegria e tranquilidade a maior festa de rua do mundo”.

  15. A Prefeitura de Salvador entrega nesta segunda-feira (29), a partir das 16h30, a Casa das Histórias de Salvador e Arquivo Público, no Comércio (ao lado da Cidade da Música). A inauguração será realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, em evento com a presença de autoridades e gestores municipais. 

  16. O projeto do local, que é o primeiro centro de interpretação do patrimônio da capital baiana, contou com museografia assinada pela curadora Ana Helena Curti, do consórcio Memorar, e foi financiado com recursos do Prodetur. 

  17. O equipamento apresenta uma narrativa sobre os quase cinco séculos de Salvador, utilizando conteúdos digitais e um acervo físico que incluem saberes e fazeres das pessoas comuns, normalmente não abordados pela história oficial da cidade, ressaltando a contribuição negra e indígena para a formação da primeira capital do país, de modo a convidar os visitantes a participarem ativamente da reflexão acerca dos sentidos da memória e do futuro da capital baiana.