Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VERÃO EM SALVADOR EMPREGA 60 MIL PESSOAS NOS EVENTOS, DIZ SALTUR

Veja maratona de festas até o Carnaval na capital da Bahia
26/01/2024 às 11:17
  1. Salvador é um dos destinos turisticos do Brasil mais procurados no verão, especialmente neste momento pré-Caranval. Num lugar onde tudo acontece ao mesmo tempo – e agora – os ensaios da temporada fervilham nos quatro cantos da capital. Vem gente do interior, de outras cidades do Brasil e  do exterior. O encontro de ritmos, de nações e idiomas é certo, e a vontade de todos é uma só: curtir cada segundo da estação, já pensando no Carnaval que está pertinho.

   2. Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), ressalta que os ensaios são essenciais para a cidade, são atrativos turísticos, e fazem parte do DNA baiano. “Quando anunciamos anualmente o Calendário de Verão de Salvador, sempre procuramos os produtores, bandas e empresários musicais para saber quais os eventos, ensaios e ações que vamos ter ao longo da alta estação. O setor de eventos movimenta milhões de reais, emprega mais de 60 mil pessoas diretamente e é uma mola propulsora da nossa economia. Faz parte do nosso trabalho fortalecer esse movimento”, diz.

  3, Quem vem a Salvador entre os meses de dezembro e março conta com uma vasta programação de festas, gratuitas e privadas, que ocupam diferentes locais da cidade. No Pelourinho, o Cortejo Afro anima as segundas-feiras, sempre com convidados especiais, a exemplo de Márcia Castro, Russo Passapusso e Bailinho de Quinta. 

  4. Todos os domingos e terças-feiras, o Olodum promove ensaios fechados e abertos ao público como o que ocorreu no domingo (14), levando um mar de gente à Praça Municipal, elevando a temperatura em um verdadeiro ‘esquenta’ para o Carnaval.

  5. Além disso, no Candeal, os tambores da Timbalada ecoam a cada 15 dias, culminando na ressaca em fevereiro, logo após o Carnaval. “Ver a cidade fervendo e cheia de gente - do Brasil e do mundo - me deixa muito feliz! Salvador tem essa magia, né? Atrair e encantar pessoas. É nosso, é genuíno. Prova disso são os ensaios da Timbalada que, a cada edição, tem ingressos esgotados. Baianos e turistas vibram e se emocionam com o que acontece lá no Candyall”, conta o cantor do grupo, Denny Denan.
  6. Desde o dia 1º de fevereiro, com a Lavagem de Itapuã, baianos iniciam uma maratona, com praticamente duas semanas seguidas de festas sem interrupções até o Carnaval. Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o bairro do Rio Vermelho recebe a Festa de Iemanjá. Nos dias 3 e 4, o circuito Ondina/Barra recebe o Fuzuê e o Furdunço, respectivamente, abrindo alas para a semana mais esperada: a do Carnaval.‌

  7. Na segunda-feira (5), o cantor Xanddy Harmonia leva ‘A Melhor Segunda Feira do Mundo’ também para o circuito Ondina/Barra, a partir do Clube Espanhol. O cantor, que estreia a festa neste formato em trio elétrico, conta que levar o ensaio para um trio elétrico é muito especial, um desejo do coração.

  8. “Eu já falava e já pensava nessa possibilidade há muitos anos. Por quê? Porque a segunda que antecede o Carnaval é quando o Brasil inteiro está aqui na cidade. Muitos turistas, pessoas que chegam para o Carnaval, participam. Então estou me sentindo acarinhado, presenteado, e pode ter certeza que o povo de Salvador, da Bahia e a torcida do Brasil estão sentindo a mesma coisa. Espero que fique no calendário pra sempre”, diz Xanddy.

   9. Na terça-feira (7), o cantor Léo Santana invade o percurso com seu tradicional Pipoco, anunciando que a folia vem aí. Na quarta-feira (8), é a vez do Habeas Copos, no Circuito Sérgio Bezerra, com bandas de fanfarra animando os foliões.

   10. Entre a quarta-feira (08) e a terça-feira (12), a cidade se veste de cor com Carnaval em todas as esquinas, ruas, becos e vielas. Desde os circuitos tradicionais até os palcos montados nos bairros, a programação traz opções para todos os gostos e bolsos. Na quarta-feira (13), o tradicional Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas toma conta da Barra/Ondina, fechando o período com o cantor Danniel Vieira e convidados.

  11. “Nestes últimos anos, eu literalmente encerrei o Carnaval, porque o meu trio é o último do Arrastão. Depois dele, só a turma da limpeza organizando tudo para que a cidade volte a funcionar e o ano efetivamente começar. A emoção é especial demais. Participar do Arrastão já se tornou tradição e, no que depender de mim, já estou lá pra balançar baianos, turistas e quem trabalhou nos dias de Carnaval e aproveita a quarta pra ir se divertir um pouquinho”, conta Danniel.
                                                                            *****
   12. Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP), realizam neste domingo, 28 de janeiro, pontualmente às 18h, na Sinagoga da CIP (Rua Antônio Carlos, 653) um Ato em Memória às Vítimas do Holocausto. 

  13. O evento reunirá sobreviventes do Holocausto, autoridades civis, religiosas e comunitárias, que irão se unir em um ato de tributo aos seis milhões de judeus que perderam a vida durante este trágico capítulo da história. Além disso, será rendida uma homenagem às vítimas do atentado terrorista de 7 de outubro. Neste ano, será feito o acendimento simbólico de sete velas (uma a mais do que é feito tradicionalmente). 

  14. A cerimônia contará com a participação de  dez sobreviventes do Holocausto  que são protagonistas da Campanha de Combate ao Antissemitismo Obrigado, Brasil, que  serão  convidados a subir ao palco e introduzir o  Hino Nacional do Brasil e da  apresentação ao piano da sobrevivente do nazismo Sarah Lewin, que está prestes a completar 98 anos. 

  15. A data também marcará o lançamento do Projeto de Combate ao Antissemitismo e ao Discurso de Ódio, da Conib. O órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica no país busca atuar na linha de frente no combate à intolerância, que escalou no Brasil e no mundo após o ataque de 7/10. O projeto inédito tem como primeira entrega uma plataforma educativa de conscientização, letramento e monitoramento sobre o antissemitismo e o discurso de ódio no Brasil.

  16. (LAURO) A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), por meio do Departamento de Habitação e Regularização Fundiária (DEHAB), retomará o cadastro de habitação de interesse social na próxima terça-feira (30). O atendimento acontecerá no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), das 8h às 14h.

  17. O cadastro visa dar continuidade à base de dados, identificando os munícipes em situação de vulnerabilidade sem moradia, conforme explica a coordenadora do DEHAB, Alana Freire. “O cadastro de habitação é uma base de dados que pode ser utilizada para seleção de demanda e captação de recursos, na área específica de habitação” ressaltou. 

  18. Para realizar o cadastro, os interessados devem se dirigir ao Departamento de Habitação no CALF, localizado na Av. Brigadeiro Alberto C.Matos, 397 - Jardim do Jockey, portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF e carteira de trabalho. Este passo é essencial para contribuir com o planejamento habitacional e identificação das necessidades da comunidade.