Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM CLIMA DESÉRTICO E GOV DO ESTADO LANÇA PROGRAMA DE CISTERNAS!

A Bahia vive na contra-mão da história em termos de tecnologia
21/01/2024 às 11:08
 1. A noticia divulgada pelo INPE e CEMADEN identificando uma área desértica no Norte da Bahia e atingindo 6 municípios é extremamente precoupante diante da pobreza nesses locais e a falta de algum projeto no campo tecnológico capaz de amenizar os problemas da falta d'água, sobretudo, para que as familias que residem tenham uma qualidade de vida melhor.

  2. Recentemente, o governador Jerônimo Rodrigues e o governo federal através do MDA lançaram um programa de cisternas com investimnentos de R$40 milhões completamente fora do contexto. Esse tipo de programa é paliativo dos paliativos existente há anos e que pouco altera o meio ambiente. Conhece-se, hoje, em várias partes do planeta projetos de sustentabilidade em áreas desérticas. 

  3. O estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), identificou características de clima árido no norte da Bahia. É a primeira vez que essa situação é detectada no país. Os pesquisadores dos dois órgãos federais, ambos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também constataram que a área com clima semiárido vem aumentando.

  4. O trecho de quase 6 mil km² fica no centro-norte da Bahia e abrange toda a área das cidades de Abaré, Chorrochó e Macururé, além de trechos de Curaçá, Juazeiro e Rodelas, municípios baianos que fazem fronteira com o sertão pernambucano.

  5. Conforme os resultados do estudo, com exceção da região Sul e do litoral dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, a tendência de aumento da aridez se observa em todo o país. Os pesquisadores apontam que esse processo está relacionado com o aquecimento global 

  6. O que significa clima árido? Na classificação climática de Köppen, BWh e BWk, às vezes também BWn, é  também conhecido como clima desértico em que há excesso de evaporação sobre a precipitação. Saara (Norte da África, estendendo-se por muitos países, incluindo Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão, Tunísia) tem maior área árida do planeta.

  7. Há também áreas desérticas na Arábia (Península Arábica, incluindo partes da Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Jordânia e Iraque). Nesses país uma parte da população vive nas proximidades dessas áreas e tiram algumas riquezas delas.
                                                                               
  8. Na Bahia, a situação é antiga nas áreas citadas acima, porém, é a primeira vez que se classifica como árida e não semi-árida, o que exigirá dos governos atenções especiais. O Cimatec pode muito bem ajudar nesse processo e já desenvolve um projeto tecnologico na região do Sisal.
                                                                        ***** 

9. 9. Conib repudia declaração do ex-deputado Jose Genoíno: A Conib repudia veementemente declarações do ex-deputado José Genoíno, que, em live para o site Diário do Centro do Mundo (DCM), pediu boicote contra “empresas de judeus”. É uma fala antissemita, e o antissemitismo é crime no Brasil. O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas  adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto. 

10. A Conib mais uma vez apela às lideranças políticas brasileiras que atuem com moderação e equilíbrio diante do trágico conflito no Oriente Médio pois suas falas extremadas e em desacordo com a tradição da política externa brasileira podem importar as tensões daquela região ao nosso país.

11. NOTA DA FEDERAÇÃO ISRAELITA DO ESTADO DE SÃO PAULO: Petista condenado no Mensalão, José Genoíno sugere boicote a empresas de judeus. No último sábado (20), durante o programa “Sabadão do DCM”, o ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, condenado no mensalão, sugeriu o boicote a empresas ligadas a judeus e que o Brasil corte relações comerciais com o Estado de Israel.

12. Além de criminosa, a fala antissemita de Genoíno remete a filosofia de Adolf Hitler. O boicote a judeus foi a primeira ação coordenada do regime nazista contra os judeus na Alemanha.

13. A Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) afirma o seu repúdio, ao ver que constantemente, figuras importantes do Partido dos Trabalhadores e que exercem influência no governo federal se utilizam dos mesmos discursos que flertam com o nazismo e o fascismo e que foram condenados pelo próprio PT há pouco tempo.

14. Destacamos que nas relações comerciais entre  Brasil e Israel, estão cerca de 450 empresas, com contratos de longo prazo, trabalhando, colaborando e ativamente investindo no setor de Tecnologia e Inovação, fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

15. Ao evidenciar a origem judaica de empresas e pedir seu boicote, Genoíno revela a sua covardia e o seu viés antissemita.

16. O que nos preocupa ainda mais é o silêncio dos dirigentes do partido que o acolhe. Líderes que se dizem defensores da democracia não podem concordar com mais este ataque, que busca atingir pessoas apenas pelo fato de serem judeus ou judias.  

17. O antissemitismo merece total reprovação. Esperamos, mais uma vez, a retratação e principalmente o repúdio das pessoas de bem que defendem os valores da paz e da democracia.

18. NOTA DA CÂMARA BRASIL – ISRAEL (BRIL CHAMBER) A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria (BRIL Chamber), fundada há 65 anos, tendo por objetivo desenvolver e aprimorar negócios entre o Brasil e Israel, repudia declarações do ex-deputado José Genoíno pedindo boicote a “empresas de judeus” e “empresas vinculadas ao Estado de Israel”. 

19. É uma fala, antissemita, que remonta ao começo da perseguição do regime nazista aos judeus, e deve ser repudiada por todos. A fala de Genoíno sem conhecimento dos benefícios desta relação comercial, é também contrária aos interesses do Brasil e da população brasileira. Trata-se de dois países democráticos, independentes, com benefícios comerciais recíprocos. 

20; O comércio bilateral entre Brasil e Israel tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, com claros benefícios aos dois países, tendo esta relação triplicada a balança comercial nos últimos 3 anos.

21. Produtos e empresas israelenses têm papel fundamental em vários ramos da economia brasileira, como saúde, agricultura, irrigação, tecnologia, segurança, vinculando sim de forma positiva as respectivas empresas brasileiras e israelenses.

22. Advocar pela interrupção dessa corrente comercial é defender o atraso tecnológico e comercial do Brasil em atividades essenciais de nossa economia e é também contra o bem estar de nossa população.
                                                                    ****
  23. Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (22), às 17h30, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, o governador Jerônimo Rodrigues vai anunciar ações e investimentos do Carnaval da Bahia 2024, que envolvem diversas secretarias nas áreas de Segurança, Saúde, Cultura, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda, e vão garantir serviços, inclusão e entretimento para baianos e turistas.

  24. Em seguida, às 18h30, o governador segue para o Largo do Pelourinho, onde será apresentada a programação oficial da festa promovida pelo Governo do Estado, que, este ano, traz o tema “50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral”. 

  25. O resultado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi liberado e um baiano conquistou a nota máxima na prova de Matemática. Com nota de 958,6, a performance de Lucas Valadares, estudante da 3ª série do Colégio São Paulo, em Salvador, é destaque e foi motivo de comemoração na comunidade escolar. 

   26. Para a professora Maria do Socorro Mota, diretora pedagógica da instituição, o resultado reflete, além da dedicação do estudante e do apoio da família, a qualidade do ensino oferecido, um trabalho de formação multidisciplinar. “O resultado de Lucas, bastante comemorado por seus colegas e todos do colégio, é consequência de seu empenho nos estudos e de uma formação que ultrapassa a questão acadêmica, permeando, também, aspectos como disciplina, controle emocional e gestão do tempo”, avalia.  

   27. Lucas aguarda outros resultados e pretende cursar Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Além dele, outros alunos do Colégio São Paulo obtiveram excelentes notas no Enem, com médias acima de 900 pontos em Redação.  

   28. “O Enem deixou de ser um exame realizado apenas por alunos concluintes e funciona como uma forma de aprimoramento do conhecimento e desenvolvimento de habilidades até a escolha da graduação que cada aluno seguirá. 

  29. Termos resultados tão expressivos nos direciona ainda mais para uma formação não apenas ligada ao desempenho técnico, mas para a obtenção de outras habilidades fundamentais na trajetória profissional destes estudantes. Nesse processo, o apoio da família é fundamental”, afirma Socorro, ao parabenizar Lucas e demais estudantes pelo resultado. “Seus esforços e dedicação são inspiradores para todos nós”, finaliza.