Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IBGE: 17% DOS BAIANOS SE AUTODECLARARAM NEGRAS EM CENSO ÉTNICO-RACIAL

População feminina é maior do que masculina no Brasil
21/12/2023 às 10:17
1. O IBGE divulgará os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022: Identificação étnico-racial, por sexo e idade a partir das 10 horas do dia 22 de dezembro, na Casa do Olodum, localizada na rua Salvador Martino 19, no Pelourinho, em Salvador (BA). 

  2. As informações que serão publicadas trazem os dados da população segundo cor ou raça, fundamentais para o conhecimento da diversidade étnico-racial e para o estudo da composição por sexo e idade de cada grupo populacional específico retratado, subsidiando estudos sobre demografia e desigualdades étnico-raciais no País. 

  3. A divulgação conta com parceiros importantes do IBGE, como representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e de ministério, como o da Igualdade Racial, do Planejamento e dos Povos Indígenas, além do apoio do Governo do Estado da Bahia e do Olodum. 

  4. A divulgação terá dados disponibilizados com recortes por Grandes Regiões, Estados, Municípios, além da Amazônia Legal como nível geográfico. Os dados poderão ser visualizados em mapas interativos por meio da Plataforma Geográfica Interativa (PGI). A divulgação será transmitida ao vivo pelo canal do IBGE no Youtube. 

  5. No Censo de 2010, a Bahia foi a Unidade da Federação (UF) com mais pessoas que se autodeclararam pretas: 2,4 milhões, ou 17%.  

  6. "A divulgação dos dados de raça e cor do Censo 2022, em Salvador, tem uma importância grande por conta de sermos a cidade mais negra fora do continente africano e porque é exatamente a partir de informações sólidas que as políticas públicas são embasadas. 

  7. Essas informações sobre a população negra são de importância estratégica para a expansão e aperfeiçoamento das políticas públicas de reparação e promoção da igualdade racial nos municípios e estados", destacou a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães. 

  8. Luciano Duarte, gerente técnico da operação censitária, adiciona ainda um fator que tem permeado as escolhas das sedes dos eventos de divulgação do Censo: a valorização do trabalho das Superintendências Estaduais do IBGE. “A escolha por Salvador passa por esses dois aspectos: de fortalecer o caráter nacional do Instituto e por conta da forte representatividade da população preta e parda na capital baiana e no estado da Bahia como um todo”, afirma Duarte.

  9. Dados do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (27), indicam que o Brasil se tornou um país mais envelhecido e mais feminino. Em 2010, eram 96,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2022, são 94,2 homens para cada 100 mulheres. Os dados também revelaram que a idade da população brasileira ficou seis anos mais alta, de 29 para 35 anos.

  10. O estudo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também destaca um salto expressivo no envelhecimento. Há uma década, para cada 30 idosos com 65 anos ou mais, o país tinha 100 jovens de até 14 anos.

  11.  Agora, essa proporção mudou, com 55 idosos para cada 100 jovens. Esse aumento na expectativa de vida gera mudanças nas formas de relacionamento, tornando cada vez mais comum que homens mais velhos, por exemplo, priorizem estar ao lado de uma pessoa mais jovem. Isso já se tornou uma tendência frequente, especialmente quando se trata de relacionamentos Sugar.

  12. População feminina em crescimento. Os dados da pesquisa que mais chamaram a atenção foi o crescimento da população feminina com 6 milhões de mulheres a mais do que homens. Ou seja, as mulheres equivalem a 51,5% (104,5 milhões), enquanto os homens somam 48,5% (98,5 milhões) de habitantes. Isso quer dizer que um único Sugar Daddy terá que dar conta de algumas Sugar Babies, e é bom que ele esteja preparado para mimar e proporcionar uma vida luxuosa igualmente para todas.

  13. Na plataforma MeuPatrocínio, a principal referência em relacionamentos Sugar no Brasil, a média histórica é de 11 Sugar Babies para cada homem, Sugar Daddy, no estado de São Paulo. O site divulgou dados que apontam um número maior de mulheres desde o lançamento, em 2016.

  14. “Nos Relacionamentos Sugar, as mulheres também são maioria. Só de Sugar Babies que integram o MeuPatrocínio são mais de 6.2 milhões, mais da metade do total de usuários da plataforma. São mulheres decididas e dispostas a encontrar um parceiro que as tratem como rainhas e que proporcione todo conforto e estabilidade que elas merecem, com homens cada vez mais maduros e muito bem-sucedidos”, disse Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos da plataforma.

  15. Como o envelhecimento da população pode impactar a economia?

  16. O aumento da população na melhor idade pode resultar em uma nova dinâmica de consumo. A demanda por serviços e produtos voltados para esse segmento da população, como saúde, lazer, turismo e cuidados geriátricos, provavelmente aumentará. 

   17. O mercado de luxo também pode experimentar esse impulso, já que muitos idosos acumularam riquezas ao longo de suas vidas e possuem o desejo de aproveitar sua aposentadoria de maneira mais indulgente.

  18. No contexto dos relacionamentos Sugar, essa dinâmica apresenta uma interessante correlação. Com a população feminina em ascensão e um número crescente de idosos com alta expectativa de vida, o mundo de relações Sugar pode ver um influxo de Sugar Daddies mais velhos buscando a companhia de Sugar Babies mais jovens. Esses Sugar Daddies, tendo acumulado riqueza ao longo dos anos, estarão dispostos a proporcionar experiências luxuosas, o que pode elevar setores específicos da economia, como turismo de luxo, moda de alta costura, joalherias e restaurantes sofisticados.