Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA SUSPENSE "FOLIAS DE NOEL" NO CENTRO HISTÓRICO DEVIDO CHUVAS


Decisão foi tomada para preservar a população de possíveis acidentes
20/12/2023 às 10:15

   1. Por conta da previsão de chuvas em Salvador, a Prefeitura suspendeu a programação do Natal no Centro Histórico e nas demais praças em bairros da capital baiana na noite desta quarta-feira (20). A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já emitiu um alerta para a instabilidade do tempo e dos riscos de alagamento e de deslizamentos de terra.

   2. Segundo o órgão, a incidência de chuvas será de 90%, ou seja, com chuvas a qualquer hora do dia e ventos fortes. A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) provocou a ocorrência de chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por raios e trovões, ocasionando alagamentos pontuais.

   3. Segundo Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, a previsão era de que já chovesse na madrugada de terça para quarta-feira. “Ocorre que os fortes ventos na noite de ontem, que ultrapassaram 48 km/h em alguns momentos, ajudaram a manter o sistema no oceano, o que perdurou até o final da manhã desta quarta-feira, quando houve o deslocamento do VCAM para o continente”, explicou.

   4. “Sendo assim, a previsão é de que tenhamos pancadas de chuva no restante desta quarta, assim como na quinta-feira. De tal forma que, por medida de precaução, sobretudo por termos uma série de equipamentos elétricos no local, e a fim de não gerar insegurança à população, opinamos pela precaução e pela suspensão do evento”, completou Sosthenes Macêdo.

  5. As apresentações desta quarta-feira no Centro Histórico, como o Coral do Mosteiro de São Bento sob regência do Maestro Vinícius Ferraz e o concerto da Orquestra da Guarda Civil Municipal serão remarcadas. Outras atrações, como os túneis de luz e a Casa do Papai Noel devem retornar apenas na quinta-feira (21).

   6. “A suspensão da nossa programação de Natal nesta quarta-feira é uma demonstração de cuidado com a população. A beleza da celebração está na garantia da segurança de todos. Seguindo a premissa da gestão municipal, priorizamos o respeito à força da natureza e o bem-estar dos soteropolitanos e turistas”, explicou Angelo Magalhães diretor de Iluminação Pública (Dsip) de Salvador.
                                                                                        ****
   7. O deputado estadual Robinson Almeida, pré-candidato do PT à prefeitura de Salvador, comemorou a aprovação, no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19), do Projeto de Lei de Nº 24.880/2023, de sua autoria, que prevê a aplicação de sanções contra estabelecimentos comerciais com funcionários denunciados por práticas racistas e discriminatórias de qualquer natureza.

   8. Entre as penalidades apresentadas, está o impedimento das empresas em firmar contrato com a administração pública estadual e a aplicação de multa, com possibilidade de ser dobrada em casos de reincidência.
 
  9. Segundo Robinson, entre outras sanções, também está o impedimento para gozar de isenção, anistia ou remissão, parcial ou total, de quaisquer tributos instituídos por lei estadual. 

  10. O legislador apresentou o projeto de lei no início do ano depois de tomar conhecimento de dois casos de racismo ocorrido dentro de um supermercado da rede Carrefou e de uma loja de conveniência da rede de postos de combustíveis Menor Preço. Segundo Robinson, praticas racistas ou de cunho discriminatório, de qualquer natureza, são inadmissíveis e precisam ser banidas da sociedade.
 
  11. "A sociedade baiana não tolera mais práticas discriminatórias e racistas. Essa Lei, que segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues, é um marco legal importante para reforçar a luta antirracista e discriminatória na Bahia. Agradeço aos deputados, colegas, que aprovaram esse projeto de Lei que apresentei no sentido que o Estado tenha medidas legais para fazer o enfrentamento dos atos, posturas e ações de preconceito”, afirmou Robinson Almeida.
  
   12. Visitas aos colégios e diálogos constantes com a comunidade escolar integraram a rotina da Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do projeto “Ouvidoria Vai à Escola”, em 2023. 

  13. Além do acolhimento, afeto e compreensão, a equipe técnica ainda repassa informações sobre os projetos e programas desenvolvidos, ampliando, assim, o acesso às políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado. 

   14. Neste ano, mais de mil unidades escolares foram visitadas pela Ouvidoria, alcançando um público de mais de 23 mil pessoas, fortalecendo, assim, o debate da democracia participativa, do combate aos diversos tipos de violência e fomentando à cultura de paz nas escolas.

  15. A Ouvidoria da SEC visitou 455 escolas do Núcleo Territorial de Salvador e Região Metropolitana (RMS) e no interior do Estado. Já os técnicos da Ouvidoria, que atuam nos 26 Núcleos Territoriais de Educação percorreram 730 colégios em seus respectivos territórios. O ouvidor da SEC, Jocivaldo dos Anjos, falou sobre a abrangência do projeto. 

  16. “Em 2023, intensificamos mais a interiorização, dentro da estratégia de ouvidoria ativa, na tentativa de chegar aos lugares mais longínquos”, declarou o ouvidor, referindo-se às unidades quilombolas, indígenas, do campo e os Centros Regionais de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemits).

  17. Protagonismo estudantil - Outra ação positiva foi o projeto Jovem Ouvidor. “Um dos pontos principais do projeto é colocar o aluno como protagonista, ao criar nele o sentimento de cidadania na percepção da garantia de direitos, como também na necessidade de sua participação em todo o processo educacional. Assim, eles passam a refletir mais e ter noção dos direitos e deveres, melhorando o diálogo entre os professores, alunos e gestores, além de criar também um clima de harmonia e paz”, acrescentou Jocivaldo.

   18. Os jovens ouvidores colaboram com as escutas em cada um dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e atuam como multiplicadores do projeto, coletando informações e sugestões, estabelecendo diálogo com as suas turmas para o gerenciamento de conflitos e o estímulo ao bom convívio, entre outras ações. A Ouvidoria da Educação pode ser acessada através do telefone 0800 28 40011 ou pelo e-mail: ouvidoria@educacao.ba.gov.br. Para entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado, acesse as redes sociais: Facebook (@ouvidoriageraldabahia); Instagram (@ouvidoriageralbahia); Twitter (@ouvidoriageral): além do e-mail: ceao@ouvidoria.ba.gov.br ou o site: www.ouvidoria.ba.gov.br

   19. Com uma programação repleta de atrações e oportunidades de compra, o Shopping da Bahia (SDB) selecionou uma série de atividades para os clientes durante o tradicional Plantão 32h, que celebra a 23ª edição em 2023. 

   20. Entre desfile natalino, apresentações musicais e muitas promoções, o viradão tem início às 9h do dia 23 de dezembro (sábado) e termina às 18h do dia 24 (domingo), véspera de Natal. São 32h de atividades ininterruptas no shopping que ficará aberto ao longo da madrugada.  

   21. Para esta edição, o SDB preparou diversas novidades. A primeira delas é para os clientes que acessarem o shopping pela entrada principal: um blimp gigante de 4m x 4m com a logo do plantão dará as boas-vindas.  

    22. Outra novidade é que quem quiser tentar a sorte estourando as bexigas para ganhar diversos brindes especiais e até um par de ingressos para o Festival de Verão 2024, vai precisar de uma dose de coragem e muita adrenalina. Isso porque as bexigas estarão dentro de um bubble magic, um globo gigante giratório, e para estourá-las vai ser preciso girar dentro do equipamento. 

  23. Os sistemas de controle dos produtos de origem florestal deverão ser unificados em 2024. O compromisso para que isso ocorra foi firmado durante uma reunião entre a direção do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), realizada em Brasília. A intenção é a de dar mais segurança para as empresas que fazem parte de toda a cadeia produtiva, sem nenhum prejuízo à fiscalização realizada pelo poder público.