Governador esteve presente na inauguração
1. Com ações integradas para promover o combate à violência contra a mulher foi inaugurada em Salvador, nesta terça-feira (19), a Casa da Mulher Brasileira. O equipamento foi construído através de uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal, e a entrega teve as presenças da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (PT), o prefeito Bruno Reis (UB) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
2. Além deles, estavam presentes a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres, Denise Dau, e a Secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo (PT), além de nomes como Maria do Amparo Xavier, primeira mestre de obras do estado, e Creuza Oliveira, presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).
3. A Casa funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, descreve a estrutura como inovadora. “Nós vamos ter de forma unificada um atendimento especializado e humanizado, que vai ajudar no combate e no enfrentamento à violência contra a mulher. Antes, quando a mulher era vítima de agressão, ela tinha que percorrer diversos órgãos, em diversos bairros da cidade. Agora, todos os serviços estão concentrados aqui”, diz.
4. Lá, poderão ser encontrados atendimentos especializados de instituições como a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), a Promotoria Pública especializada em apoio à mulher, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública. A previsão inicial é que cem mulheres sejam recebidas diariamente, de acordo com a Secretaria de Políticas para Mulheres.
5. O equipamento conta com recursos como salas de atendimento em grupo e atendimento individual, psicólogas, assistentes sociais, alojamentos onde as mulheres podem ficar por até dois dias e brinquedotecas para as que vão acompanhadas de crianças.
6. Na última semana, técnicos da Embasa retiraram uma ligação irregular de água que irrigava uma plantação na comunidade da Baixa da Linha, em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. O dono da propriedade não estava no local, mas será intimado em decorrência de um inquérito policial instaurado na Polícia Civil.
7. A tubulação improvisada e fraudulenta consumia mensalmente cerca de 2 milhões de litros de água, quantidade suficiente para o abastecimento de mais de 260 ligações domiciliares durante um mês. A prática de ligações ilícitas é considerada crime pelo Código Penal brasileiro (Art. 155, § 4º, II) e, além de provocar falta de água nas localidades, pode contaminar a água, devido ao manuseio inadequado da tubulação, e causar prejuízos financeiros para o sistema de abastecimento de água local.
8. A Embasa tem intensificado o combate ao furto de água em Cruz das Almas, ação que resultou na identificação de 782 ligações irregulares no município entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Equipes da empresa atuam na localização e retirada de ligações irregulares, verificando também adulterações em hidrômetros, ligações clandestinas e outros tipos de fraude relativas ao abastecimento de água.
9. Os moradores de São Cristóvão e demais bairros próximos ao Salvador Norte podem contar com os serviços da unidade móvel do SAC. A carreta está no estacionamento externo do shopping de terça a sexta-feira, 19 a 22 de dezembro, das 8h30 às 17h, com atendimento por ordem de chegada.
10. Estão disponíveis os serviços de emissão de Carteira de Identidade, expedição de Certidão de Antecedentes Criminais, Recadastramento de Aposentados e Pensionistas (prova de vida), além de atendimento do Procon, da Ouvidoria Geral do Estado. A Secretaria de Políticas para Mulheres também vai oferecer orientações e informações para este público.
11. A Prefeitura vai assinar na Arena Fonte Nova (acesso pela Ladeira da Fonte das Pedras), o termo de compromisso com 235 beneficiados pelo programa Bolsa Esporte Salvador. O termo será assinado pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.
12. Além disso, o prefeito vai assinar o termo de posse do Conselho Municipal do Esporte e lançar o Viva Esporte, iniciativa que engloba as diversas ações voltadas para a área esportiva da cidade. Bruno Reis também fará um balanço dos investimentos da Prefeitura no esporte de Salvador.
13. No último domingo (17), o deputado federal Alex Santana (Republicanos) esteve presente nas celebrações pelos 4 anos do projeto Bom Samaritano, que atua como uma comunidade terapêutica que acolhe pessoas que buscam tratamento contra a dependência química.
14. O evento aconteceu na sede da instituição, localizada em Vila de Abrantes, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Na ocasião, o parlamentar aproveitou para falar sobre a importância de iniciativas como essa para uma área tão delicada e pouco vista pelo poder público.
15. “Esse belo trabalho liderado pelo pastor Alex Bahia é um exemplo de que, sim, há jeito para mudança. O projeto nasceu dentro da igreja, mas não exclui ninguém e acolhe todos aqueles que buscam ajuda. É dessa forma que podemos tratar este mal tão terrível, que é o consumo de drogas, e devolvê-los, bem, para a sociedade”, afirmou Santana.
16. Sobre o tema, o deputado aproveitou para falar sobre a descriminalização de entorpecentes, assunto que está em discussão atualmente. Para ele, essa é uma proposta indefensável e que deve ser combatida, já que o uso destas substâncias levam ao vício e, consequentemente, ao aumento de problemas familiares e sociais.
17. “Com essa ideia absurda sendo aprovada, o número de dependentes aumentará descontroladamente. Haverá atuação do Estado para contornar a situação? Creio que não. Mais famílias serão atingidas e poderão ser destruídas por conta disso. Deixo bem claro que sou contrário e precisamos nos unir para impedir que essa liberação aconteça”, finalizou.