A Bahia pode ser um bom destino no verão
1. Se o pop é aquele gênero guarda-chuva que abriga democraticamente uma variedade de existências musicais, o primeiro dia do 7º Festival Radioca foi um passeio nesta região da música brasileira. No sábado, 16 de dezembro, o evento reuniu na Fábrica Cultural, na Ribeira, shows de Outras Vozes (BA), Dr. Drumah (BA), Juliana Linhares (RN), Mahmundi (RJ) e Pato Fu (MG), nesta ordem.
2. Começando a programação, o coletivo Outras Vozes, bando de artistas baianos, fez o que costuma fazer: deixar a plateia boquiaberta e encantada. Quem chegou cedo viu Ana Barroso, Ângela Velloso, Dorea, Daniel Farias, Fatel, Guigga, Lígia Rizério, Luiza Britto, Nalessa Paraizo, Théo Charles e Tom Lima na performance que costura o repertório autoral de cada um, releituras de músicas brasileiras e poesia.
3. Em seguida, Dr. Drumah, alcunha usada enquanto produtor de beats pelo baterista Jorge Dubman, foi a presença instrumental desta edição. Apesar de ser baiano, ele ainda não tinha feito em Salvador o show de seu disco mais recente, “Nu-Konduktor” (2021), que chegou mostrando seu groove potente executado por exímios instrumentistas.
4. A potiguar Juliana Linhares chegou já cantando seu maior hit, “Bombinha”, para deleite dos fãs e surpresa de quem ainda não a conhecia. A música faz parte do álbum “Nordeste Ficção”, disco de estreia da artista e de show inédito na cidade.
5. Mahmundi era uma atração que o Radioca já queria ter trazido há bastante tempo. Pela primeira vez se apresentando em Salvador, a carioca fez o show de seu quarto álbum, “Amor Fati”, lançado em maio deste ano. Pop dançante e repertório cantado em coro pela plateia.
6. A banda mineira Pato Fu fechou a grade com a apresentação da turnê que celebra seus 30 anos ininterruptos de estrada. Ao lado de John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Richard Neves (teclados) e Xande Tamietti (bateria), Fernanda Takai afirmou no palco: “Estamos celebrando três décadas e queremos continuar.
7. Não é uma turnê de despedida, vamos continuar criando, fazendo”. Por isso mesmo, o grupo lançou este ano o álbum de inéditas “30”, cujas canções dividiram espaço com outras de todos os álbuns de sua discografia. Muitos hits e emoção para um público apaixonado de várias gerações.
*****
8. Neste domingo, 17 de dezembro, o Festival Radioca tem sua segunda e última data, com shows de Chico César (PB), Mestre Ambrósio (PE), Mãeana (RJ), Luneta Mágica (AM) e Aguidavi do Jêje (BA). Ingressos estão à venda no local ou pela Ingressolive (www.ingressolive.com/7festivalradioca).
9. O 7º Festival Radioca tem produção da Tropicasa Produções e patrocínio de Devassa e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, e da CAIXA.
10. Um dos destinos mais procurados na Bahia, Porto Seguro, considerado a capital da zona turística Costa do Descobrimento, voltou a receber o voo direto de Buenos Aires, na noite de sábado (16). A rota da Gol Linhas Aéreas é feita em aeronave Boeing 737, com capacidade para 176 passageiros, partindo do aeroporto de Ezeiza, na capital portenha, todos os sábados.
11. Os argentinos desembarcaram animados e tiveram receptivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com baiana típica e fitinhas do Senhor do Bonfim. “Vamos ficar 15 dias em Porto Seguro e estamos entusiasmados para conhecer todas as praias que conseguirmos, além da parte histórica. Nos disseram que este é um lugar muito bonito, de boa comida e gente hospitaleira”, relatou a moradora de Buenos Aires, Celeste Ferreiro, que veio com o filho adolescente.
12. “O voo foi fantástico. Somos um grupo de sete amigos e vamos passar uma semana aqui. Com certeza, nos divertiremos muito, desfrutando das belezas naturais e da alegria do povo da Bahia”, completou o argentino Diego Valiente.
13. “A Argentina é o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para a Bahia. Estamos felizes com o retorno do voo para Porto Seguro, que foi interrompido durante a pandemia. Ele é resultado da nossa contínua atuação para ampliar a malha aérea baiana, em parceria com as empresas de aviação, os municípios e aeroportos”, comemorou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
14. Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, entre dezembro e janeiro, estão previstos 260 mil desembarques no aeroporto da cidade. Os turistas nacionais chegam das regiões sul, sudeste e centro-oeste, enquanto os estrangeiros são na maior parte argentinos, paraguaios, uruguaios e norte-americanos.
15. O Centro Histórico, a Passarela da Cultura e as praias de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva são alguns dos diversos atrativos do destino, que também oferece rede hoteleira e gastronomia qualificadas.
16. “Temos feito um forte trabalho de promoção, potencializamos os nossos equipamentos turísticos e investimos em novos segmentos, em uma caminhada junto com o Governo do Estado e o trade regional”, explicou o vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa.