Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO DO ESTADO ABRE LOJA PRA VENDER PRODUTOS AFROS EM SHOPPING

Como parte das ações do Programa Saúde Mais Perto, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 300 mulheres estão sendo beneficiadas com exames gratuitos de mamografia
06/11/2023 às 10:19
1.  Foi inaugurada pelo governo do Estado a primeira Loja Colaborativa Afrocolab no Piso L1, do Salvador Shopping, conta com 43 marcas baianas lideradas por empreendedores negros que criam na moda, decoração e estética, segundo nota da SECOM. 

2. Com recursos estaduais, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Centro Público de Economia Solidária da Região Metropolitana de Salvador (CESOL/RMS).

3. Segundo a nota, a loja colaborativa também tem áreas voltadas para formação e capacitação, coworking, espaço para eventos e em breve terá uma seção de serviços, com espaço para massoterapeutas, trancistas e manicures. Além de assistência técnica especializada para os empreendedores. 

4. A secretária da Sepromi Ângela Guimarães destacou a importância de o Governo apoiar e valorizar o empreendedorismo negro. “Essa é a primeira loja colaborativa do empreendedorismo negro na Bahia. Uma ação lançada em julho, mas que a gente está desde o início do ano fazendo articulações, pactuando com parceiros privados de outras secretarias, autarquias, empresas públicas, organizando essa rede do empreendedorismo, que já é um ecossistema potente no nosso estado. Só precisava de apoio em toda a sua cadeia produtiva, desde o financiamento até o escoamento da produção”, explicou a titular da pasta.

5. Hana Sofia Eid, empreendedora da Luz de Leão, comemorou a participação de sua marca. “Eu acho uma oportunidade única estar aqui dentro do shopping, fortificando o Black Money. Consumir e comprar de pessoas negras é muito importante. Além de vender, estou conhecendo o trabalho dos meus colegas e, de uma certa forma, fortificando esse espaço”. 

6. Outras seis lojas Afrocolab serão abertas no Pelourinho, estações de metrô, aeroportos e odoviárias da capital e interior da Bahia e outros shoppings centers, por meio da articulação da Sepromi com as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Infraestrutura (Seinfra) e da Cultura (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 
                                                                        ****

7. A abertura oficial do Novembro Negro 2023 contará com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (7), às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Durante o evento, será divulgada a agenda de atividades realizadas ou apoiadas pela gestão estadual ao longo deste mês, para fortalecer a luta antirracista e contribuir na garantia de direitos da população negra. As ações incluem shows, debates, atos públicos, inaugurações, festivais, feiras e caminhadas.

8. A abertura terá apresentações do Bando de Teatro Olodum; Cortejo Afro, com participação de Tonho Matéria; Banda Didá; Yayá Muxima; e Ilê Aiyê, que recebe Dão e Ana Mametto como convidados. O mestre de cerimônias será o ator Sulivã Bispo, com a personagem Koanza. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local, a partir das 15h, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível para o Programa Bahia Sem Fome.

9. A Prefeitura de Salvador entrega nesta terça-feira (7), a partir das 9h, a nova Escola Municipal Anfilófio de Carvalho, na Rua Osvaldo Deway, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana. A inauguração será conduzida pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, em solenidade com a presença de outras autoridades municipais, além de profissionais da educação.

10. A unidade de ensino foi reconstruída e passa a ter mais que o dobro do número de vagas destinadas aos anos iniciais do ensino fundamental. A escola conta com 12 salas de aula, todas climatizadas, sala multiuso/ auditório, quadra poliesportiva coberta e parque infantil.

11. O município de Feira de Santana é o local do próximo “Ciclo de Encontros Regionais de Revendedores de Combustíveis da Bahia”. O evento, com o subtítulo de “Encontro de Feira de Santana e Região”, acontece quinta-feira, dia 09 de novembro, no Spazio Eventos e Convenções, na Avenida Getúlio Vargas, a partir das 8h30, e é uma realização do Sindicombustíveis Bahia.

12. O ciclo de encontros ocorre ao longo do ano, em diferentes regiões da Bahia, e é o principal evento aglutinador dos maiores agentes do setor de combustíveis do Estado. A programação desta nova edição conta com palestra máster do economista Armando Avena e com participação de órgãos de relevo no segmento como a ANP (Agência Nacional do Petróleo), Acelen, Ibametro, Procon Bahia, Sindicom Bahia, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria da Fazenda do Estado. Os organizadores esperam um público de aproximadamente 400 pessoas.

13. Como parte das ações do Programa Saúde Mais Perto, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 300 mulheres estão sendo beneficiadas com exames gratuitos de mamografia, realizados na carreta instalada no estacionamento da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

14. O atendimento, iniciado nesta segunda (6), segue até terça-feira (7) com foco na prevenção e no rastreamento do câncer de mama e acontece a partir de uma articulação com o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvap), da SEC, integrando, ainda, a Campanha Outubro Rosa, promovida ao longo do mês.

15. Este é o terceiro ano de campanha em que o serviço de saúde itinerante de mamografia é oferecido aos servidores da SEC, bem como é disponibilizado para a comunidade da região do CAB. Antes da realização do exame é feita uma triagem, quando também são passadas informações sobre o autocuidado. 

16. A servidora Valdelina Santos, 63 anos, desde cedo já estava aguardando a realização da mamografia. Para ela, que trabalha no setor da Copa Central, a iniciativa é maravilhosa pela tranquilidade e pelo conforto. “Não perco nenhuma campanha da SEC. Sempre que um serviço é oferecido para cuidarmos da saúde procuro me inscrever. É muito bom ter essa oferta de forma rápida e gratuita”, declarou.

17. Sua colega do setor de Patrimônio, Hildete Ferreira, 53 anos, desde o início do mês esperava para realizar a mamografia. Ela ressalta que a prevenção é muito importante. “Quanto antes for detectado, há mais chances de cura. A oportunidade de fazer o exame, aqui na SEC, é muito mais cômoda e confortável porque nem precisamos nos deslocar”, considera.

18. A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, destaca que iniciativas como estas vão além da prevenção. “Nossas atividades com campanhas como estas passam pela dimensão de um Estado que se preocupa com as pessoas, porque estamos falando de políticas públicas de acesso à saúde. E esta parceria com a Sesab amplia o leque de iniciativas que são desenvolvidas pelo Pasvap e pela SEC, em benefício dos educadores, trabalhadores da Educação e dos estudantes, que também representam cuidado e afeto”.

19. O Pasvap é direcionado à promoção e saúde do servidor, sendo que também são ofertados outros serviços, como consultas nas áreas de Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Assistência Social, entre outros, em campanhas específicas, durante todo o ano. No mês de novembro, por exemplo, a SEC está mobilizando a comunidade escolar com três ações: Novembro Negro, Novembro Azul e Novembro Laranja. São ações relacionadas, respectivamente, ao Dia da Consciência Negra, ao combate ao câncer de próstata e aos cuidados com a saúde auditiva.

20. Toda rede estadual de ensino está sendo convidada a refletir sobre uma sociedade mais igualitária e antirracista, bem como à promoção da saúde e bem-estar físico e emocional. Ao longo de todo o mês, serão realizadas atividades como oficinas, palestras, seminários, exames, consultas e orientações preventivas, assim como estarão disponíveis as cartilhas “Novembro Azul – Prevenir é uma das formas de lutar” e “Novembro Negro – Racismo: combate e prevenção, preconceito, discriminação e bullying”, pelo link www.educacao.ba.gov.br/saudedoprofessor.