Ação integrada com o MP aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), nas cidades de Brumado, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus.
1. Segundo nota da SSP/BA, Vinte e oito armas de fogo e uma granada foram apreendidas durante cumprimentos de sete mandados de busca e apreensão contra seis policiais militares (major, cabo e soldados), durante a ‘Operação Falso Perfil’, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública e pelo Ministério Público, nesta quarta-feira (25).
2. Os militares são investigados pela criação de um perfil falso em uma rede social, de atraírem a vítima para um encontro romântico e depois matá-la.
3. Equipes da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP, da Corregedoria da Polícia Militar e do MP cumpriram as ordens judiciais expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Brumado nas cidades de Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus (SAJ) e Brumado.
4. Somente na casa do oficial da PM, 14 revólveres, quatro pistolas, mesma quantidade de carabinas, uma espingarda, uma granada, 128 munições de diversos calibres, um notebook e documentos foram encontrados.
5. No total, as equipes apreenderam sete smartphones, 251 munições, 28 armas de fogo, além de notebook e documentos. Os materiais apreendidos serão levados para Salvador e passarão por perícia. As informações extraídas dos materiais ajudarão nas investigações.
6. Os seis PMs são suspeitos do assassinato de Uanderson Novaes Ventura, ocorrido no dia 12 de abril de 2019, na região do Centro de Assistência Integral à Criança (CAIC), bairro de Malhada Branca, em Brumado.
7. As informações levantadas apontam que o grupo criminoso criou um perfil falso na rede social Facebook e marcou um suposto encontro romântico. Uanderson seguiu para o local combinado e foi surpreendido com disparos de arma de fogo.
****
8. A Prefeitura de Salvador e o Governo da Bahia vão antecipar o pagamento de salários desse mês em celebração ao Dia do Servidor, comemorado no dia 28 de novembro.
9. Pelas redes sociais, o prefeito Bruno Reis anunciou também que a gestão municipal fará ponto facultativo no dia 3 de novembro, um dia após o feriado de Finados.
10. "Alô, servidor municipal! Se liga nas novidades em celebração do seu dia. Vamos antecipar o salário para a próxima sexta-feira (27), e no dia 3 de novembro será ponto facultativo em nossa cidade. Compartilha nos grupos de zap e avisa pra geral!", escreveu. "Tenho enorme gratidão pelo trabalho sério e comprometido dos servidores municipais que fazem nossa Prefeitura ser a melhor do Brasil!", acrescentou.
11. O governador Jerônimo Rodrigues também fez o anúncio da antecipação nas redes sociais. O salário de outubro será pago antecipadamente nesta sexta (27) para 280 mil servidores ativos, inativos e pensionistas.
12. “O adiantamento é mais uma forma de reconhecer o empenho e dedicação de quem trabalha para o desenvolvimento da nossa Bahia”, escreveu Jerônimo.
13. O Governo da Bahia vai desembolsar aproximadamente R$ 2,1 bilhões com o pagamento da folha de ativos, inativos e pensionistas. A programação de pagamento dos salários retoma seu calendário original a partir de novembro.
14. O governador Jerônimo Rodrigues vai participar, nesta quinta-feira (26), às 19h, no Hotel Fiesta, em Salvador, da abertura do VII Congresso Nacional da Central dos Movimentos Populares (CPM), evento que celebra os 30 anos da entidade.
15. O congresso, que prossegue até domingo (29), reunirá lideranças nacionais de movimentos populares que lutam por causas sociais relacionadas ao combate à desigualdade social, à fome, pela saúde, moradia, igualdade de gênero, raça, soberania alimentar, participação popular, dentre outros.
16. O deputado estadual Pedro Tavares lamentou a decisão da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), de cancelar a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), um evento considerado de grande importância para o setor agropecuário e para a economia baiana. O parlamentar avalia que a suspensão afeta significativamente não só o agronegócio, mas também leva prejuízos a outros setores, deixando de gerar oportunidades de renda.
17. “É inadmissível e lamentável essa decisão, ainda mais na proximidade da data do evento, quando todos já tinham certeza da realização e sem uma justificativa cabível. Infelizmente são oportunidades que deixam de ser geradas, lembrando que a Fenagro, segundo a Faeb, movimenta mais de R$ 150 milhões em negócios, sendo muito importante também na capacitação e disseminação de conhecimento para os produtores rurais.
18. O agronegócio é um dos pilares na geração de emprego e renda, ou seja, a Bahia perde muito sem a realização dessa Feira, relevante não só para o estado, mas para toda a região Nordeste. Nossa solidariedade ao setor agropecuário baiano”, afirmou.
19. Prefeito de Ibititá entre 2013 e 2020, o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) disse que está focado no seu mandato parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (24), o ex-prefeito cravou que o PSD terá um nome próprio para a disputa, mas não confirmou que será ele o representante da sigla.
20. “Em Ibititá, o PSD vai ter candidato, em breve nós vamos estar anunciando qual será o destino, mas tenho certeza que o grupo é forte, temos bons nomes […] o meu próprio nome, que o pessoal tem falado”, disse Cafu, que tem sido apontado como líder nas pesquisas internas realizadas até o momento.
21. Ele reforçou ainda que o partido vai buscar ampliar as suas alianças nas demais cidades, para se fortalecer e sair mais robusto deste pleito municipal que se avizinha. “É isso que é a dinâmica da política, fazer boas parcerias e assim o povo escolher o melhor para combinar com o destino do município”, disse.