Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNADOR VISITA FAMILIA DR PERSEU EM IPIAÚ; ALBA TEM MOÇÃO DE PESAR

Sepultamento de Dr Perseu será no sábado, 9 hs
06/10/2023 às 10:07
  
   1. (GIRO IPIAÚ) Na tarde dessa sexta-feira (6), por volta das 16h20min, o corpo do médico Perseu Ribeiro chegou ao aeródromo de Ipiaú, marcando o início de um momento de profunda tristeza e comoção na cidade. Vinte minutos depois, o corpo foi conduzido ao local do velório, no salão da loja maçônica, onde a familia reservadamente está reunida.

  2. A notícia da partida precoce do Dr. Perseu Ribeiro, um médico altamente respeitado e querido pela comunidade, deixou amigos, familiares e a população em geral profundamente abalados. Desde a chegada do corpo, a emoção tem sido intensa, com lágrimas, abraços e palavras de conforto sendo compartilhadas entre os presentes.

   3. Às 19h, o velório será aberto ao público, permitindo que toda a comunidade possa prestar suas últimas homenagens ao Dr. Perseu. O sepultamento está previsto para ocorrer às 09h30 de sábado, um momento solene em que a cidade se despedirá formalmente do Dr. Perseu Ribeiro.

   4. Perseu Ribeiro foi uma das vítimas do ataque a tiros em um quiosque na Barra da Tijuca que tirou a vida de outros dois médicos (ver matéria). Um quarto ortopedista que estava no grupo e sobreviveu já passou por cirurgias e se recupera. A Polícia suspeita que os criminosos tenham confundido o médico baiano com o filho de um miliciano. (Giro Ipiaú)

  5. (ALBA) Em Moção de Pesar apresentada à Mesa Diretora, pela morte do médico ortopedista Perseu Ribeiro Almeida, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, Adolfo Menezes, lamentou a barbárie ocorrida, ontem (6.10), no Rio: “o país está em choque e todos estamos muito tristes e enlutados  com o assassinato dos três médicos ortopedistas, inclusive o nosso baiano Perseu”. 

   6. No documento, protocolado hoje, o presidente da ALBA diz que o Brasil precisa voltar a ser “o país do amor, da alegria e da hospitalidade, e não do ódio, da barbárie e da crueldade”. “Quatro médicos, todos de altíssimo nível científico, em um congresso internacional de Ortopedia, no Rio, saem do hotel para tomar uma cerveja, e, três deles, são mortos por integrantes de uma milícia que os confundiram como membros de uma facção rival. Que país é este? Que civilização monstruosa nós criamos? Não dá pra não se revoltar com uma tragédia dessa magnitude”, indigna-se na Moção. 

   7. Com apenas 33 anos, baiano de Ipiaú, Perseu era expert em cirurgia do pé e tornozelo, com especialização pela Faculdade de Medicina da USP. Na madrugada de ontem foi assassinado juntamente com os seus colegas de Medicina Marcos de Andrade Corsato, 62 anos e Diego Ralf Bomfim, 35 anos, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). O único sobrevivente da chacina, entre os quatro médicos, foi o também ortopedista Daniel Sonnewend Proença, 32 anos.

  8. Na Moção de Pesar, o presidente Adolfo Menezes pede que Deus conforte as famílias dos três médicos, ampare os amigos e conterrâneos de Perseu em Ipiaú — que deixou esposa e dois filhos menores — e que o país reflita sobre a insegurança e a violência que se apossou da vida diária da nossa sociedade

  9. (GIRO IPIAÚ) O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve na casa da família do médico ortopedista Perseu Ribeiro, 33, morto em um ataque a tiros na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada da última quinta-feira (5). O governador chegou acompanhado da equipe de apoio e da prefeita Maria das Graças. Juntos eles ficaram na residência da família por cerca de 20 minutos.

  10. Durante a visita, o governador expressou suas condolências e compartilhou palavras de conforto, destacando a importância do trabalho realizado pelo Dr. Perseu Ribeiro e o impacto que sua partida prematura teve na comunidade. 

  11. “É um momento de muita dor perdeu um ente querido dessa forma. Estamos aqui para demonstrar o nosso apoio à família, a comunidade de Ipiaú e de toda a Bahia”, destacou Jerônimo em entrevista ao GIRO. Após a visita o governador se dirigiu até a cidade de Jequié onde participa de inaugurações na tarde dessa sexta-feira.

  12. O velório ocorre no salão da loja maçônica na Praça Alberto Pinto, centro da cidade, e será aberto ao público a partir das 19h. Antes desse horário, o velório será restrito aos familiares e amigos mais íntimos. O sepultamento acontece às 09h30 desse sábado (07), no Cemitério Jardim da Saudade, no Alto da Subestação. (Giro Ipiaú)
 
  13. (CBF) O lateral esquerdo Renan Lodi, do Olympique de Marseille, e o lateral direito Vanderson,do Monaco, foram desconvocados da Seleção Brasileira Masculina Principal, após conversas do médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, com os respectivos departamentos médicos dos clubes.

  14. Para seus lugares, o técnico da Seleção, Fernando Diniz, convocou Carlos Augusto, da Inter de Milão, e Yan Couto, do Girona.

  15. Os próximos jogos do Brasil serão contra a Venezuela, no dia 12 de outubro, em Cuiabá, e contra o Uruguai, dia 17 do mesmo mês, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026.

   16. (SEC) A estudante Evelym Rocha, 29 anos, está concluindo o curso de Engenharia de Pesca, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), graças ao Programa Universidade para Todos (UPT), parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a UFRB. 

  17. A proposta da iniciativa é reforçar a aprendizagem para estudantes da rede estadual de ensino que buscam ingressar no Ensino Superior. Neste contexto, a estudante e ex-alunos do programa, junto com suas equipes técnica, administrativa e pedagógica, participam de uma extensa programação dos Diálogos Pedagógicos UPT-UFRB para compartilhar suas experiências e o impacto do programa em suas vidas.

  18.  O encontro teve início nesta sexta-feira (6) e prossegue até amanhã (7), no Campus da UFRB, no município de Cruz das Almas.

  19. Filha mais velha de uma família que, fugindo da seca do Ceará, veio para a Bahia iniciar uma nova vida, na cidade de Valença, passando a viver da mariscagem, Evelym Rocha conta como foi enriquecedora sua experiência no UPT. 

  20. “Abriu um leque de oportunidades na minha vida. Além do preparo e treino, que possibilitaram a minha entrada na UFRB, com o programa pude também ampliar meus horizontes e mudar a forma de ver o mundo”. Aluna do Colégio Estadual de Valença, onde concluiu o Ensino Médio, a estudante revela, ainda, que outro lado positivo da experiência foi o de constatar que as pessoas de origem simples poderiam sonhar em ingressar no Ensino Superior.