Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FEDERAÇÃO JÁ TEM DOIS PRÉ-CANDIDATOS: OLIVIA E ROBINSON. E AGORA?

Decisão será tomada pelo Comitê Política presidido pelo governador Jerônimo Rodrigues
25/08/2023 às 19:00
   1.   Com a indicação do deputado estadual Robinson Almeida (PT) pelo diretório do seu partido como pré candidato a prefeito de Salvador, em 2024, agora são dois os nomes a serem analisados pelo Comitê Político da Federação de partidos (PT, PCdoB e PV) que apoia o governador Jerônimo Rodrigues instância política que é comandada pelo chefe do Executivo. O outro nome já lançado há quase 30 dias pelo PCdoB foi o da deputada estadual Olivia Santana.

  2. O governador ainda não sinalizou quando pretende convocar o Conselho Político para decidir qual nome vai apoiar, certamente esperando que os outros partidos de sua base apresentem seus nomes. Também são da base governista o PSD, do senador Otto Alencar; o PSB, da deputada Lidice da Matta; o MDB, de Geddel Vieira Lima; o Avante, do deputado Ronaldo Carletto; e outros menos cotados.

  3. Não estaria também definido pelo Comitê, habitado pelos caciques do PT, ministro da Casa Civil, Rui Costa, e senador Jaques Wagner, se haverá apenas um candidato no primeiro turno ou se será permitido que sejam vários e a parada seja definida no segundo turno. Há, evidente, um risco enorme nessa avaliação, pois, qualquer deslize, o prefeito Bruno Reis (UB) candidato à reeleição pode levar no primeiro turno, sequer havendo um segundo.

  4. Quanto aos outros partidos da base governista citados, o PSD do senador Otto Alencar, teria dois nomes em análise do partido, do deputado Antônio Brito e do seu pai vereador Edvaldo Brito. Eles já emitiram uma nota à imprensa (não o partido) afirmando que têm condições de terem um pré-candidato na capital. Otto nada falou. O outro senador deste partido, Angelo Coronel, já insinuou em tempos idos a participação de sua esposa, Eleusa Coronel, na política da capital.

  5. O PSB, de Lidice da Mata, segundo ela própria tem três nomes a apresentar: o dela, o do vereador Sylvio Humberto e o do superintendente da Conder, ex-vereador da capital, José Trindade. Ao que se fala nos bastidores, Trindade seria o nome que Rui Costa gostaria de apoiar para prefeito. Mas, eu mesmo nunca ouvi Rui falando isso. Na política, no entanto, onde há fogo, há fumaça. Pode até ser uma vez que Trindade pilota várias obras da Conder e teria, assim, algo a apresentar na campanha de peso, especialmente na mobilidade urbana que mexe com a maioria da população da capital.

  6. Caso isso aconteça, o governador Jerônimo seguirá Rui, pois, ambos estão bem afinados. A pré-candidatura do deputado Robinson Almeida (PT), já lançada pelo diretório municipal é vista como do senador Jaques Wagner uma vez que Robinson foi secretário de Comunicação do Estado nos governos Wagner e elegeu-se deputado estadual neste embalo e com o apoio de Zé Neto, em Feira de Santama, outros 'wagnerista'. 

  7. A questão é que, no plano eleitoral, a densidade de Robinson na capital é baixa e ele é desconhecido da população. Como torná-lo conhecido em tão pouco tempo entendendo-se que a campanha pra valer só vai começar em junho/julho de 2024? Não dá tempo. Nesse aspecto, o outro nome da Federação já lançado, da deputada Olívia Santana (PCdoB) leva muita vantagem por ser a deputada mais votada na capital e ter a bandeira da negritude, além de muitos feitos a mostrar, pois, já foi secretária de Educação de Salvador e do Trabalho no Estado.

  8. O MDB dos irmãos Vieira Lima sonha (ou sonhava) lançar o vice-governador Geraldo Jr, mas Geraldo sequer tem cargo no governo do Estado, vive apenas a participar de eventos, o próprio já teria desistido ou ao menos diminudo o ímpeto de ser candidato a apontou que apoiaria Olivia Santana. Esse é um dado importante, pois, o MDB poderia integrar uma vice na chapa de Olivia.

  9. O Avante de Ronaldo Carletto não tem nomes para lançar na capital. O único que existe, o deputado pastor Isidório - que perdeu o controle do partido para Carletto - já foi candidato duas vezes e a população o rejeitou. Até sua eleição para deputado federal foi dificil e na última a prefeito sequer elegeu o filho Tancredo a vereador. O objetivo de Carletto é 2026, a eleição estadual e está filiando, o quanto consegue, alguns prefeitos que eram de outros partidos no Avante para fortalecer-se.

  10. Então, o quadro na capital é esse acima na base governista de Jerônimo. Quadro de espera, amadurecimento, muita conversa e decisões finais que, ao que tudo indica, não sairão em 2023. Nada impede, no entanto, que Olivia e Robinson, os já lançados pré-candidatos façam articulações e eventos para fortalecer seus nomes. (TF)