Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTRO DA ENERGIA DIZ QUE APAGÃO FOI FENÔMENO RARO E APURARÁ FALHA

Se o apagão de hoje tivesse acontecido no governo Bolsonaro seria um escândalo
15/08/2023 às 19:33
   
  1. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão ocorrido nesta terça-feira (15/8) não tem a ver com problemas de segurança energética e foi um evento “extremamente raro”. O apagão atingiu, pela manhã, 25 estados e o Distrito Federal. Sem explicar ao certo os motivos da falha, o ministro afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas.

  2. “Para acontecer um evento dessa magnitude nós temos que ter tido dois eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade, ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu”, disse, em entrevista coletiva.

  3. “O ocorrido de hoje não tem nada a ver, absolutamente nada, a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios”, enfatizou Silveira.

  4. O ministro disse também que o ocorrido não tem relação com o apagão que atingiu o Amapá em 2020. “Diferentemente de dois anos atrás, quando, por conta de planejamento nós tivemos um colapso do setor energético brasileiro, o sistema trabalhou na bandeira vermelha e foi necessário que se fizesse aquela contratação emergencial que vocês todos conhecem de térmicas no Brasil, agora não”, afirmou.

  5. E emendou: “Há um planejamento, há segurança, os nossos reservatórios estão cheios, então o ocorrido absolutamente nada tem a ver com o planejamento do sistema e a geração de energia”.

  6. O Ministério vai solicitar à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a apuração das causas do apagão . Estou oficializando ao Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal um pedido de instalação de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu”, disse Silveira.

  7. Segundo o ministro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia, não deve conseguir responder a todos os esclarecimentos sobre a causa do apagão.

  8. “É um sistema altamente sensível, é um sistema que requer planejamento, requer total e completo monitoramento. Tenho absoluta convicção que a ONS, até por sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, declarou Silveira.
 
  9. A Embasa informa que com o apagão nacional ocorrido na manhã de hoje (15), os sistemas de abastecimento de Salvador começaram a ser restabelecidos somente durante a tarde de hoje (15). O período de interrupção dos sistemas afetou o nível dos reservatórios e o volume de água disponível para abastecer a população de Salvador e Região Metropolitana (Lauro de Freitas, Candeias, Simões Filho, São Francisco do Conde e Madre de Deus).

  10. Com a retomada, estima-se que, nas próximas 48 horas, o fornecimento de água esteja regularizado em Salvador e demais municípios afetados.

   11. A Embasa informa que com o apagão  o abastecimento no sistema integrado de Feira de Santana, que distribui água para os municípios de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Feira, Santanópolis, Tanquinho e Santa Bárbara, começou a ser restabelecido no final da tarde de hoje. O período de interrupção do sistema afetou o nível dos reservatórios e o volume de água disponível para abastecer a população da região. 

  12. Com a retomada, estima-se que, nas próximas 48 horas, o fornecimento de água esteja regularizado em Feira e demais municípios afetados. A Embasa recomenda que, neste momento de contingência, as pessoas utilizem água da forma mais econômica possível, evitando usos que possam ser adiados.

  13. Em Salvador, o apagão causou enormes transtornos no trânsito e na paralisação do metrô o que provocou também fechamento de academias de ginástica, faculdades, e suspendeu o atendimento médico em algumas clinicas.

  14. Petiscos exclusivos, carta de drinks sob medida, ambiente charmoso e uma vista panorâmica para a cidade. Esses são os atributos do Rooftop 27, empreendimento que acaba de abrir as portas, ainda em fase de testes (soft opening), no 27° andar do Hotel Intercity Salvador, no Caminho das Árvores. Espécie de refúgio urbano para quem quer relaxar e descontrair, o espaço abre diariamente, a partir das 11h, sob reserva.

  15. O cardápio tem como destaques tostada de polvo, bolinhos de costela, carré de cordeiro com especiarias, polvo grelhado com legumes confitados e moqueca de banana da terra. Pratos que podem ser harmonizados com os drinks da casa. Os destaques vão para o Tropical City, com whisky, xarope de açúcar, sumo de limão e licor de pitanga; e o Maria Quitéria, com gin pink, sumo de limão, sumo de capim limão, xarope de beterraba e espuma de manga. Clássicos como Negroni e Moscow Mule também fazem parte da carta.

  16. Amplo, com 500 m² de área, o local acomoda grupos de até 100 pessoas. As reservas podem ser feitas através do WhatsApp (71) 99659 2795.

  16. O Ministério Público estadual, por meio dos promotores de Justiça Robert de Moura Carneiro e Jessica Camille Goulart, recomendou às administrações municipais de Piritiba e Amargosa que não concedam alvarás de funcionamento e de utilização de aparelho sonoro e sanitário aos estabelecimentos comerciais que não atendam às legislações municipais, estaduais e federais pertinentes. 

  17. As recomendações foram motivadas em razão das notícias de poluição sonora com abuso dos instrumentos sonoros e excesso de volume em zonas residenciais e nas vias públicas nos Municípios. 

  18. Segundo a promotora de Justiça Jessica Goulart, o Município de Amargosa não conta com fiscal ambiental capacitado em seus quadros, que é o profissional responsável por ir a estes locais onde existem denúncias e fazer as medições e coleta de elementos, “sendo certo que, excepcionalmente, o engenheiro sanitarista e ambiental do Município é quem faz o serviço”. 

  19. A recomendação foi enviada ainda aos proprietários e condutores de veículos dos dois Municípios para que não utilizem equipamentos de sons automotivos e paredões que perturbem o sossego público.  

  20. O documento também foi enviado aos agentes de trânsito de Piritiba para que realizem a lavratura de auto de infração, nos termos do artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, aplicando ao infrator as respectivas penalidades, inclusive a medida administrativa de retenção do veículo para regularização; 

  21. E aos comandantes da 99ª CIPM e da Guarda Civil Municipal de Amargosa para que sejam realizadas periodicamente, diligências e blitz nos locais identificados como de maior incidência, inclusive exigindo a documentação dos estabelecimentos e veículos no intuito de verificar a regularidade dos mesmos e que, uma vez constatada a presença de ruído em alto volume e intensidade, sejam tomadas as medidas legais cabíveis com condução do responsável até à Delegacia de Polícia e apreensão do aparelho ou do veículo, além de aplicação da multa decorrente da infração administrativa.  

  22. “No período de 2019 a 2022, estabelecimentos comerciais e templos religiosos de Amargosa acumularam dezenas de ocorrências perante a Polícia Militar, Guarda Civil e Secretaria de Meio Ambiente, exigindo o deslocamento de significativo efetivo policial que, por reiteradas vezes, orientou aos responsáveis que cessassem o barulho”, destacou a promotora de Justiça Jessica Goulart.