Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PASSEM SEBO NAS CANELAS QUE MARATONA 42 KM ACONTECE EM SALVADOR 24 DEZ


Veja as novidades nos Esportes em Salvador
14/08/2023 às 19:32
  1.  A Prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (14), o Calendário de Turismo Esportivo com dez grandes eventos, como maratonas de 42 km e triatlos com 1,5 km natação, 40 km no ciclismo e 10 km de corrida. A programação vai até julho de 2024. A Maratona Salvador está de volta e será realizada em 24 de setembro, as inscrições já estão abertas. A largada será no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, e vai seguir a mesma logística das edições anteriores, com percursos de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. No ano passado, foram cerca de 5 mil competidores. Em 2023, a expectativa é reunir 8 mil pessoas nessa prova.

  2. O calendário foi divulgado em detalhes pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) em uma cerimônia realizada no cinema do Shopping da Bahia, nesta segunda-feira. Foram apresentados dados nacionais que apontam que as competições esportivas movimentam cerca de R$ 7 bilhões, ao ano, e têm 45 milhões de fãs no Brasil. Ele frisou que os efeitos são sentidos em diversos setores da economia da cidade.

  3. Em 2022, a Maratona Salvador recebeu atletas de 182 cidades de todos os estados do país. A meta é alcançar 300 municípios este ano. O presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Diego Albuquerque, afirmou que o esporte é uma ferramenta de transformação social e econômica e acredita que Salvador está pronta para sediar grandes competições.

  4. Depois da Maratona de setembro e da Ultramaratona da Independência, foi criado o Trion Salvador. Uma competição que reúne natação, ciclismo e corrida, em três modalidades de acordo com as condições físicas dos atletas. O evento será realizado em 3 de dezembro. O presidente da Federação Baiana de Atletismo (FBA), Antônio Luís Paranhos, contou que existe atividade para todos os públicos.

  5. “O esporte tem capacidade de atrair pessoas de todas as partes do mundo, então, esse calendário divulgado antecipadamente vai possibilitar que as pessoas façam um planejamento. Temos a maratona, que está na 5º edição, e esse ano teremos quase o dobro. A ultramaratona deste ano teve mais gente do que a do ano passado”, afirma o prefeito Bruno Reis.

  6. A Virada Esportiva, programada para outubro. Nos fins de semana, haverá competições em diferentes modalidades, como basquete, tênis, capoeira, xadrez, skate, baleado, natação e outro. As disputas serão realizadas nos espaços públicos da cidade, como quadras, praças e praias durante todo o mês de outubro, sempre as sextas-feiras, sábados e domingos.

  7. A Prefeitura vai efetivar na terça-feira, a Lei Municipal de Esporte e Lazer de Salvador. Serão anunciados o Bolsa Atleta Salvador, o Salvador Social Clube e outras ações de fomento à prática esportiva que estão previstas no plano. Além disso, será anunciada uma parceria com o Esporte Clube Bahia para implantação de escolinhas de futebol em comunidades da cidade.

  8. O lançamento ocorre a partir das 9h no Salão de Eventos do Clube Espanhol, na orla de Ondina. O prefeito Bruno Reis estará presente, assim como o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, e outras autoridades do município.
                                                           *****
  9. Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 30 e 31 de agosto, respectivamente, para quitar por completo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seja pagando a quinta e última parcela ou a cota única. Também neste mês, vencem alguns prazos de parcelamentos para as placas terminadas com 5, 6, 7, 8, 9 e 0. Nos dias 30 e 31 de agosto, estão previstos os vencimentos da segunda parcela para as placas 9 e 0, da terceira para as placas 7 e 8 e da quarta para as placas 5 e 6, respectivamente.

  10. Para realizar o pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. Os demais prazos para cota única no decorrer do ano são os seguintes: 28/9 para placas de final 5, 29/09 (final 6), 30/10 (final 7), 31/10 (final 8), 29/11 (final 9) e 30/11 (final 0), além das já citadas placas 3, no dia 30/08, e placa 4, no dia 31/08.

  11. O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (www.sefaz.ba.gov.br), no Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode ligar para o call center 0800 071 0071 ou enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

  12. O movimento apaeano na Bahia se prepara para vivenciar mais uma jornada de conhecimento, inclusão e transformação. No dia 18 de agosto, dirigentes, profissionais da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) e da Apae Salvador, além de convidados, estarão reunidos no Hotel Fiesta Convention Center para o lançamento oficial do X Congresso Estadual das Apaes da Bahia (Conapaes-BA). O evento, cujo tema é “Inclusão: Desafios, Perspectivas e Possibilidades", está programado para acontecer nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Fiesta Convention Center, em Salvador.

  13. Na ocasião, será apresentada a programação do evento, que inclui fóruns, debates e mesas redondas com especialistas renomados que vão discutir as melhores práticas e métodos de inclusão. Além disso, o encontro contará com a participação de palestrantes com deficiência, que desempenham um papel essencial neste debate, enriquecendo o diálogo através do compartilhamento de suas vivências. Estarão em pauta temas como saúde, garantia de direitos, trabalho, educação e longevidade, a fim de fomentar ações e políticas públicas em prol da integração desse público na sociedade.

  14. Braskem inicia inscrições para seu Programa de Estágio 2024. As pessoas interessadas poderão se inscrever entre 15 de agosto e 11 de setembro pelo site https://www.braskem.com.br/carreira. Nesta edição, serão oferecidas 223 vagas para os cinco estados onde a companhia está presente (Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). Na Bahia, são 28 vagas para nível universitário (18 em Camaçari e 10 em Salvador) e 18 para nível técnico (todas em Camaçari).

 15. O programa pretende atrair o público universitário e técnico com ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. A meta para o estágio universitário é contratar, do total de pessoas candidatas, pelo menos, 52% de mulheres, 45% de pessoas negras, além de preencher 15 vagas afirmativas para pessoas com deficiência. Para o estágio técnico, a meta é contratar pelo menos 52% de mulheres e 45% de pessoas negras.

 16. Para Camila Fossati, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Braskem, contar com pessoas de origens, histórias, características e personalidades diferentes enriquece o programa e impacta positivamente na performance da empresa. “Temos priorizado a diversidade e a inclusão no programa ao longo dos anos, e seguiremos da mesma forma neste ciclo. Entendemos o Programa de Estágio como uma porta de entrada para o desenvolvimento de carreira e, por isso, temos um papel importante como empregador: o de potencializar o desenvolvimento de grupos sub-representados, que historicamente foram privados de oportunidades e acessos”, explica a diretora.

 17. As vagas são para estudantes de nível universitário que estejam cursando a partir do 3º semestre da graduação nos mais diversos cursos superiores. Já estudantes de nível técnico precisam estar cursando a partir do segundo semestre e ter no mínimo um ano de vínculo com a instituição de ensino para a realização do estágio nos cursos de Química, Plásticos, Mecânica, Mecatrônica, Automação, Eletrônica, Eletroeletrônica, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Petroquímica, entre outros.

 18. Estudantes que ingressarem na empresa por meio do Programa de Estágio terão a possibilidade de acesso a uma bolsa de estudo de inglês se tiverem até o nível básico do idioma, ou, como ação afirmativa, se se declararem pessoas pretas ou pardas. Além disso, a empresa promoverá treinamento em ferramentas de informática como Excel, Power BI, Power Point, entre outras, para nivelar os conhecimentos.

  19. A solenidade da Assunção de Nossa Senhora contará com a participação do governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia, realizada pela Irmandade da Boa Morte, acontecerá nesta terça-feira (15), às 9h30, na Igreja Matriz da cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Antes, o governador participa da caminhada religiosa que sairá da Casa da Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte em direção à catedral.

 20. Destacando a luta da entidade em defesa e fortalecimento do municipalismo, o deputado estadual Hassan (PP) comemorou os 59 anos da União dos Municípios da Bahia (UPB), transcorrido nesse domingo (13). Para registrar a data, Hassan protocolou na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), moção de congratulação, apontando os relevantes serviços prestados aos municípios baianos. “Parabenizo a diretoria e o corpo técnico dessa instituição, que se tornou referência nacional na defesa do municipalismo e faz a diferença na gestão dos municípios”.

  21. Ao justificar a moção, Hassan frisou que especialmente nos últimos dois anos a UPB se destacou pelo protagonismo que assumiu nacionalmente pela intensa participação na luta municipalista travada durante as Marchas a Brasília, conquistando inúmeras vitórias, a exemplo do 1% a mais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a luta pela redução da alíquota patronal do INSS de 22,5% para 10%, a manutenção do repasse para municípios que perderam população no Censo do IBGE, e a desburocratização dos convênios com a União, dentre outras.