Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FLIPELÔ: PRAÇA TEREZA BATISTA BOMBA COM JOVENS NAS FILAS DE AUTÓGRAFOS

É o espaço mais disputado da feira e a literatura para jovens alcança sucesso
12/08/2023 às 19:29
     1. Domingo é o último dia da FLIPELô. Neste sábado um bom público compareceu ao centro histórico para participar das atividades da feira do livro que também tem música e culinária. Foi um sábado de casa cheia e mais uma vez o espaço literário mais disputado e ocupadom foi a praça Tereza Baptirsta com váriias mesas redondas com a participação de escritores jovens e manhã e tarde de autografos com filas imensas, especialmente para os autógrafos da escritora Clara Alves, autora de "Concetadas" e "Romance Real".

  2. E quem é esse fenômeno editoral? Clara Alves é carioca nascida em 1993 formada em jornalismo pelam UERJ. Sempre foi apaixonada por livros. Deixou o jornalismo para viver seu maior sonho: ser escritora em tempo integral. É autora do best-seller LGBTQIAP+ Conectadas (2019), que já vendeu mais de 100 mil exemplares, e de Romance real (2022), publicados pela editora Seguinte. 

  3. Também participou das antologias De repente adolescente e Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens) e publicou histórias independentes pela Amazon. Mora no Rio de Janeiro, onde passa a maior parte do seu tempo consumindo e escrevendo romances clichês de aquecer o coração. Se considera uma escritora militante.

  4. Outro espaço bastante concorrido foi a ex-praça ACM reservada para contação de histórias para as crianças futuros leitores de livros mais densos. Na igreja de NS do Rosário dos Pretos aconteceu um concerto da orquestra sinfônica afro baiana e na Casa do Benim lançamento do livro com as narrativas de mãe Carmen de Oxaguian, do Terreiro do Gantois.
                                                     *****
  5.   O Festival Literário Internacional de Pomerode (FLIPomerode) segue até domingo (13/8) com uma programação especial para o fim de semana de Dia dos Pais, com atrações nacionais e internacionais. Desde que começou, na quarta-feira (9/8), muitas pessoas já passaram pelo Centro Cultural da cidade, onde a primeira edição do evento está sendo realizada. 

  6. A expectativa da organização tem ficado acima do esperado, conforme afirma Edilma Lemanhê, coordenadora geral do FLIPomerode. “Nossa expectativa era grande, mas estamos realmente surpresos com os resultados mais do que positivos. Muitas atrações estavam esgotadas antes mesmo do festival começar. Estamos com a casa cheia e isso é muito gratificante”, diz Edilma.

  7. Mesmo com a grande procura pelos ingressos e com algumas atrações já esgotadas, a organização do festival ressalta que o público que estiver na região ainda tem chance de retirar os ingressos no local, ainda que não encontre os bilhetes à disposição para reservar no site. “Como os ingressos são gratuitos, acontece de a pessoa reservar on-line e, na última hora, não comparecer. O que abre oportunidade para quem chega alguns minutos antes das atrações iniciarem”, explica João Chiodini, produtor executivo do FLIPomerode.

  8. Com o propósito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã, o festival traz uma proposta bilíngue e com tradução simultânea das mesas de debate e contação de histórias. Toda a programação é gratuita e os ingressos devem ser reservados on-line através do site oficial do evento. É possível retirar dois ingressos por CPF, por atração. 

  9. O FLIPomerode também tem algumas atrações transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do festival. Conteúdos exclusivos, orientações e vídeos com os escritores estão disponíveis nas redes sociais do FLIPomerode no Instagram e Facebook.

     10. A decisão do governo do Estado de São Paulo de recusar os livros didáticos que fazem parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) está encontrando forte resistência de estudantes, pais e educadores. Um abaixo-assinado, aberto na plataforma Change.org, já reúne quase 45 mil assinaturas pedindo que a medida seja revogada. 

  11. A petição online foi aberta pela Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (Abrale), entidade civil que tem como finalidade contribuir para qualidade do ensino brasileiro, defender os profissionais autores-educadores e promover a integração dos autores de livros didáticos e paradidáticos junto às editoras, órgãos governamentais e entidades congêneres.

  12. No abaixo-assinado, o mestre em Geografia Laércio Furquim Jr, que escreve livros didáticos e é membro da Abrale, destaca que o material enviado gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC) passa por um "forte rigor editorial", sendo submetido a uma banca examinadora composta por acadêmicos e professores que integram a educação básica. 

  13. "Uma coleção didática aprovada no MEC é orientada por um edital governamental que estabelece critérios normativos e inseridos nas exigências legais, inclusive, aquela que prevê temas obrigatórios como educação ambiental, educação para a saúde e valorização do multiculturalismo", detalha o autor de livros no texto do manifesto que segue em crescimento. 

  14. Uma das manifestações religiosas mais importantes da Bahia, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Boa Morte acontece em Cachoeira, a partir deste domingo (13), até quarta-feira (16). Pela primeira vez, o evento vai contar com a Feira do Emprendedorismo Negro, sempre das 14h às 20h, na Praça Doutor Aristides Milton, na Rua Durval Chagas.

  15. A iniciativa é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), em parceria com a prefeitura municipal. “O fortalecimento do afroempreendedorismo nas diversas regiões do estado é uma das missões da nossa gestão. Vamos aproveitar o intenso fluxo de visitantes que Cachoeira recebe neste período para dar visibilidade à pujança do empreendedorismo negro do Recôncavo Baiano e impulsionar a geração de renda no território.

  16.  A Festa da Boa Morte enaltece a resistência negra e a inclusão econômica é um dos principais caminhos para garantir condições de vida digna para essa parcela expressiva da população”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

  17. A Feira de Empreendedorismo Negro vai reunir produtos e serviços que refletem a criatividade preta em segmentos como decoração, moda, cosméticos, gastronomia, entre outros. Com isso, incentiva a criação de valor da cultura afro através da participação de 20 expositores.

  18. O deputado federal João Leão (PP), o vereador Alex da Saúde (PP) e a endocrinologista Emanuela Sancho apresentaram o inédito Projeto de Educação em Diabetes, realizado na cidade de Serrinha, a representantes do Ministério da Saúde e da ANVISA em Brasília (DF), compartilhando os detalhes da proposta e sua importância.

  19. "A proposta foi apresentada e recebeu uma acolhida muito positiva. Existe uma possibilidade real de que esse projeto, que teve início em âmbito municipal, se torne um programa nacional. Iniciamos este projeto de educação em Serrinha, onde já é lei, e trouxemos essa proposta para o Ministério da Saúde. Vamos continuar avançando.", afirmou Emanuela Sancho.

  20. João Leão abraçou a ideia de transformar o Projeto de Educação em Diabetes em um programa nacional. "Após a reunião no Ministério da Saúde, onde discutimos o projeto originado no município de Serrinha, abordando a insulinoterapia e a educação em diabetes, o deputado João Leão expressou seu apoio para levarmos esse programa a todas as regiões do Brasil, melhorando a vida daqueles que necessitam desse tipo de atendimento", declarou o vereador Alex da Saúde.

  21. O Projeto de Educação em Diabetes tem o objetivo de promover a conscientização e o conhecimento sobre a doença, bem como a importância da insulinoterapia.