Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ESCRITORES JOVENS SÃO AS GRANDES ATRAÇÕES E NOVIDADES DA FLIPELÔ (TF)

Os escritores jovens dominam a feira do Pelourinho
11/08/2023 às 09:11
   1. O maior sucesso na FLIPELÔ em vendas de livros e nos encontros-debates é da galera jovem escritores que fazem sucesso no Brasil e estão fazendo tardes de autógrafos e conversas no espaço da praça Tereza Batista, entre eles, Elayne Bacta e Vinicius Grossos. Hoje, a fila de autógrafos dos livros de Grossos, entre eles, "Feitos de Sol" era enorme e o autor cansou a mão de tanto autografar. Alguns autores que atuam na literatura fanfic - narrativas ficicionais escritas com a ajuda de fãs - também estão vendendo bem.

  2. E o que diz "Feitos de Sol" de Grossos? Narrativa sobre o fim do mundo preste a acabar e qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre. E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio? Essas eram algumas das dúvidas que Cícero (personagbem) tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000.

  3. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar. A Faro Editorial lançou este livro em julho últimos. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo. 

  4. Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo. Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90.

  5. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências. E, na Flipelô, uma fila imensa de jovens com este e outros livros de Grossos para serem autografados.

  6. E quem é o autor: Nascido em 1993, Vinícius é natural de Duque de Caxias (RJ), se formou em comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), e desde 2018 vive em São Paulo, onde concilia a escrita e o jornalismo. Seu primeiro livro, Sereia Negra, foi publicado de forma independente em 2014. 
                                                      ****

  7. 7. Os escritores Gabriel Dearo e Manu Digilio estão causando o maior frisson nas redes sociais. O casal está em contagem regressiva para o lançamento de mais produto, que será anunciado na próxima terça-feira (15), em uma live a partir das 19h no canal Falaidearo, no Youtube.

  8. O casal Gabriel Dearo e Manu Digilio, apresenta números impressionantes - ultrapassou a marca de dezenove milhões de seguidores, alcance de três bilhões e 400 mil milhões de visualizações.

  9. Destaque na literatura, são autores do livro infanto-juvenil nacional mais vendido no Brasil - “As Aventuras de Mike” - também lançado em mais de 10 países; incluindo toda a América Latina, Portugal, México e Estados Unidos. Constantemente, no topo do ranking dos livros de maior sucesso na categoria infanto-juvenil, tornouse Best-Seller, ultrapassando 500 mil exemplares vendidos.

  10. A dupla lançou uma edição especial da primeira obra, para colecionador, com capa dura e colorido. Os números e o sucesso editorial comprovam que esse público ainda é adepto à leitura tradicional. Mesmo com a variedade de recursos tecnológicos, o livro físico é valorizado por pais e filhos!

  11. Diante de tanto mistério, o que nos resta e acompanhar a live que acontece no dia 15 de agosto, terça-feira às 19h, no canal Falaidearo, com certeza vem coisa boa por aí!

  12. Autora consagrada e atual embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel será um dos nomes que participam sétima edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ. Idealizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, o evento gratuito conta com o apoio do Instituto CCR e deve receber centenas de pessoas até domingo.

  13. Apaixonada pelo Brasil, a autora do clássico romance Como Água para Chocolate, publicado em 1998 e traduzido para 30 idiomas até o momento, é fã de acarajé e moqueca de camarão e tem em Jorge Amado um de seus escritores favoritos.

  14. Ao ficar sabendo do evento, entrou em contato com os organizadores que aproveitaram a oportunidade para enriquecer ainda mais a programação. Por isso, no dia 12/9, às 11h, Laura se reúne com Paloma Amado, para um bate papo sobre seu novo livro, Lo que yo vi, e sobre como a cozinha afetiva e a literatura são importantes para as culturas do Brasil e México. A conversa acontece no Museu Casa do Carnaval, no Pelourinho.

  15. A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc,apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, realizada na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador, do Governo do Estado da Bahia, do Banco do Nordeste do Brasil, da Bahiagás e da Suzano, apoio da ITS Brasil, do Colégio Oficina e do Senac, apoio de mídia da Rede Bahia, do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e do  Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.