Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FLIPELÔ NECESSITA VALORIZAR MAIS A LITERATURA MUDANDO SEU FORMATO (TF)

Ou a FLIPELÔ muda ou vai virar uma festa de largo musical
10/08/2023 às 12:50
    1. A Feira Internacional do Livro de Salvador - FLIPELÔ - deveria mudar um pouco o formato para poder atrair um público mais voltado para a literatura do que para a música e a gastronomia. No modelo atual, em sua sétima edição, louve-se a iniciativa e os debates que estão acontecendo no evento, restritos e com pouco público, mas, ainda assim valiosos, sugeriamos que no Largo do Pelourinho ao invés da instalação da tendas com produtos comestíveis e bebidas alcoóicas, e mais um coreto para apresentações musicais, que fossem instaladas tendas de livros.

  2. Seria muito mais interessante e dentro do objetivo central da FLIPELÔ que é a literatura. Outra sugestão é retirar o nome de internacional da feira uma vez que, pelos menos nesses dois dias em que o BahiaJá esteve acompanhando o evento, não havia nada de internacional salvo um ou outro turista estrangeiro que passeava pelo Pelourinho. Turista estrangeiro não vem a Salvador, especificamente para a FLIPELÔ, e anuncia-se para sábado o Mia Couto, autor de Moçambique, que, tem porte internacional, limitado.

  3. Ora, se a FLIPELÔ trouxesse 5 ou 6 autores de densidade internacional - Yuval Harai, Michel Houellebecq, Paulo Coelho, etc - ai tudo bem valeria o título. Esse negócio de internacional está virando uma piada. Serrinha fez sua primeira feira de livros patrocinada pelo governo do estado e colocou como sendo internacional até um nome bonito: FELIS. Então, a FLIPELÔ poderia adotar o nome apenas de Feira de Livros de Salvador e colocar alguma coisa de música, mas, acessório e não como atração principal como está sendo.

  4. Hoje, por exemplo, nas rodas de conversas que assisti no Pelourinho, no Espaço Tereza Batista, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e na Casa do Benin o público não chegava a 300 pessoas nos três eventos. O maior público foi a mesa com a jovem escritora Elayne Baeta. Na Casa do Benin tinha umas 25 pessoas e na igreja umas 50. E venda de livros só havia na Casa do Benin, o que é o mais importante para os autores.

  5. Na Livraria LDM no Pelourinho só tinha 2 clientes olhando as prateleiras e nenhuma promoção à vista. Até a banca de livros da Cantina da Lua tinha sido retirada do local e uma outra do Maciel de Baixo, idem. Procurei comprar um livro da Mãe Stella e não achei. Outra coisa: o estacionamento do Pelourinho (via Bx dos Sapateiros) custa R$9,00 a hora e não há um vigilante na saíde (e acesso) e dá medo à noite, com os lampiões apagados. (TF)
                                                                      *****
   6. Em junho, o volume de serviços na Bahia, na comparação com maio, caiu 1,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).   

  7. Na comparação com junho de 2022, o setor cresceu 7,7%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Outros serviços (29,1%), que contabilizou a variação mais expressiva. 

  8. Seguida pela atividade de Serviços de informação e comunicação (14,2%), depois Serviços prestados às famílias (8,3%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,1%). Por outro lado, apenas as atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%) marcou queda. Nessa análise cabe destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (4,1%).   

  9. Esse resultado quando comparado com 2022, é confirmado pela melhora da confiança empresarial do setor de serviços, devido ao aumento da procura pelas atividades que compõe esse setor, uma vez que o mês de junho, foi um mês intensivo na realização festejos juninos.  

  10. O Governo do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (10) a convocação de mais 165 aprovados no processo seletivo para mediador do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). 

  11. O Emitec atende estudantes que moram em áreas remotas da Bahia e que assistem as aulas em localidades perto de suas casas, sem a necessidade de deslocamento para os centros urbanos. As aulas são transmitidas, via satélite e em tempo real, por meio dos estúdios de TV instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na capital baiana, e os estudantes são acompanhados pelos mediadores em salas para a interação com os professores direto de Salvador.

  12. Para agilizar o andamento dos processos, os candidatos convocados podem encaminhar a documentação exigida, entre os dias 11 e 24 de agosto, pelo e-mail (ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br), mas é necessário também entregar presencialmente nos Núcleos Territoriais de Educação. 

  13. Os convocados para o NTE 26, em Salvador, deverão comparecer na sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC), na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 121. Já os do interior, deverão comparecer às sedes dos NTE para os quais foram aprovados.

  14. Dentre os documentos necessários, que deverão ser entregues em original e cópia, estão: o diploma de conclusão do curso, relacionado à função temporária; RG, CPF e carteira de nascimento ou casamento; título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos eleitorais, ou, certidão de quitação eleitoral; e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O edital pode ser conferido no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br.