Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

POSSÍVEL CPI DO PLANSERV NA ASSEMBLEIA DEIXA LIDER DO GOV APAVORADO

Presidente Adolfo teme a banalização de CPIs
08/08/2023 às 12:47
   
 1. Em meio a enxurrada de CPIs na Assembleia o presidente Adolfo Menezes, recebeu  o próximo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos – sucessor do atual presidente, Ricardo Alban, que toma posse, em outubro, no Conselho Nacional da Indústria (CNI). Ele estava acompanhado do deputado Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo – Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços; do superintendente da FIEB, Vladson Menezes; e de dirigentes da Federação. 

 2. Entre os temas conversados, Passos propôs uma discussão ampla entre o poder público e a iniciativa privada sobre a infraestrutura logística na Bahia e melhoria da qualificação da educação pública no Estado.

 3. O presidente da ALBA, no entanto, está preocupado mesmo é com o número de pedidos de CPIs na Casa Legislativa sobretudo aquela que diz respeito a denúncias sobre possível sucateamento dos serviços prestados pelo Planserv, o plano de saúde dos servidores do estado - ativos e aposentados - alvo de reclamações e de audiência no Ministério Público a pedido da APLB Sindicato, com a procuradora Rita Tourinho.

 4. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da ALBA explicou que, pelo regimento, se tiver cinco CPIs em funcionamento, a sexta CPI somente poderá ser aberta se houver concordância da maioria dos deputados. Sobre a CPI da Via Bahia, que aguarda para ser instalada, o presidente Adolfo Menezes destacou que o entendimento é de que a ALBA não pode investigar sobre aquilo que ela não legisla e “por se tratar de uma concessão federal, nós não temos competência para abrir a CPI”.  

 5.O parlamentar também frisou que, como presidente, o seu papel é o de fazer acordos ouvindo os deputados e que, portanto, precisa que os mesmos tenham bom senso. “Não vamos deixar banalizar o instituto da CPI porque fazer CPI para não dar em nada também desmoraliza a Casa, e nós não vamos compactuar com isso”, disse.

 6. Já o lider do governo deputado Rosemberg Pinto (PT) fez discurso meramente politico, sem argumentos convincentes, com indiretas contra a CPI proposta pelo deputado Leandro de Jesus (PL).

 7. Para o petista, o objetivo da CPI é destruir o Planserv. Onde ele achou esse argumento ninguém sabe. “Precisamos entender que por detrás dessa tentativa de descredenciamento daquele que é o melhor plano de saúde dos servidores no Brasil há gente aí fazendo o serviço da iniciativa privada. 

  8. “Sei que o Planserv tem problemas, mas precisamos apresentar soluções para resolver essas questões, e não destruir o plano que é importante para o servidor público”, acrescentou o petista no discurso. Ele afirmou que a presidente do plano, Socorro Brito, estará na Assembleia na próxima terça-feira (15), no plenarinho, para falar sobre os serviços prestados aos baianos.

 9. O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) destaca que o objetivo da possível CPI É "buscar esclarecimentos sobre a prestação dos serviços do Planserv. Diz que tem recebido constantes reclamações dos beneficiários do plano de saúde, com denúncias que relatam descaso e sucateamento dos serviços prestados. "As reclamações por parte dos beneficiários vão desde a dificuldade de marcação de consultas e exames até a falta de atendimento de emergência, o que tem deixado os usuários em situação precária, de verdadeira insegurança sobre os serviços de saúde".

  10. “Vale ressaltar que o contrato público tem valor estimado de R$80.425.964,16 (oitenta milhões e quatrocentos e vinte e cinco mil e novecentos e sessenta e quatro reais e dezesseis centavos), quantia elevada que demonstra a importância da efetiva fiscalização desses recursos públicos. Dessa forma, há a necessidade de se investigar a prestação dos serviços do Planserv, bem como averiguar o processo de contratação da empresa Maida Haptech Soluções Inteligentes Ltda., em cumprimento aos princípios da moralidade, transparência e eficiência”, descreve o documento.
                                            *****
  11. Em solenidade que será realizada às 9h desta quarta-feira (9), no Farol da Barra, o governador Jerônimo Rodrigues vai entregar 78 viaturas para 12 Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da Polícia Militar da Bahia.

  12. Hoje, a Internet Society, uma organização global e beneficente que trabalha para manter a Internet aberta, conectada globalmente e segura, lançou o Índice de Resiliência da Internet (IRI), ferramenta inovadora que oferece insights sobre a resiliência da Internet em 170 países em todo o mundo. Uma conexão de Internet resiliente é aquela que mantém um nível aceitável de serviço diante de falhas e desafios à operação normal, sendo cada vez mais foco de atenção para formuladores de políticas e ativistas em todo o mundo, à medida que a infraestrutura da Internet se torna essencial para a economia e sociedade de uma nação.

  13. O IRI, hospedado na plataforma Pulse da Internet Society, rastreia a resiliência por meio de métricas-chave, incluindo infraestrutura, desempenho, segurança e prontidão do mercado. O IRI ajudará a informar políticas e o desenvolvimento de infraestrutura para melhorar a resiliência da Internet em localmente, regionalmente e globalmente.

  14. O Brasil obteve uma pontuação geral de 56% no IRI, ocupando o primeiro lugar na região da América do Sul, além de possuir uma pontuação de prontidão de mercado de 65%, a mais alta da América Latina.

  15. A sétima edição da Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho, evento realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, vai promover diversas atividades culturais em espaços espalhados pelo Centro Histórico de Salvador, de 9 a 13 de agosto. A novidade deste ano é a participação da Associação Bahiana no cenário das programações alternativas, a Flipelô+, nos dias 10 e 11 de agosto.

 16. A ABI fará a sua estreia no dia do aniversário de Jorge Amado, 10 de agosto. Entre as atividades da agenda da Associação na Flipelô+ estão lançamentos de livros de jornalistas, eventos alusivos a Ruy Barbosa, visitas guiadas pelos espaços da instituição, programações no Museu de Imprensa, saraus e muito mais!

 17. Com ênfase na geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social, a Junior Achievement Bahia (JA Bahia) está desenvolvendo, desde quarta-feira (02), a segunda edição do projeto Miniempresa na Comunidade. Desta vez, a entidade assistida é a Associação Três Marias, em Dias d’Ávila, que atua no protagonismo feminino, ofertando cursos de formação profissional e de geração de renda, como estética, design de sobrancelhas, manicure, cuidadora de idosos, entre outros. 

  18. Além das beneficiárias da instituição, Jovens do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participam, além de moradores do bairro Genaro e entorno. Ao todo, o projeto atenderá 50 pessoas. 

 19. De acordo com Tainã Neves, Gerente Executiva da JA Bahia, os beneficiários irão aprender a criar sua própria empresa a partir do zero por meio de mais de 50 horas de atividades presenciais. Serão apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas. “A equipe que forma a Miniempresa coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro”, destaca.  

  20. Lida é o nome da jovem craque da Colombia que desequilibra. Hoje, a seleção feminina de futebol venceu a Jamaica 1x0 e de certa forma (as cores da seleção colombiana são idênticas as do Brasil) honrou a América Latina.